sábado, 4 de julho de 2009

Só neste país é que se diz: "só neste país..."

Neste país temos um aldrabão como primeiro ministro.
Neste país temos um (agora) ex-ministro a fazer uns "cornitos" na Assembleia da República.
Neste país temos poucos apoios ao que é nosso e apostamos no que é de fora.
Neste país a justiça não actua.
Neste país temos o Caso Freeport, mas não temos ninguém punido com isso.
Neste país temos o Caso Apito Dourado, mas não temos os principais suspeitos punidos com isso.
Neste país temos 120 mil professores (em 140 mil possíveis) numa manifestação e o Governo não lhes liga.
Neste país os Ministros anunciam os portugueses como "mão-de-obra barata" para os estrangeiros.
Neste país temos um Primeiro Ministro que usa a Cimeira Ibero-Americana para publicitar Magalhães...

Só neste país é que temos uma música chamada "Só neste país". Gosto muito de Sérgio Godinho e das suas canções de intervenção. Contudo não consigo entender como é que alguém que tanto lutou há uns anos está, agora, calado. E, ainda por cima, tem uma música que diz que Só neste país é que se diz: "só neste país!"

Parece-me uma crítica aos que criticam o nosso país. Mas, por outro lado, isto vindo do Sérgio Godinho (cantor tão importante no 25 de Abril) parece-me uma interpretação um pouco contraditória com as suas atitudes.

Tenho esperança que o verdadeiro sentido da música seja outro. Tenho esperança que ela tenha sido feita pensando naquilo que temos criticado nos posts anteriores: a velha ideia de que, em Portugal, a vaca da vizinha é mais gorda que a minha.

Eu quero interpretá-la assim. E, como a música, tal como a arte, a partir do momento em que é exposta passa a pertencer ao público e não ao seu criador... Aqui vos deixo uma música que, para mim, simboliza a ideia de que, apesar de devermos criticar o que está mal, devemos também apoiar o que de bem se faz por este país:


1 comentário:

Asus disse...

Também prefiro acreditar na segunda hipótese. Mas sabes que mais? Pouco importa!

Como dizes, a partir do momento em que a música é feita cada um passa a ser o dono dela e interpreta-a como quiser...

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.