quarta-feira, 15 de julho de 2009

O sr. e a sra. LEDEB


Agora sim, é oficial: FÉRIAS! Ao longo deste mês foram-se passando coisas fantásticas. Coisas que davam post. Contudo, com os exames não tinha tempo para fazer os posts que queria. Prometo que agora me desforro.

Ora hoje venho criticar o LEDEB e mais algumas coisas que muito me espantaram neste mês. O LEDEB é aonde se dirigem os estudantes da minha faculdade quando tencionam fazer exames de melhoria. Num ano de faculdade, foi a única razão pela qual me dirigi ao LEDEB.

Expliquemos, então, o que um aluno tem de fazer para conseguir repetir um exame: inscreve-se na Internet até 3 dias úteis antes do exame, vai ao LEDEB pedir uma fotocópia, espera que os senhores do LEDEB assinem aquilo e vão tirar outra fotocópia, que por sua vez terá de ser levada à Secretaria Geral da universidade, que ainda é bem longe do sítio onde fica o LEDEB para eles assinarem a mesma e fazerem 2 cliques nos computadores de lá do sítio. É este fácil processo burocrático que temos de percorrer até estarmos aptos para o exame. Entretanto já perdemos um dia de estudo, sendo isso mais chato porque os exames são separados por 1/2 dias, durante a época de recurso.

Mas quanto a isto está tudo dito. Burocracias... o habitual! Vou agora contar-vos a minha história. Fui eu certo dia ao LEDEB porque precisava da dita folha para me inscrever num exame que seria na Quarta-Feira seguinte. Fui lá numa Sexta-Feira, último dia em que me poderia inscrever. Não pude ir lá antes porque andava a estudar para outros exames. Dirijo-me ao LEDEB logo de manhã, porque sabia que às Sextas apenas estava aberto até ao meio dia e meio.

Eis, então, quando vejo o aviso que estava na porta: "Avisa-se que o LEDEB estará encerrado durante as manhãs". Ainda assim, bati à porta e perguntei delicadamente como poderia fazer para me inscrever no exame. Porque eu ainda estava dentro do prazo legal e, segundo sei, a Sexta-Feira ainda é um dia útil. Mas para os senhores LEDEBes não. Os senhores LEDEBes são especiais. Foram mal educados e, quando eu expliquei a minha situação responderam (ou melhor, respondeu um idiota chapado que para lá estava e que usa o poderzinho reles que tem para ser arrogante e malcriado com os alunos):
"Não tenho nada para lhe dizer. Leia o aviso que está na porta."

Apeteceu-me mandá-lo ao sítio que nós sabemos. Como gajo respeitável que sou, preferi não descer ao nível do homenzinho LEDEB...

Fui-me embora e só consegui fazer exame porque uma simpática senhora do PAG me ajudou. Escusado será dizer que fiz o exame e, apesar de os meus colegas já saberem a nota deles há uma semana, eu ainda não sei a minha porque... estava mal inscrito!

Depois decidi ir tirar umas dúvidas com uma simpática professora. Estava a sair do gabinete dela quando a encontrei e interpelei-a, mais uma vez com toda a minha simpatia e boa educação: "Sra. Professora, eu tenho uma dúvida para o exame da próxima Quarta-Feira. Não poderiamos combinar um dia para a tirar?" Ao que ela me respondeu, como se fosse uma senhora LEDEB: "O atendimento aos alunos foi na semana passada, já não tiro mais dúvidas a ninguém." E foi-se embora. Fiquei, mais uma vez parado a pensar se seria eu ou o resto do mundo quem tinha perdido a noção das coisas.

É que, pelos vistos, aquela professora tinha marcado o antendimento a estudantes para duas semanas e meia antes do dia do exame. Entretanto, desde o dia do antendimento até ao dia do exame eu fiz apenas e só 5 exames. Estava-se mesmo a ver que já tinha a matéria daquela disciplina estudada duas semanas e meia antes do exame, sabendo que ainda tinha 5 exames para fazer antes deste exame.

Ela conseguiu o que queria. Provavelmente não teve de tirar dúvidas a nenhum aluno. E, escusado será dizer, que saiu no exame uma pergunta sobre a matéria na qual tinha dúvidas.

Por isso, queria agradecer aqui à Sra. Professora LEDEB e ao senhor LEDEB, que me permitiram errar uma pergunta num exame e não me inscrever correctamente no outro... Mas pelo menos deram-me material para mais um post;)

16 comentários:

Kikas disse...

Mau, concordo com o que criticas no que toca às burocracias, mas o truque é a antecipação. Enviei um mail à Sra. LEDEB (penso que será a mesma que referes) mal soube esse horário de atendimento feito a pensar nos alunos e ela disponibilizou-se para tirar as dúvidas que tivesse...por correio electrónico.
Quanto ao sr. LEDEB, tens que ir à página da COW ver os avisos para alunos, para evitar essas situações.
Ah e para fazeres melhoria não precisas de te inscreveres pela net, basta pedir a tal folha no LEDEB e ires à Secretaria Geral, o que é no mínimo ridículo, já para não falar no horário da Secretaria, que é feito a pensar nas centenas de alunos que pretendem fazer melhorias.

Mas enfim, se não fosse isso por exemplo, não terías apanhado o Argolinhas com o carro "tocado" e com o tal pack de garrafas de água. ;)

Mau-r-à-dona disse...

Kikas, eu sei que isso tudo que disseste é verdade. Mas não deixa de estar mal. Como é que é possível que um sítio que só é mesmo importante para os estudante feche um dia inteiro durante a fase de exames? E isso da sra Ledeb é tudo muito bonito. Mas não invalida a arrogância com que respondeu.

É óbvio que há sempre volta a dar às situações, mas não deixa de estar mal feito.

Se há coisa que me deixa fora de mim são pessoas mal criadas e arrogantes. Acho que nesse dia apanhei a selecção nacional da categoria...

Kikas disse...

Também não te sei responder a essa questão. Mas o ridículo é que só nestas alturas é que eles devem ter "clientela" e é exactamente quando estão fechados metade dos dias.

Eu pessoalmente acho que se deveria fazer um baixo-assinado para entregar na Reitoria para se alterar esse processo burocrático das melhorias.

Aliás, acho que até sou capaz de enviar um mail à Associção Académica nesse sentido.

Anónimo disse...

O meu prof de fisica geral no primeiro semestre suplicou para que aparecessem no gabinete dele para tirarem duvidas e até nos deu o numero de telemovel dele para ligarmos quando quisermos.. Professor de analise requisitava salas do departamento para dar explicaçoes fora de horas a toda a gente que quisesse. Até pedia para que levassemos amigos.

hummm... Física rules

Anónimo disse...

ah! e não me lembro de ter precisado de me inscrever em exame algum este semestre.. só para que conste ...

como somos imensos ( ironia ) nunca há margem para confusões

s1ash disse...

Eu só preciso de um clique de rato para me inscrever para as melhorias.

É absurdo tanta coisa só para ir fazer de novo um exame. Acho que é mesmo só nessa faculdade que isso acontece...

Mas pronto, tem que ser ;D

Kikas disse...

Mas sabes que o nosso curso é muito requisitado... E então não dá para esse tipo de coisas.

Mas essa de levar amigos para explicações colectivas... Há professores em que apesar de 2 pessoas poderem ter dúvidas muito semelhantes, só vai uma pessoa de cada vez tirar as ditas dúvidas ao gabinete! Aqui é outro requinte, o que é que julgas?

Ah mas o melhor são os horários de atendimento para tirar dúvidas para determinado exame EXACTAMENTE à mesma hora que estamos a ter outro exame. Ainda pagamos nós propina máxima...

Kikas disse...

Não slash, acho que é mesmo em todas, excepto no Polo II.

JoaoMouRinho disse...

A sorte é que eu nunca faço melhorias, vai logo assim :)

Aprendam com o Moutinho, aquilo e um cheirinho de bola, jasuuuusss :D

JoaoMouRinho disse...

Se ele for para madrid, tenho que me demitir da funçao de bloguista!

Mau-r-à-dona disse...

Mas quem raio és tu, slash?xD

Anónimo disse...

Eu não preciso inscrever mas cheguei a inscrever-me no primeiro semestre num ou outro e era tudo no PC. Sem muitas complicações

Kikas disse...

O slash é uma personagem que anda no Pólo II e que até já teve problemas na inscrição para os exames; quando chegou ao dia de fazer o exame deparou-se que não estava inscrito e que ninguém se dera ao trabalho de ler os seus mails.

Conclusão: o "clique de rato" é tão eficaz que tem que ir à época de recurso, depois de se preparar com afinco para a época normal em vão.

Portanto é tudo a mesma coisa nesta Universidade: ineficiência e ineficácia até ao ponto mais alto da Cabra. Só o que se passa no curso do Ranhoca é que continuo a achar estranho.

Anónimo disse...

A minha situação é mais por causa do numero de alunos ser reduzido. Mas ainda assim aconselham-nos a inscrever no exame. Se bem que sabemos que se não nos inscrevermos é raro causar confusão.

Miguel Gomes disse...

Não deveria ser BEDEL (LEDEB ao contráio) ou é preciso manter o anonimato de secretarias no blog xD

s1ash disse...

Eu tentei inscrever-me mas o bom do site dizia que as inscriçoes ainda n estavam abertas... É que nem foi por me ter esquecido, o que é absurdo. E essa é a unica cadeira em que me tenho de inscrever e que por acaso é a unica que tem a haver com o meu departamento pois as outras estao relacionadas com o pollo 1, por isso kikas', é só mesmo na tua faculdade manhosa onde isso acontece =P

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.