quarta-feira, 8 de julho de 2009

Física não acaba aqui...


Há muito tempo que não escrevia no Blog e peço imensas desculpas por isso. A curto prazo irei tentar contrariar esta situação.

Mais uma vez me vejo na responsabilidade de tentar justificar este título aparentemente ridículo. Sim, é só aparentemente ridículo! E eu vou prová-lo.

Não sei se sabem, (se não o sabem passarão a saber) mas eu sou apaixonado por Física. Não, não sou doido! Não vejo a Física como muitos a vêem se calhar: meros cálculos matemáticos chatos com imensas fórmulas para decorar, com demonstrações morosas com inúmeros hieróglifos que teimam em não se deixarem ser decifrados.

Física é mais que isso. Perceber de Física é perceber o Mundo em geral!
Compreender o Mundo é compreender a causalidade de tudo. Reparem que grandes Físicos como Einstein, Carl Sagan ou Newton foram também grandes pensadores da condição Humana, pois na realidade uma coisa leva a outra.

Eu amo Física, confesso. E no decorrer da minha vida dei-me conta que por vezes compreender o Mundo é Ciência e estudar Ciência é redescobrir o Mundo. É curioso como tantas realidades de leis Físicas podem ser equiparadas a ideias tão subjectivas como Poder, Sociedade e Amor!

Não, não virei de repente maluco por ter seguido Física. Aliás, não é minha intenção dar razão àqueles que dizem que os Físicos são malucos. Quero provar que quem ama Física não é mais que alguém que ama o Mundo e que as suas ideias, tomadas por vezes como lunáticas não passam de meros Sonhos. Sonhar é bom. Sonhar é criar, e é isso que a Física nos permite. O Mundo, leva ao Sonho e tem sido isto que ao longo dos tempos tem permitido criar conhecimento.

Já Fernando Pessoa dizia “Deus quer, homem sonha e a obra nasce”, e acreditem que dificilmente alguém compreendeu o mundo da forma que ele compreendeu.

Provavelmente, e com toda a legitimidade, perguntam-se vocês de que raio é que eu me refiro quando equiparo Física ao Poder, Amor e Sociedade.

Vou tentar ser breve e coerente o suficiente relativamente às duas primeiras.
Poder… No Mundo actual temos os senhores do Poder. Vejamos em termos de Nações. Vou dizer-vos então que na minha opinião temos dois tipos de Poder em termos de Nações: o seu “tamanho” – podem tomar o tamanho como a fracção da sua população sobre a população mundial – e a sua capacidade bélica/tecnológica.
Portugal é um país com pouco poder pois somos um país pequeno e em termos de poder militar não metemos medo aos grandes países. No entanto temos países Poderosos como, vou dar dois exemplos, o Japão e a China.

A China poderosa porque detém um exército de milhões e milhões, ou seja, tem grandes dimensões. Do outro lado temos o Japão que apesar de pequeno detém armamento sofisticado o suficiente para que sem movimento de tropas consiga destruir a longo alcance o seu rival.

Na Física isto também acontece. Não é realidade que, se considerarmos dois planetas semelhantes, os planetas Maiores exercem mais força sobre Menores? É! E se considerarmos duas cargas pontuais de tamanho semelhante. O Poder depende da Carga em si.

Também podíamos pegar em Cristiano Ronaldo e Messi e muitos outros casos reais. A verdade é que no Mundo funciona tudo assim.

O Amor! No amor dizemos que os opostos atraem-se por brincadeira. Mas a verdade é que em física isso é uma realidade. Dizemos que o amor se vai perdendo ao longo do tempo mas que dependendo da força desse amor este dura mais ou menos tempo, podendo mesmo durar até ao fim das nossas vidas. Não queria entrar aqui em matérias de radioactividade, mas o importante é que saibam que há analogias perfeitas entre o Amor e factos físicos.

E na Sociedade?? Fiquem sabendo que se pensassem como físicos iam compreender mais facilmente como a nossa sociedade funciona actualmente.

É aqui que se justifica o título. Física de facto não é só isto, é muito mais! Poderia dar mais mil e um exemplos mas não seria capaz de falar de tudo o que a física comporta. No entanto fica a promessa de que haverá um próximo Post a tratar o tema Sociedade pois não foi por acaso que deixei o tema em suspenso.
Boas Férias Selvagens…

11 comentários:

Maldini disse...

Meu amigo Ranhoca... Não tendo segundas intenções na minha proposta, gostaria de te convidar a passar dois mesinhos num centro de alto rendimento para físicos. Este centro encontra-se nos arredores de Coimbra, e alberga físicos de todo o Mundo. Dá pelo nome de Sobral Cid, claro...

De resto, muito boa comparação. Do pouco que sei de física não podia concordar mais contigo. Realmente a analogia que fizeste está muito bem feita e pensada.

Claro que devem haver excepções à regra de por exemplo os opostos se atraírem em física, mas a ideia ficou muito bem expressa, e acho que te enganaste no curso. Deverias ser discípulo do Mau-r-à-dona sénior...

A mi me ha gustado mucho el post...

Anónimo disse...

E logo eu que tenho tanta facilidade em marcar lá uma consulta :P

Kikas disse...

Sim senhor, por acaso nunca me tinha debruçado sobre essas relações da Física com assuntos considerados sociais. ;)

...Vê-se logo que é meu avô:PpP

Anónimo disse...

Pior post de sempre, continua muito tempo sem escrever sff

Ranhoca disse...

Tens muito que aprender aqui com o cota! :P

Mau disse...

Só queria aqui deixar um texto com algo que seria o meu sonho:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1074484&div_id=4058


E eu gostei do post;)

Kikas disse...

Acho que ainda podes sonhar uns bons anitos, mas olha que era um sonho teu e de 3/4 dos alunos que têm Contabilidade.
Será que a Física pode ajudar a acelerar esse processo anti-contabilidade?? *)

Miguel Gomes disse...

Gostei do teu post, principalmente das analogias mt bem feitas do amor com a atracção de partículas electrostásticas de sinal oposto e lei do decaimento radioactivo.

Será que a Física também me pode ajudar estudar para os exames? Existirem alguma vez forças atractivas entre os meus olhos e o atlas de anatomia?

Anónimo disse...

Com toda a certeza a Física encontrará solução para o teu problema, mas tendo em conta o problema em questão penso que será num futuro bem distante!! xD

JoaoMouRinho disse...

Bom post :)

Titi disse...

o pipi escreve q se farta =P

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.