terça-feira, 11 de agosto de 2009

Menina da Ria e Caetano Veloso [SdS 1]


Queria começar esta rubrica com algo relacionado com Portugal.

Sim, eu sei que Caetano Veloso é brasileiro. Mas o que me leva a inaugurar esta rubrica com este vídeo de um cantor brasileiro dizendo que isto está relacionado com Portugal?

Comecemos por uma das músicas mais pedidas nos concertos de Caetano [da qual eu até nem sou grande adepto]: o Menino do Rio.



Eu sei, isto não tem nada a ver com Portugal. Mas agora é que começa a parte interessante:
23 de Julho de 2008 - fui a Aveiro ver um concerto de Caetano Veloso. A meio do concerto, antes ou depois de cantar o Menino do Rio, Caetano desabafa: "Como eu gosto desta cidade... Gosto muito até porque tem uma palavra tão bonita... Ria! A ria de Aveiro! Tão bonita que merece uma música. Em vez de ser o Menino do Rio será... a Menina da Ria..."

O público gostou, riu e aplaudiu. Daquelas coisas simpáticas que os cantores dizem... E ninguém ligou muito à promessa de Caetano. Ninguém... excepto o próprio Caetano!

Foi com grande felicidade que descobri que um génio como Caetano tinha, um ano depois, feito uma música sobre uma cidade portuguesa vizinha da minha. Que eu tinha visto o nascer de uma ideia na cabeça deste génio da música a quem grande parte dos portugueses não dá o devido valor.

Assim vos deixo com Caetano Veloso cantando Menina da Ria [ainda não arranjei a música completa, daí o seu começo um pouco abrupto. O CD ainda não foi lançado em Portugal e como eu não gosto de pirataria, por enquanto temos de nos contentar com isto]:


10 comentários:

Asus disse...

Adoro Caetano. É um mistério para mim que não seja (ainda) mais reconhecido...

Maldini disse...

Não gosto de música brasileira.
O Caetano pode ter 24 costelas portuguesas, mas não consigo ouvir brasileiros a cantar. Só o "Gabriel o pensador", mas esse não canta, fala.

Mau disse...

Também não gosto dos músicos brasileiros que hoje se ouvem... gosto dos mais antigos, como Caetano e Chico, principalmente.

Mas lá está, é impossível agradar a gregos e troianos... Quem quer fazer o próximo post da série?;)

B disse...

Gabriel o pensador deu grande concerto há bem pouco tempo por estas bandas =)

Parece-me uma boa forma de inaugurar a tão aguardada rubrica =P confesso que não sou uma fã incondicional mas não deixo de gostar de algumas das suas musicas. E diga-se de passagem é um excelente compositor ...

Mau-r-à-dona disse...

bom 5 para a meia noite, hoje. (pelo menos a 1ª parte)

Mau-r-à-dona disse...

Excelente compositor? Também acho...

Dizes isso porque gostas muito do Sozinho("às vezes no silencio da noite...")?

B disse...

epaaaaa ... eu n sou uma conhecedora assim tão fervorosa de Caetano Veloso masss ... essa musica (genial é certo) é da autoria dele? é que eu axo q n --' (se for peço desculpa mas tinha mesmo ideia que não =X)

falo de Caetano Veloso enquanto compositor de "Você é Linda" ou "Leãozinho" ... que de uma forma simples conseguem exprimir bem mais do que aparentam ... (opiniões...)

Mau disse...

Sim, tens razão... Só perguntei porque muitas pessoas me dizem que o Sozinho é a música preferida deles deste cantor... só não sabem que não foi ele quem a compôs!

Mas a versão mais conhecida (e melhor, quanto a mim) é do caetano, sim ;)

Kikas disse...

Uma rúbrica musical "alheia" ao que passa na rádio e ao que por vezes já enjoa de tão repetitivo quanto a artistas, músicas, estilos, havendo sempre excepções claro (isto são as rádios mais generalistas, digamos assim). Assim, sim:)

B disse...

Mas olha que por momentos deixaste-me meio confusa =P


Fui procurar agora ... a composição é de Peninha =) (e lá me deste um pretexto pra ouvir a musica mais uma dúzia de vezes =P)

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.