terça-feira, 9 de junho de 2009

SMTUC (Parte II) e a sociedade portuguesa


Antes de mais, queria aconselhar os menos atentos a lerem o post que já aqui foi publicado sobre este assunto. Devem fazê-lo antes mesmo de lerem este post e poderão encontrá-lo aqui.

Tal como tinha prometido vou continuar a contar-vos as minhas aventuras com os autocarros para as terras à volta de Coimbra:

Sou frequentador assíduo do autocarro 32 para Vila Pouca do Campo. Podia apanhar outros autocarros, mas o nome da terra de destino fascina-me particularmente. Para além disso, o facto de ter oportunidade de conviver com jovens de 100 anos a agarrarem-se a mim seduz-me, naturalmente...

Ora então, estava eu na Praça da República sem guarda-chuva e debaixo de uma chuva torrencial quando decidi apanhar um autocarro para a Portagem, para então apanhar o meu querido 32. Vi um autocarro e entrei, piquei a senha e sentei-me. Tudo normal. O problema foi quando reparei que o autocarro não estava a seguir a rota prevista. Tinha-me enganado no autocarro e acabei por sair junto à Porta Férrea.

Não sabia a que horas partia o 32, por isso decidi ir pela rua da famosa "Tasca do Pintos" e correr até chegar à Beira Rio. Quando cheguei à paragem, estafado, encharcado e ofegante, olho para o relógio, olho para o horário, volto a olhar para o relógio... "F0&amp!!!!", pensei para comigo...

Eram 18h 31 min. Escusado será dizer que o autocarro partira às 18h 30 min. E vocês chegam facilmente à conclusão de que o autocarro seguinte para Vila Pouca do Campo passava às... 19h 25 mins!!!

Esperei 54 minutos pelo autocarro seguinte. À chuva. E como sou a pessoa mais nova no autocarro, depois de quase uma hora de pé e a tentar abrigar-me da chuva, cedi o meu lugar sentado aos meus jovens companheiros de viagem.

Fui de pé a viagem toda. "Meia hora assim..." pensava para comigo... Mas enganava-me redondamente. Na segunda paragem o autocarro ficou imobilizado. O motorista ligou aos Serviços de Apoio, mas continuou a tentar fazer o bicho andar... Depois de 5 minutos a ligar e desligar o autocarro lá conseguiu metê-lo a andar até à paragem seguinte... 500 metros mais à frente! Não preciso de dizer que isto aconteceu nas restantes 24 paragens, por entre chamadas telefónicas do motorista a dizer "Eu vou tentar chegar a Vila Pouca, mas duvido que isto aguente..."

A viagem já estava a ser entretida e tenho mais umas histórias para vos contar sobre os SMTUC, que ficarão para outro post. Agora quero falar-vos do ponto alto da minha viagem, que foi atingido quando comecei a ouvir a conversa de 2 companheiras de viagem (os nomes são ficcionados):
"
Ti Pereira- Ai eu cá nã gosto nada dos noticiários... - [Foi esta frase que me chamou a atenção, porque há dias em que os noticiários dão notícias absolutamente ridículas... crimes que não mereciam cobertura jornalística ou até apresentações de novelas. Pensei para mim mesmo "Ena, gente culta de Vila Pouca... Estou espantado!"] - ... já repararam que agora são só daquelas notícias que nã interessam a ningué? Só política, só política... - ["Logo vi que era bom demais..."]

Ti Cacilda - É berdade, ti-Pereira! Eu q'até gostava de bêri aquilo ao jantari porque tinha os mortos e anunciava as novas telenovela agora já nã bêjo nada... - ["Um tiro, por favor! Dêem-me um tiro!"]

Ti Pereira - Pois é, ti-Cacilda! Mas veja lá que eu ontem até fui votar...

Ti Cacilda - També eu, Comadre!

Ti Pereira - Mas eu só lá fui porque queria ver quantos partidos eram... só queria mesmo contar em quantos diferentes é que podíamos votar... olhe que são 13! Mas depois, já que lá estava votei naquele do Sócrates. Gosto muito de o ouvir falar! E você, ti Cacilda?

Ti Cacilda - Êue butei naqueles da mão fechada. Era o desenho mais bonito que lá taba!"

Faltavam ainda uns bons 3 quilómetros para minha casa, mas ao ouvir isto saí do autocarro e fui a pé e à chuva o resto da viagem. Uma pessoa não tem de aturar isto, pois não?

Outro dia perguntavam-me quem é que metia o PS no poder. É esta a principal resposta. Engraçado como uma simples viagem de autocarro pode simbolizar um país, não é?

As pessoas votam porque votam... Votam porque o PS "tem o desenho mais bonito", "porque sempre foram do PS". E quem os pode censurar? Assim como assim eu também "sempre fui do Benfica..."

15 comentários:

Anónimo disse...

adorei.. tirando a constante critica às gentes da metrópole [irritadíssimo]

eu também já passei por momentos hilariantes enquanto era frequentador compulsivo dos transportes urbanos de coimbra!!

chegava ao ponto de andar de autocarro simplesmente por me dar extremo gozo e também por não ter mais nada para fazer. Se bem que não era por isso que deixava de ser um bom motivo. E a razão está a vista xD

Anónimo disse...

adorei.. tirando a constante critica às gentes da metrópole [irritadíssimo]

eu também já passei por momentos hilariantes enquanto era frequentador compulsivo dos transportes urbanos de coimbra!!

chegava ao ponto de andar de autocarro simplesmente por me dar extremo gozo e também por não ter mais nada para fazer. Se bem que não era por isso que deixava de ser um bom motivo. E a razão está a vista xD

Mau-r-à-dona disse...

Ahah é verdade, Ranhoca! Eu tenho material para fazer uma série inteira sobre os SMTUC... e já tenho ideias para o próximo ;)

JB disse...

Sim, são raras as viagens de autocarro que faço em que não tenho o "prazer" de ouvir conversas deste género... Além de serem por vezes engraçadas, é interessante ver como elas, de uma certa forma, ilustram a situação de um país...

Mau-r-à-dona disse...

Obviamente que eu, se fosse o PSD elegia o Ricardo Araújo Pereira como secretário geral do partido, para que as pessoas gostassem de o ouvir cantar e em vez daquele desenho feio que têm no boletim de voto punha, por exemplo, um Sol a sorrir. Provavelmente ganharia uma boa percentagem de votos...

Mau-r-à-dona disse...

Mas, vendo bem o boletim de voto que ilustra o post... Eu até nem desgosto do bonequinho do BE. Acho que já sei em quem voto nas próximas eleições...

Mau-r-à-dona disse...

Para além de que o Louçã tem uma voz melodiosa... dá gosto ouvi-lo falar! Ando com os discursos dele no MP3 ;)

JoaoMouRinho disse...

Fartei-me de rir com este post! Esta brutaal :) Es de mais, Mau! Ja agora viste a minha mensagem? Eu gosto particularmente quando tu nao me respondes as mensagens, por isso e que comprei um telemovel, para ser desprezado pelo Mau!

BLOCO DE ESQUERDAA!!

JoaoMouRinho disse...

E ja agora, o meu sonho era passar uma tarde de verao a passear nestes autenticos autocarros com o Sr ranhoca! Certamente que seria uma tarde bem passada ahah xD

Anónimo disse...

Moutinho já no engate. Afinfa-lhe Ranhoca.

DiogoDigas disse...

Isto é mesmo verdade? x) e é por isso que pinocrates está no governo.

Mau-r-à-dona disse...

Verdadinha, Digas... é triste não é?xD

Kikas disse...

Também já estou como o Digas, é que é do mais ridículo ir votar por causa do desenho do partido, já pa não falar na questão dos noticiários, que são quais? Para anunciarem telenovelas, só poderiam ser os da TVI, portanto gente culta, sem dúvida.

Agora é que estou a pensar que se calhar em 73, quando o PS foi fundado, inventaram o símbolo com base numa estratégia qualquer de Marketing, e então escolheram um desenho tão apelativo que por si só atrai as pessoas e leva-as a votar. Foi definitivamente o PS que instaurou o Marketing em Portugal.

Pedro Santos disse...

Por favor diz-me que a historia foi inventada =O.....e por isso que este país tá como tá.....é que o logotipo do PSD é muito mais bonito xD

Maldini disse...

Vou criar um partido com o símbolo do benfica!

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.