sábado, 13 de junho de 2009

Que Estrela tão Amadora...


Serei só eu a ver no Estrela da Amadora uma possibilidade fantástica?

Facto 1: o Estrela não tem dinheiro para mandar cantar um cego.

Facto 2: o Estrela, neste momento, tem apenas 5 jogadores no plantel. Todos os outros rescindiram por justa causa.

Facto 3: se o Estrela não arranja rapidamente garantias financeiras vai descer de divisão e, provavelmente, acabar.

Então, visto que é um caso desesperado, porque é que o Estrela não tenta fazer um acordo com os 3 grandes (sim, porque se fosse apenas com um deles isso levantaria graves problemas éticos - o Estrela ficaria sempre em dívida para com esse clube) no qual o acordo seria algo como:
  • os 3 grandes encarregam-se de pagar o X necessário para que o Estrela se possa inscrever na primeira liga (dividido pelos 3 não seria muito, certamente).
  • em contrapartida o Estrela receberia, por empréstimo, os jogadores que eram juniores ou que não têm espaço no plantel principal dos "grandes". Obviamente que teriam de ser os próprios clubes a pagar os salários aos jogadores. Mas conseguiam, assim, que eles "rodassem numa equipa de primeira liga.
Podem levantar o problema: mas o Estrela, assim, que futuro tem? Os melhores jogadores que estiverem emprestados ao clube acabam por sair para clubes maiores e no ano seguinte voltaríamos à estaca zero...

Também já pensei nisso. Mas pus-me do lado de um dirigente do Estrela da Amadora: "Se não fizer nada o clube desce e, provavelmente, acaba. Se aceitar esta possibilidade passamos um ano sem gastar um cêntimo em salários (só, eventualmente, em juniores do clube) e isso permite-nos poupar e amealhar o dinheiro dos sócios e das entradas no estádio.

Para além disso o facto de ter jogadores dos 3 grandes a jogar iria fazer com que o clube aumentasse o número de simpatizantes o que poderia permitir uma maior receita televisiva. Muita gente gosta de ver os jogos dos juniores e dos jogadores emprestados pelos seus clubes, na expectativa de que eles possam dar o salto.

Depois, a nível desportivo há várias possibilidades:
  1. Descemos de divisão. Voltámos à estaca zero, mas pelo menos poupámos um ano de salários e amealhámos algum dinheiro. E sempre conseguimos aguentar-nos mais um ano.
  2. Conseguimos a manutenção. Óptimo! Se tivermos conseguido independência financeira isso permitir-nos-á preparar a nova época como antigamente. Caso contrário seguiremos o mesmo caminho.
  3. A coisa correu de maneira fantástica e isso permitiu-nos chegar às competições europeias (ou fazer uma boa prestação na Taça da Liga ou na Taça de Portugal). Com o dinheiro que amealhámos podemos agora encarar o futuro de uma forma mais optimista!"
Quanto aos 3 grandes, penso que teriam vantagens consideráveis nesta opção. E até para o futuro da Selecção Nacional seria bom ter o seu núcleo duro (em camadas jovens, claro) a disputar a Liga Sagres e quase todos na mesma equipa.

Serei só eu a pensar nisto? Penso que seria algo inédito e arriscado. Mas as opções do Estrela começam a escassear...

15 comentários:

Maldini disse...

Repito o que disse ao nosso leitor Florentino Perez e generalizo a todos os senhores da guerra do futebol:

Se fizerem o que se propõe no VPS não precisam de gastar 300 milhões em contratações para solucionarem os vossos problemas. Quer sejam eles não ganhar a Liga dos Campeões há 3 anos ou encontrar uma solução para se manterem nos quadros da principal liga portuguesa.

Agora também está a polémica lançada na Académica... Vamos lá a encontrar uma solução para a direcção da Briosa voltar a estar unida!

Maldini disse...

Ah! E ideia genial, claro... Já pensei nesse tipo de abordagem para a Briosa 94 milhões de vezes! Mas enfim... Ou somos nós que somos burros, ou então somos governados por ceguinhos em todas as frentes...

JoaoMouRinho disse...

Assim o estrela de amadora deixa de ter identidade. O que dá identidade aos clubes são os jogadores que la fizeram carreira(ou parte dela).

Por acaso o estrela nao é exemplo disso, mas, mesmo assim, ainda se pode destacar um rui borges, Lazaro ou rui neves!
E claro que os planteis das equipas mais pequenas estao sempre a mudar, mas ha sempre aqueles pontos de refencia, jogador-chave numa determinada equipa.

Porque nao antes desviar jogadores de uma segunda liga, ou mesmo de uma 2ºB?
Tenho a certeza que ha muita boa gente a jogar nesse tipo de campeonatos que merece muito mais.

Porque nao um argolinhas, um mau? Porque nao?

JoaoMouRinho disse...

E por que nao um segundo joao moutinho? :)

DiogoDigas disse...

Isso era uma excelente solução mas não acredito que seja viável devido a vária burocracias, se não já alguns clubes o teriam feito, visto ser algo simples e sem custos aparentes. Além disso nao tou a ver os 3 grandes a darem o dinheiro ao estrela para se puder inscrever na liga e apenas terem como contrapartida o facto de o estrela receber, por empréstimo, os seus jogadores, já que os 3 grandes têm vários clubes satélites a quem podem emprestar os jogadores e se calhar nao tinham que pagar o salário todo.

Kikas disse...

Realmente pode parecer uma boa ideia do ponto de vista solidário e numa perspectiva de responsabilidade não direi social, mas desportiva, num colectivo. Acontece que, os 3 grandes não teriam grande vantagem com isso. Teriam que sustentar o seu clube e mais um terço de um outro clube.

E depois quem mandava? Até que ponto fazia sentido haver um dirigente dependente de decisões de 3 dirigentes? Ah e estes 3, ou
4, ditos dirigentes estão todos a concorrer entre si.

E depois a nível jurídico isso ia dar bronca, certamente, porque há sempre quem tente dar a volta por cima do que está no contrato. Já para não falar que teria que haver concenso entre os 3 grandes, e não estou a ver o Pinto da Costa e o presidente do Benfica frente a frente em prol de outro clube.

Mas se quiserem levar isso à frente, o Estrela sempre pode pôr à disposição acções que qualquer um pode comprar e que lhe permitam ter uma participação não só financeira mas também decisória quanto ao destino do clube.

Kikas disse...

Nesse caso, podiam-se aliciar os 3 grandes com algumas propostas que lhes pudesse interessar, mas aí estariam envolvidas outras questões como o facto de ter que haver hipoteca do património do clube, possivelmente, ou algo do género, tendo em conta a sua situação.

Mau-r-à-dona disse...

Kikas,
"Realmente pode parecer uma boa ideia do ponto de vista solidário e numa perspectiva de responsabilidade não direi social, mas desportiva, num colectivo. Acontece que, os 3 grandes não teriam grande vantagem com isso. Teriam que sustentar o seu clube e mais um terço de um outro clube."

Os 3 grandes teriam a ENORME vantagem de ter jogadores a jogar na 1ª divisão nacional, o que não acontece actualmente.

Mau-r-à-dona disse...

Moutinho,
"Assim o estrela de amadora deixa de ter identidade. O que dá identidade aos clubes são os jogadores que la fizeram carreira(ou parte dela)."

Em primeiro lugar isso não é verdade. Os clubes vivem de títulos e de marcas históricas. O Suazo e o Reyes estiveram cá um ano emprestados e se o Benfica tivesse sido campeão aposto contigo que ninguém se importava que fossem 100% do Benfica ou não.

Em segundo lugar isto seria uma solução provisória devido à situação difícil do Estrela. Nunca a defenderia, como o Maldini, para uma Académica ou outro clube. A questão é que a alternativa é o clube acabar...

Mau-r-à-dona disse...

Digas,
"Isso era uma excelente solução mas não acredito que seja viável devido a vária burocracias, se não já alguns clubes o teriam feito, visto ser algo simples e sem custos aparentes."

Então mas desde quando é que os clubes não emprestam jogadores a outros? Houve um ano em que a Académica aí teve montes de emprestados de que agora não me recordo bem, mas como por exemplo Cacá (do Salamanca, penso), Paulo Sérgio (do Sporting), Kenny Cooper (do Man. Utd)...

Não sei se haverá limites de jogadores emprestados, mas em último caso vendiam-nos e colocavam uma clausula de retorno que poderia ou não ser accionada...

Mau-r-à-dona disse...

Ah, e quanto à Kikas, novamente...

"E depois quem mandava? Até que ponto fazia sentido haver um dirigente dependente de decisões de 3 dirigentes? Ah e estes 3, ou
4, ditos dirigentes estão todos a concorrer entre si. "

Isso não se coloca. O Estrela continuava a ser uma equipa independente, limitava-se a receber mais jogadores emprestados do que os outros clubes recebem.

Mas o treinador e os dirigentes eram escolhidos pelo Estrela.

A única questão seria o que dizes, dos 3 grandes cooperarem. Mas penso que nem isso se colocava. Eu explico:
Se dois dos grandes emprestassem jogadores ao Estrela, o que não o fizesse estaria a perder terreno em relação aos outros. Porque quer se queira quer não seria uma oportunidade única ter jogadores jovens a jogar logo numa primeira divisão nacional...

DiogoDigas disse...

Eu nunca disse q os clubes nao emprestavam jogadores uns aos outros. O que eu disse foi, que nessa situação, nao estou a ver os 3 grandes a darem dinheiro ao estrela so para se inscrever na liga com essa única contrapartida. Mas quem sabe isso nao será possivel. O que eu recomendo, se estas tão interessado, é ires ao site do estrela, caso eles tenham, e tentares arranjar algum contacto para comunicares a tua opiniao, caso eles queiram ouvir, e assim passavas das palavras aos actos.

Mau-r-à-dona disse...

LOOOL Não sou do Estrela nem tenho nada que fazer isso... Escrevi neste blog porque achei que seria uma boa ideia, nada mais, digas ;D

argolinhas disse...

o problema maior e que os juniores ods 3 grandes juntos nao teriam qualidade para discutir 1 unico jogo do campeonato...

Maldini disse...

Tinham tinham... O jogo no estádio da luz ia ser renhido. Nos outros levavam malhas, mas nesse ganhavam.

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.