quinta-feira, 18 de junho de 2009

Com os olhos que ninguem quer ver



Estou a ler um livro que me anda a apaixonar. É um livro de Nuno Lobo Antunes, intitulado de “Sinto muito”. O livro está divido em pequenas histórias, que em nada estão relacionadas e aborda a vida de Nuno Lobo Antunes como médico em Nova York. Numa delas trata a relação médico-doente e diz: “Doutor: É de olhares. É de olhares que eu preciso. Tudo o que o médico diz sem olhar é bula de medicamento. Papel fininho, dividido em oito partes, como instruções de montagem. Não…é de olhares que eu preciso. De um certo olhar. Preciso Doutor, que o azul dos seus olhos me faça companhia, que a cor, que é do céu e do mar me traga a paz…”.
Para mim, o carinho do Médico é quase tudo para a recuperação do seu doente. O médico até nem pode saber da doença que se trata, nem do modo como a abordar, mas o facto de se preocupar, pesquisar, e acarinhar a pessoa que o rodeia, faz de si o médico perfeito que todos nós idealizamos!

Em Portugal, tem-se o hábito de se criticar tudo e mais alguma coisa, e como a área da saúde não foge à regra, também se critica a classe médica. Por muitos erros que um médico possa cometer, só quero que fique bem claro que é das classes mais injustiçadas deste mundo! Porque quando um médico não consegue fazer tudo pela vida de uma pessoa, acreditem que esse mesmo médico já salvou imensas vidas!
E o estado até pode falhar num ou noutro aspecto acerca da saúde, mas reparem que Portugal é um dos poucos países DO MUNDO com saúde gratuita. Nos Estados unidos morrem cerca de 25.000 pessoas por ano porque não têm posses para pagar os seus seguros de Saúde. Pensem nisso, a Crise não é tudo. Nós somos um grande país e acho que falta um pouco de patriotismo a este grande povo!

36 comentários:

Anónimo disse...

Gratuita salvo seja... um gajo não desconta assim tão pouco... E há médicos que são autênticos cavalos...

Anónimo disse...

Gratuita salvo seja... um gajo não desconta assim tão pouco... E há médicos que são autênticos cavalos...

Anónimo disse...

Gratuita salvo seja... um gajo não desconta assim tão pouco... E há médicos que são autênticos cavalos...

argolinhas disse...

3 vezes...

JoaoMouRinho disse...

Cavalos nao sei, mas há com cada cavalonaa! :)

Mau-r-à-dona disse...

Fogo... já viste se os comments pagassem imposto, anónimo? :)

Anónimo disse...

Muito longe de ser gratuita - se ainda não trabalhas vai ver quanto descontam os teus pais por mês (para além de que já pagas taxas moderadoras). E ainda mais longe de ser justa - num hospital não somos todos iguais...
Por fim, apesar de existirem (alguns há-de haver...) poucos serão os médicos que merecem essa tua admiração, infelizmente:(
Sorte de quem não de viver esta realidade na pele.

Anónimo disse...

Sorte de quem não tiver de viver esta realidade na pele (caiu o tiver no comentário anterior)

Kikas disse...

Têm uma boa base de comparação. Já alguma vez foram ao dentista ou a um médico privado? Quanto pagam? Agora imaginem isso para toda a gente num hospital.

O nosso Sistema Nacional de Saúde tem muitas falhas actualmente (o próprio criador deste sistema o critica em alguns aspectos na forma como ele hoje se encontra), mas temos que admitir que é muito melhor ter acesso a cuidados de saúde com essa taxas moderadoras que todos criticam do que estarmos dependentes de seguros de saúde caríssimos.

DiogoD disse...

Este post vem mesmo a calhar. Ainda hoje me disseram que vai sair uma lei que faz com que os médicos escolham, obrigatoriamente, entre trabalhar no sector privado e no sector público. Ora como a maior parte dos médicos trabalha nos dois sectores e como ganham mais no privado, acho que é obvio que os médicos vao querer ganhar mais e vao querer trabalhar só no privado, quando essa lei sair. Inevitalvelmente, se isto acontecer, o sector público vai desaparecer e consequentemente diremos o adeus à saúde gratuita.

DiogoD disse...

Leia-se "entre trabalhar no sector privado ou no sector público."

argolinhas disse...

eu acho que ha falta de informaçao aqui em alguns comentarios.toda a gente vai optar pelo privado?essas coisas nao sao tao lineares.tas a comparar ter um emprego garantido com possivel margem de progressao a um emprego possivelmente instavel.o problema maior dos medico hoje nao e esse. o problema e que vem uma nova lei que quer acabar com as carreiras medicas...esse e que o problema que esta a fazer grande barulho na ordem nos medicos...basta ver por exemplo o prof. manuel antunes que ao que tenho lido esta para se demitir ou se demitiu

DiogoD disse...

Com as condiçoes que ha entre os hospitais publicos e privados, sim acho q eles vao preferir o privado.Os hospitais públicos são degradantes a nível de recursos humanos. Além disso nao percebo o porquê de dizeres que no privado há mais instabilidade no emprego. Mas se a questao nao é essa ainda melhor, até porque defendo uma saúde gratuita.

argolinhas disse...

o que eu te posso dizer e que o meu sonho e trabalhar nos H.U.C. nao vejo o que ha de degradante la...

DiogoD disse...

Eu ate te podia dizer "daqui a uns anos quando estiveres a trabalhar lá falamos entao" mas espero que a situação melhore nos hospitais públicos e nao tenha que falar cntg sobre este assunto.

argolinhas disse...

eu acho que a maior parte dos medicos o que ambiciona e trabalhar no sector publico.e normal e que como e possivel de vez em quando puderem fazer por exemplo uma operacao no sector privado e afins...eu ando a estudar medicina e para mim e dificil de me ver para um curso em que posso ajudar as pessoas e depois simplesmente ir trabalhar para o sector privado para ganhar rios de dinheiro...eu nao vejo as coisas assim.mas pode ser so 1 visao inocente da minha parte

JoaoMouRinho disse...

Os hospitais publicos tem condiçoes degradantes, digas?!
Opa, eu nao sei se costumas ir a marrocos ao médico, mas posso-te garantir que os huc tem umas condições excelentes! Quando fui la pela minha primeira vez assistir a uma cirurgia, fiquei parvo! Parecia que estava num filme. Adorei, mesmo!

E mais, o desejo de qualquer medico é aspirar a director do serviço de cirurgia, ou de outra especialidade, nos huc! Podes crer que os medicos preferem ficar o publico ao privado!

Acho que nao tens noçao nenhuma das coisas que estas a dizer, digas. O futuro primeiro ministro tem que se informar melhor.


MATIAS FERNANDEZ E CIRO! AI JESUUSSS :D

JoaoMouRinho disse...

preferem o publico ao privado

JoaoMouRinho disse...

E so uma questao, ja foste a algum hospital privado?!

Maldini disse...

Uma vez abri o "sobrolho" a um amigo meu SEM QUERER e ele pagou 6 euros de táxibulância xD

Kikas disse...

Esses pagamentos de transporte de ambulância são no mínimo engraçados, porque não pagas ao quilómetro, pagas ao conselho atravessado. Portanto se quiseres ir de Condeixa para Coimbra e a estrada que faz a ligação directa estiver em obras, vais por Soure e Montemor e só por isso és capaz de pagar o dobro, senão mais. Resta saber se também há conselhos mais "caros" que outros.

DiogoDigas disse...

Lol moutinho, parece que o unico hospital que foste foi ao huc.O huc, felizmente, é um dos melhores hospitais do país. Mas vai ao hospital dos covoes, vai aos chamados centros hospitalares, onde estao os nossos médicos de familia, e aí podes ver as condiçoes degradantes. Parece que nao sou eu que nao tem a noção. E quanto tu dizeres que a nossa saúde é gratuita, que eu saiba todos nos pagamos impostos e descontamos para pagar a saúde entre outras coisas públicas, além disso quando vamos a um hospital público pagamos sempre alguma coisa...

DiogoDigas disse...

"Opa, eu nao sei se costumas ir a marrocos ao médico, mas posso-te garantir que os huc tem umas condições excelentes!" Sim moutinho eu normalmente quando preciso de ir ao médico apanho um aviao e la vou eu para marrocos xD

argolinhas disse...

lol.achas que o moutinho ja nao foi ver as condicoes dos covoes???pensa la bem digas

ârgolinhas disse...

hoje e dia de cortejo mas amanha de manha tenho valencia nos covoes.lembras-te agora nao?

DiogoDigas disse...

ok pronto...mas o único hospital que voces falam é do huc. Entao olhem bem para as condiçoes dos outros hospitais.

JoaoMouRinho disse...

Pelo que percebi chamas Hospital a um centro de saude!

Eu ja fui ao hospital dos covoes, infelizmente. Fui muito bem tratado.

Magnífico disse...

Sobre isto, só tenho a dizer que os médicos são mais admirados do que se pensa, contem as galinhas ovos e couves, além de outras coisas bem mais valiosas que eles recebem, pela popilação, como forma de carinho e agradecimento x)

Quanto ao fim da Saúde Pública, não se pode dizer que exista, dado que, pelo que ouvi, repito, pelo que ouvi, e sem nenhuma confirmação, na Suíça, as parcerias público-privadas que existem fazem com que as pessoas sejam tratadas nas clínicas ou algo do género, privadas, duvidando eu que exista algum "local de cura médica pública". A conta é enviada para os serviços de acção social pública, directamente,e descontada nos impostos. Se por acaso não for verdade, para mim é um sistema de saúde quase ideal, não se esqueçam que o Estado é a organização por teoria menos eficiente que existe e, se por incentivo do Estado passa a existir maior investimento privado na área da saúde, quiçá a Saúde melhore ainda mais do que já está em Portugal (somos dos países com melhores profissionais, no mundo), quanto ao fim da Saúde gratuita, logo cabe ao Estado, a atribuição de subsídios ou que se verifiquem ou não, ou mesmo as já bastante menos prováveis guerras de preços devido à concorrência? No entanto, quem sabe, não seria um passo em frente no nosso país?

Kikas disse...

Isso na Suiça pode funcionar direitinho, aqui era a desgraça. E porquê? O Estado nunca paga a horas, veja-se o exemplo do IVA, portanto haviam-nos de reduzir no imposto não sei quantos anos depois de termos usufruido dos serviços de saúde em causa; e, por outro lado, era outro estímulo à fraude, com consultas fictícias.

Magnífico disse...

Eu nunca disse que devia ser o aplicado, disse que era o ideal. Para além disso, há que relembrar que o Estado diminuiu a média de tempo que demora a pagar aos fornecedores. Para além disso, óbvio que para tal seguir em frente seria necessário um programa informático que cruzasse as informações. Mas, primeiro que tudo, há é que mudar as mentalidades que é, sinceramente, o nosso maior problema, sem isso, nunca chegaremos a lado nenhum e, nisto, culpa não é do Estado, mas de cada português a quem o barrete servir.

Kikas disse...

Nisso concordo plenamente contigo!

Anónimo disse...

Lá está o magnífico... Só a mentalidade dele é que está certa, as dos outros tão todas mal...

PS! PS! PS!

JoaoMouRinho disse...

Esse anonimo cheira-me a digas!

DuarteAlmeidaCosta disse...

Na minha opinião, acho que o Benfica vai ganhar o campeonato. Mas isto sou eu... Quanto a essa questão da saúde só vos digo uma coisa: não haveria uma gripe suína se tratassem melhor os porcos.

Magnífico disse...

Ahahah ou a Digas, ou o Mau x)

Eu nunca disse que só a minha mentalidade é que está certa, só disse que existem muitos portugueses, que deixam muito a desejar. Para dar um exemplo ia falar da taxa de alfabetização em diferentes anos em diferentes países para comparar com Portugal, mas não tenho muito tempo para o ir perder à AMECO, no entanto, só assim numa rápida análise, nós somos dos países desenvolvidos com menor taxa de alfabetização, se não formos mesmo aquele com menor taxa, tendo 91,3% de alfabetizados, enquanto que os grandes países rondam valores entre os 99-100% e até a Sérvia tem maior número de população alfabetizada do que nós!

Não estou a dizer que são as pessoas que vão às aulas que têm culpa, mas com a quantidade de subsídios, bolsas, transportes e tudo mais que já são dados há largos anos no país, devíamos até ter toda a população alfabetizada. Vão dizer que não é muito, que são só 10%, mas a verdade é que esses 10% são um milhão de pessoas! A maior parte devem ser idosos, mas ainda uma grande parte desse número será de pessoas que saíram da escola ou nem sequer lá foram por incentivo de familiares e, à parte aspectos humanistas e generalizando, população formada é população que luta por melhores condições de vida e pensa duas vezes no que quer para o seu país, passando a votar com o que lhe vai na consciência e não, como o Mau já disse, pelo grau de beleza dos símbolos políticos, independentemente se for PS ou PSD, e não, não sou Pê Ésse ;)

Magnífico disse...

ou digas ou o mau *, peço desculpa pelo erro.

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.