sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Pedro Pirata

Todos nós temos professores que nos marcam. O prof. Pedro Pirata é um desses exemplos. Éramos nós uns miúdos, com cerca de 14, 15 anos. Logo na aula da apresentação o Prof Pirata começa a aula assim:

Entra na sala e espera que todos os alunos entrem. Desloca-se até às janelas e fecha-as. Às cortinas também. Vai até ao interruptor que ficava ao lado da porta e desliga a luz. Fecha a porta. Os alunos estavam perplexos. Só se ouve o barulho dos passos. De repente um grito agudo irrompe de perto do quadro e uma lanterna é apontada à cara do professor. Apresentou-se. E naquele ambiente fantasmagórico contou-nos a história do “Supervulcão”, que está prestes a explodir e que deixará todo o mundo sem sol durante um mês, devido aos gases e poeiras expelidos. 90% da população mundial ia morrer. Provavelmente muitos de nós não faríamos parte dos restantes 10%.

Voltámos a casa aterrorizados… Não sabia dizer ao certo se me assustava mais o facto de rebentar o supervulcão ou se saber que ia ter de aturar aquele louco durante um ano lectivo. De qualquer forma era assustador.

Com o passar do tempo fomo-nos habituando ao estilo e hoje em dia é dos poucos professores daquela escola que cumprimento com prazer se o vir na rua. Era um homem de ciência, mas ao mesmo tempo um patriota. Não foi uma nem duas vezes que o ouvimos dizer a um aluno:

“Jovem! Jovem, não diga isso! Não se diz Messenger! Somos portugueses, jovem! É o Mensageiro e não o Messenger. Não usem estrangeirismos! Certo? Bem… mas agora que isso já está esclarecido vamos usar o nosso “know-how” para fazer o “by-pass” para uma nova matéria…”

Quem é que não gostava de ter um professor assim?

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi-o na quarta, cumprimentou-me dizendo : Então jovem , tudo bem ? xD
É graças a ele que cumprimento sempre as pessoas dizendo : Prazer jovem :P
Ah só uma coisa que não percebo ! PK raio o titulo : "Pedro Pirata" ??? A gozar comigo como sempre n é ?

Maldini disse...

Grande Homem... Se eu vier a ser um empresário de sucesso faço uma tese sobre o super vulcão.

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.