domingo, 26 de abril de 2009

O futebol para inteligentes

A gíria futebolística é uma coisa complexa.

Se no início nos explicam o que é a contenção defensiva e ofensiva, a penetração e a "basculação", há coisas que jamais podem ser explicadas e que temos de aprender fazendo.

E é por isso que um jogador tem de ter capacidade de adaptação. Querem exemplos? Já tive treinadores para todos os gostos:

Um deles era um homem genuíno, puro. Amava a natureza. Gostava de se sentar em casa a olhar para as telhas e esperar que algo de lá o inspirasse. A sua jogada preferida era o golo marcado de forma simples: «Pegas na bola, viras rápido e PEK! Tu é logo: ZÁS! E tu, meu amor, daqui é: TUMBA!»

Outro dos treinadores foi o fundador de uma nova função futebolística. Ele gostava de jogar sempre comigo a “pacemaker”, fosse lá o que isso fosse… mas resultou! E, modéstia à parte, exerci sempre as minhas funções na perfeição… Ainda hoje procuro um “pacemaker” mais genuíno que eu. Também por isso ainda hoje é o meu pai futebolístico :D

Havia também um deles que dizia uma frase enigmática que punha toda a gente a rir e que, ainda hoje, uns 8 anos depois, ninguém sabe o que significa. Não sei se se lembram do célebre “Dois mais dois? Vai ao ângulo, professora!”. Se houver por aí uma alma caridosa que passado tanto tempo seja capaz de me explicar o significado disto, faça o favor de usar aí a caixa de comentários.

Este último treinador era muito à frente. Talvez até demasiado à frente. Vou tentar explicar-vos porquê:

- Um dia, ele vira-se para o Comuma Febra e explica-lhe o que queria dele durante o jogo. Ainda hoje me lembro das suas palavras: “Comuma, vais entrar e para hoje só te peço uma coisa: corre. Se só aguentares 2 minutos só aguentas 2 minutos. Não há problema. O que importa é que correste. Não te quero ver parado nem um segundo, certo?”

O que se passou a seguir foi algo de hilariante. Durante os 3 minutos em que se aguentou em campo, o Comuma Febra não parou um segundo. Também não tocou na bola, é certo. Mas enquanto o jogo decorria teve tempo para dar 3 voltas ao campo (a um ritmo elevadíssimo de uma volta por minuto) e, quando estava esgotado, pediu substituição. Foi tomar banho com a sensação de dever cumprido.

- Mas o Comuma Febra não era o único a não entender as mensagens do mítico treinador. Também o Dono dos Tecidos teve uma história do género. Ele era ponta de lança, nessa época. Contudo, apresentava alguma lacunas a nível táctico. O treinador tinha prometido a si mesmo conseguir melhorar o Dono tacticamente e torná-lo um exímio executante.

Uma vez, durante um treino o treinador explica ao Dono dos Tecidos: “Dono, um ponta de lança só pode ter olhos para a baliza. Um ponta de lança tem de estar já dentro da baliza quando os outros ainda estão a pensar em cruzar a bola!”

O Dono disse que sim com a cabeça e o treino prosseguiu. Passados uns momentos há mais um cruzamento e não apareceu ninguém para finalizar. “DONO!!! Onde é que está o Dono?!” gritou o treinador. Nessa altura o Dono dos Tecidos respondeu de dentro da baliza, atrás até mesmo do guarda-redes.

E a partir deste dia o Dono dos Tecidos foi adaptado a defesa-central. Consta que, depois de terem explicado ao Dono dos Tecidos que não era bem aquilo que o treinador queria ele reclamou: “Oh… só usam metáforas e não explicam! A malta é jovem e depois dá nisto!”.

7 comentários:

Anónimo disse...

479 no ranking!

Kikas disse...

Isto de estar a ler posts destes em locais públicos com o portátil à frente não dá muito jeito, ainda pensam que somos doidos à custa dos risos.
Mas olha que nestes aninhos todos, se tivesses arranjado um diário onde registasses todas essas peripécias, seria hoje uma verdadeira relíquia.
E por muito que goste de enigmas matemáticos ainda não achei a do ângulo!

Anónimo disse...

AHAHAH

para ficar perfeita era teres-te lembrado das duas cenas mais hilariantes do Pechisbeque.

Pechisbeque, quando a bola é tua grita, "MINHA"!! E ele sem demora o fez com toda a equipa no meio-campo adversário.

E também aquele do: "Pechisbeque, mete-me essa cabeça no sítio!!", e de uma assentada espeta alta palmada na testa, não fosse dali saltar alguma coisa.

lembras??

El Gordo disse...

o Dono sabe o que são metáforas? tu para aldrabar...

Maldini disse...

Também já tinha pensado meter estas num post:D

Mau-r-à-dona disse...

E atenção: aquelas memórias de que o ranhoca fala já estão guardadas para um futuro post!:D

Maldini disse...

que foto labrega...

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.