domingo, 26 de abril de 2009

E depois do adeus?


Hoje fui ver os meus amigos jogarem o último jogo em camadas jovens com a camisola da Académica (digo em camadas jovens porque tenho esperança que eles voltem a vesti-la, mas como seniores).

Querem saber quanto ficou? Não sei... Quem marcou? Não me lembro... Como foram os golos? Não me interessa nada...

Sei que eu, o Terry, o Nódoa (ou agora JB) e o Maldini passámos o intervalo e a segunda parte a fazer cartazes. Pagámos um euro mas do jogo pouco vimos, até porque pouco nos interessava. Estávamos ali porque era o último jogo dos nossos amigos.

Aos sessenta e tal minutos levanta-se a placa de substituição. Era o Pitt que ia ser substituído. Na bancada ouviam-se comentários a dizer "Ena, parece a despedida do Rui Costa!". Foi a equipa toda cumprimentá-lo. Nas bancadas toda a gente aplaudia e o Pitt saía do campo a chorar que nem um desalmado. Mostrámos-lhe o cartaz que tínhamos feito para ele e ele abraçou-se a nós sem dizer nada.

Voltámos para a bancada. Vimos o jogo ao pé do mister Bruin e do Dadgar. Todo aquele clima me fazia cada vez mais nostalgia. A 10 minutos do fim preparava-se nova substituição. Na bancada estávamos agitados a dizer "Tira o Batista, por favor, tira o Batista". Era mesmo ele. O Batista também saía debaixo de palmas. E com algumas lágrimas.

O jogo caminhava para o final e quando soou o apito do árbitro os nossos amigos vieram à bancada agradecer. O Pitt deu-me mais um abraço sem dizer palavra e o Batista ainda de lágrimas disse-me "Acabou... Acabou...". Cumprimentei o Little Lewis que apesar de nunca ter jogado comigo conheço por ter passado uma semana com ele em casa do Nódoa e que também se estava a despedir. E, claro, o Gordo e Feio e o Browno.

Depois, sentei-me e fiquei calado a olhar para eles. Naqueles momentos vi as imagens todas a passarem-me à frente dos olhos. Vi as jogadas que fazia com o Pitt, os golos que festejámos juntos, vi o Batista sempre a pedir a bola e a não a querer passar a ninguém quando chegou à Académica, vi o Gordo e Feio quando ainda era extraordinariamente gordo e ocupava a baliza toda, vi o Browno a jogar a extremo esquerdo nos escolas, vi o nosso torneio de Estarreja...

E depois, peguei nas palavras do Batista ("Acabou...") e pensei: não. Isto é só o começo. Tudo isto que construímos, todos os momentos que vivemos e os amigos que fizemos vão continuar. Hoje olho para trás e penso: "valeu a pena!".

Por outro lado saí do estádio com a certeza de que o pouco da "minha Académica" tinha acabado ali, naquele jogo. E que só este blog e os nossos jantares me permitiriam continuar a sentir a "académica" que já deixou de existir.

Obrigado Pitt, Batista e Gordo e Feio, por me terem permitido perceber tudo isto por apenas um euro :)

11 comentários:

Anónimo disse...

Grande abraço para esses grandes rapazes

Anónimo disse...

E já estamos no lugar 485 do ranking!

Francisco Correia disse...

Sem duvida que foram 11 anos cheios de grande recordaçoes! A maioria delas passadas contigo, e sao momentos que jamais vou esquecer! A Academica é algo que nao da para descrever! E esta fase que terminou agora tambem e nunca a vou esquecer! Obrigado eu por teres estado la assim como o maldini, o barras, o terry e todos! Porque foi graças a nós que tudo foi (quase) perfeito!

Anónimo disse...

Há coisas que custam ler pelo prazer que nos dá recordar lembranças passadas

Contradição que me dá a certeza de que foram tempos que valeram muito a pena!!

il Specisalé disse...

Boa sorte para todos! se ainda restar um pouco de justiça neste nosso futebol tenho a certeza q todos os que se despediram ontem das camadas jovens, vão afirmar-se no futebol sénior com o mesmo querer com que o fizeram na grande briosa. tenho pena de nao ter estado convosco mais tempo, pois foram sem dúvida dos melhores momentos q vivi até hoje. podiamos nao limpar tudo dentro do campo, mas em amizade, espírito de equipa, atitude e ambição eramos imbativeis. jogar pela aac é emoção indiscritivel, se juntarmos a isto o facto de termos o melhor grupo do mundo torna-se numa verdadeira preciosidade. Obrigado por tudo! força, muita força malta! Como diria alguém, pela académica nao se joga, vive-se!

Batista disse...

Estou sem palavras,este texto deixa me comovido...Adoro vos a todos e obrigado por terem estado presentes neste dia tao importante para mim. São estes os meus verdadeiros amigos,são com estes que posso contar,obrigado por o que me ensinaram,por o que me fizeram crestar tanto como jogador,tanto como pessoa. Estarei vos grato para o resto da minha vida.

"Sempre desejei ter sucesso, por isso não vou fracassar. Foi o que decidi e é o que vou continuar a fazer "
Irei um dia honrar todos os que me apoiaram e acreditaram em mim.

OBRIGADO A TODOS.

Maldini disse...

Xiribi-tá-tá-tá-tá

='D

Hurra! disse...

Hurra! Hurra!

Mau-r-à-dona disse...

E para quando um team-dinner, afinal? ;)

PITT disse...

Não tenho palavras para descrever o que sinto em relação a todos vós, como disse o batista são estes os verdadeiros amigos.

Sem voces hoje não era nada, adoro-vos, obrigado por tudo o que fizeram por mim. Já mais vos esquecerei.

OBRIGADO MALTA, foi,é, e sempre será um orgulho ter vos conhecido e ter a oportunidade de poder jogar convosco.

Geração de 90 "Geração de ouro"

Benitez disse...

Apesar de não ter ido ver o vosso jogo pessoal, espero que saibam que vos apoio em tudo. Desejo-vos toda a sorte do Mundo e sei que muitos vão triunfar porque apesar de não ter estado tantos anos como a maioria de vocês na académica, desde cedo me apercebi do espírito de grupo, da união, da ambição, da amizade criada ao longo dos tempos e que durará para sempre. Recordarei para sempre esses momentos como sendo os melhores da minha vida. Obrigado a todos IRMÃOS =)

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.