terça-feira, 1 de dezembro de 2009

8 - A minha primeira carta


Foi em meados de Dezembro que recebi uma carta em minha casa. Vinha em muito mau estado. Parecia ter sido enviada já há bastante tempo e ter percorrido um longo caminho, cheio de moradas erradas até chegar às minhas mãos.

Abri-a, encantado. Era a primeira vez que recebia uma carta... pensei que fosse do João. Logo percebi que não era. Quem me escrevia era alguém em nome dos meus pais. Li a carta. Parei numa frase. Li-a novamente. Li, reli e voltei a reler para ter a certeza de que estava a ler bem.
"O João morreu doente aqui na Selva. Perguntava muitas vezes por ti. Dizia-nos muitas vezes que tu havias de voltar. Pedia-nos que, quando isso acontecesse, te recordássemos da promessa que lhe tinhas feito no dia em que partiste..."

Sentia os olhos, o cérebro, o coração, o corpo a rebentar...

"O João morreu doente aqui na Selva."
"O João morreu doente aqui na Selva."
"O João morreu doente aqui na Selva."

O João... ele que me dera o mundo a conhecer. Tinha morrido sem mim por perto. Tinha morrido sem que eu pudesse estar no funeral dele ou sem que, sequer, soubesse a tempo e horas o que havia acontecido. E agora, que seria das crianças de lá? Quem lhes mostraria o mundo, quem as ensinaria a ler, a escrever... quem lhes mostraria o que era um livro e para que servia? Quem?

Aí, triste demais para chorar, respondi para mim:
- EU.

E lá fora... lá fora começara a chover...

Posts relacionados:
Momento histórico no VPS
1 - A Selva
2 - O homem que deitava fogo pela boca
3 - We have a dream
4 - A Prenda
5 - O Novo Mundo
6 - Três Caminhos
7 - O Mundo era eu quem o fazia

Fotografia tirada do site http://olhares.aeiou.pt/

13 comentários:

Maldini disse...

Que bébé feio

Aris-tof disse...

"E lá fora... lá fora começara a chover..."

Memorable ;)

Ni-Ga! disse...

Afinal eu tinha razao e tu es um daqueles betinhos ranhosos do Dona que saieim das aulas e vao escrever poemas!

Eu sabia!

Moutinho disse...

LINDO! Estou a adorar :) Quero mais!!

Moutinho disse...

oh niga, quando um faz o que lhe apetece. Nao gostas, nao comes :)

Mau-r-à-dona disse...

Oh ni-ga!... já fazias falta, pá!

Tenho de ver se começo a drogar-me para saber o que é a vida. Desculpa lá mano! xD

JAVI6 disse...

Esmeraste-te! Parabéns pelo teu excelente trabalho miudo! Continuo a dizer que foste para o curso errado!

Mau-r-à-dona disse...

Mas quem raio é o JAVI6? xD

Manda-me mensagem a dizer quem és pf... e obrigado pelo abraço ;)

Kikas disse...

Confesso que foi o post que mais me tocou e que me fez recordar um filme: Cinema Paraíso. Há lá uma parte que é tal e qual esta; a única diferença é que em vez de abordar o mundo dos livros, aborda o mundo do cinema.

Está fantástico o post, mas começo a lamentar o facto de ter chegado o momento de abrir a prenda (quem diria, heim?)

Ni-Ga, apesar disto ser prosa, e não poesia, ainda não percebi o porquê de veres isso como um defeito ou como algo repugnante.

Mau-r-à-dona disse...

Confesso que já vi o filme de que falas, Kikas... lembro-me que gostei muito mas... sinceramente já não me lembro dele! Por isso qualquer semelhança é pura coincidência...

Amanhã há mais às 11 horas. Hasta mañana ;D

(as visitas subiram consideravelmente em relação aos últimos tempos, não sei se já repararam :D )

PMinistro disse...

Ja conhecia os teus dotes desde o trabalho para àrea de projecto mas estes textos têm sido ainda melhores. Ainda vais editar um livro ou outro, e estes textos eram dignos disso, mesmo mau!

Moutinho disse...

Adoro ver o Mau a vibrar com o blogue :) beijos Mau
(ja nao nos vemos ha imenso tempo!)

Anónimo disse...

strengthen forumunited pdfip enhances manufactured radar readmission audited lahkj responding arizona
semelokertes marchimundui

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.