quarta-feira, 25 de novembro de 2009

3 - We have a dream


Um dia, estávamos nós com o João e começamos a ver chegar outros brancos. Pareciam conhecidos do João. Vinham vestidos como ele tinha vindo quando chegou. "Mais turistas", pensei...

Eram, de facto mais turistas. Mas passaram a vir mais e mais... Eles gostavam de visitar a nossa aldeia, sabe-se lá porquê. E foi isso que, um dia, eu perguntei ao João:
- Porque é que os brancos gostam tanto de visitar a nossa aldeia?
- Porque é diferente dos sítios onde eles vivem...
- A selva deles é diferente da nossa?
- Não, Vola... Eles nem têm Selva! Vivem em cidades.
- O que é uma cidade, João?
- Nunca viste uma cidade? Vem comigo, então... Vou-te mostrar umas fotografias da minha terra.
- Umas quê? - perguntei...

Ele não respondeu. Limitei-me a chamar o Patorras e o Sakunga e fomos todos atrás do João.

E esse, posso dizê-lo, foi o dia que mudou a minha vida. Fiquei apaixonado pelas gentes, pelas casas, pelas tradições, pelas histórias que o João nos contava.
- Imaginem, meninos, que há gente que consegue ficar rica a jogar futebol, como vocês fazem... - explicava-nos ele.
- A jogar futebol?! Que fixe... - respondíamos os três com ar sonhador...

E passou a ser esse o nosso sonho: "Um dia vamos jogar futebol numa equipa da Europa e vamos ser ricos e felizes!"


Posts relacionados:
Momento histórico no VPS
1 - A Selva
2 - O homem que deitava fogo pela boca

Fotografia tirada do site http://olhares.aeiou.pt/

13 comentários:

argolinhas disse...

deixa-me adivinhar:sera que todos os brancos que foram chegando acabaram por vos roubar as vossas bolas e deixaram de vos deixar jogar futebol?

Anónimo disse...

e nao vos deixavam jogar futebol?*

B disse...

Alô =)

A sorte é aproveitar as aulas de Álgebra para meter a leitura dos mails em dia =P

Já tinha saudades! Devo confessar que o tempo me tem faltado e que, como tal, não me tem sido possível passar por cá tantas vezes quanto as que desejaria. O último post que li foi, penso, sobre o facto de estarem a chegar novidades ao VPS --'


Vejo que foram boas =P
Apesar de ter muita leitura para meter em dia não queria deixar de felicitar o Mau por esta iniciativa que me parece ter o necessário para dar certo =)

Enquanto leitora (exclusivamente leitora) não me parece que vá, verdadeiramente, descobrir a dualidade desta história no entanto a ideia de a criar desta forma parece-me bastante interessante =)
Estarei atenta a desenvolvimentos =P

(radicais os selvagens que já possuíam no vocabulário o termo 'fixe' =P )

Mau-r-à-dona disse...

Amanhã há mais... esta fase inicial está acriançada propositadamente, não desanimem com o tipo de escrita ;)

A história em si começa amanhã, apesar de só atingir o auge mais lá para a frente...

Amanhã ao meio dia... novo post ;)

Asus disse...

B,
"(radicais os selvagens que já possuíam no vocabulário o termo 'fixe' =P )"

Se fores por aí também tinha de os meter a falar mal... o que não fazia grande sentido!

Vá lá, desta vez já há mais gente a comentar. Temos sido sempre eu e o Aris-tof...

Acho piada a esta escrita de ingenuidade dos pretos que não sabem nada do mundo... Gosto do estilo ;)

Aris-tof disse...

Venha o próximo ;D

Anónimo disse...

a kikas é que já não quer nada com isto...

Asus disse...

Estou com o anónimo...

Kikas, onde andas? Vais deixar-me a comentar o livro todo sozinho???

Asus disse...

E o magnífico???
E o Kafka?
E o Kapitão?


Já para não falar no moutinho, no el gordo, no gordo e feio e no ranhoca...

B disse...

Asus n foi uma critica foi simplesmente uma observação, uma brincadeira ... =)


Quanto ao facto de serem pouco os comentadores ... penso que está (também) ligado ao facto da história estar ainda muito no inicio .. e como os capítulos são reduzidos ... comenta-los um a um ... =X

.. eu cá espero pelo fim =P

Asus disse...

Não me convences, B. Se não comentar post a post não demonstrava o meu entusiasmo o que seria injusto para o Mau-r-à-dona.

E cá estou eu à espera do post do meio dia!

Kikas disse...

Calma, estou aqui! Tenho andado atarefada e nem à net tenho vindo, peço desculpa, mas vou tentar compensar;)

B disse...

diferentes pontos de vista asus ... that's all =)


Pessoalmente não tenho por hábito comentar uma obra capítulo a capítulo. Comento-a enquanto um todo. Além do que, tal como já referi, tratam-se de capítulos muito curtos pelo que (mais uma vez reforço o 'Pessoalmente') não axo necessário comentar simplesmente pra dizer que gostei. Não me parece que isso vá aumentar significativamente a auto-estima do Mau.
Penso já ter referido (se não faço-o agora) que gosto bastante da forma como escreve e, portanto, dizê-lo agora, todos os dias ou voltar a reforçá-lo no fim, não me parece que faça muita diferença.

No final sim, contem comigo para opinar e para criticar (construtivamente claro) tudo o que axar necessário =P

Mais uma vez reforço que o facto de não comentar de forma assidua capitulo a capitulo não quer dizer que desvalorize o trabalho do Mau ou que o deixo de apreciar enquanto escritor =)

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.