sábado, 28 de novembro de 2009

5 - O Novo Mundo


Chegámos a um novo mundo para jogar nos escalões jovens desta equipa de topo. Muitos sonhos pela frente numa realidade completamente nova. Instalaram-nos aos 3 no mesmo quarto. Inscreveram-nos, também, na escola.

Já tínhamos aprendido a ler e a escrever com o João, bem como a fazer contas e outras coisas mais básicas. E foi num desses dias de escola que nos deram a conhecer a tal coisa de que o João me tinha falado: o LIVRO!

Lembro-me que mal ouvi essa palavra comecei a ouvir a professora com toda a minha atenção. Ia finalmente descobrir o que havia de tão especial num livro. Porque queria o João que eu procurasse um livro quando cá chegasse?

- O Livro é um amigo - dizia a professora.

"O Livro é um amigo. O Livro é um amigo." Aquelas palavras ecoavam na minha cabeça. No final da aula fui falar com a professora. Queria que ela me desse um livro. Ela foi comigo a uma livraria e deu-me um escolhido por ela.

Nessa noite não dormi. Comecei a ler e não mais parei até que me chamaram para tomar o pequeno-almoço e ir treinar. Tinha descoberto um mundo novo, um poder especial. Tinha finalmente entendido o pedido do João. Ele queria mostrar-me o que de melhor há na civilização: o livro.

Comecei a desleixar-me no futebol. Ao contrário do Patorras e do Sakunga eu tinha descoberto uma nova paixão, tinha renovado os meus sonhos. A partir de agora queria ser professor. Como o João. Queria ler, queria aprender, queria... ensinar outros meninos como a mim me ensinaram um dia.

Posts relacionados:
Momento histórico no VPS
1 - A Selva
2 - O homem que deitava fogo pela boca
3 - We have a dream
4 - A Prenda

Fotografia tirada do site http://olhares.aeiou.pt/

5 comentários:

Maldini disse...

Podia muito bem ser a história do Eusébio! Só que o Eusébio não sabe falar, quanto mais ler...

Asus disse...

O Eusébio é um grande leitor. De facto enquadra-se na perfeição neste capítulo, Maldini!

Sei de alguém que vai ficar desiludido por não dizeres o nome do livro, não é kikas?

Kikas disse...

Não propriamente Asus, para mim o título é algo acessório comparativamente com o tema, o assunto, o conteúdo. Mas estou convicta de que o Vola há-de comentar com a professora que gostou muito do livro, e há-de querer ler mais sobre o seu tema ou sobre outros. Espero é que a professora tenha feito uma escolha criteriosa tendo em conta as características peculiares do Vola; se assim fez, isso há-de traduzir-se em algo nos próximos episódios.

Isto sou eu a especular, porque o Mau é capaz de me trocar as voltas e não ser nada assim, mas nada melhor que esperar pelos próximos episódios;)

Aris-tof disse...

Gostava só de dar os parabéns pela escolha das fotografias dos posts deste livro. São muito boas e dignas de nos prender a atenção por alguns minutos. Para além disso estão muito bem escolhidas tendo em conta o conteúdo de cada capítulo.

Parabéns!

Mau disse...

Novo post amanhã à mesma hora...

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.