terça-feira, 26 de maio de 2009

"Segredos desta cidade levo comigo p'rá vida"

Este ano vivi a minha primeira Queima das Fitas como estudante da Universidade de Coimbra. A ideia que eu tinha da Queima era mais ou menos a mesma que todos os não-estudantes têm: uma cambada de bêbedos que só se divertem com parvoíce e precisamente por estarem bêbedos... Algo como isto:



Não se preocupem porque não vou defender que não há bêbedos. Há. Bebe-se muito? Bebe. Mas essa é a parte que é comum a todas as Queimas das Fitas das outras Universidades do país.

O que é que distingue, então, Coimbra das outras cidades? Não sei se todos sentiram o mesmo que eu. Não sei sequer se nas outras universidades o espírito não será idêntico ao de Coimbra.

O que eu sei é que Coimbra se torna a cada dia mais especial. Descobri este lado romântico de Coimbra, descobri a sua tradição, descobri o porquê de tanto choro no dia da Serenata, descobri o porquê de esta Universidade ser tão famosa.

Cada noite desta Queima me revelou mais um pequeno "segredo desta cidade, que levo comigo para a vida". Cada vez tenho mais orgulho em vestir capa e batina, em olhar para aquela torre, em ouvir o toque da cabra, em estudar na Universidade de Coimbra.

Há bêbedos? Há. Mas há muito mas muito mais do que isso... Será que também é assim nas outras Universidades?

E eu me despeço, por hoje, com a grande Balada da Despedida:



"Sentes que um tempo acabou
Primavera de flor adormecida,
Qualquer coisa que não volta que voou,
Que foi um rio, um ar, na tua vida.

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações do passado
O bater da velha cabra.

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'rá vida.

Sabes que o desenho do adeus
É fogo que nos queima devagar,
E no lento cerrar dos olhos teus
Fica a esperança de um dia aqui voltar.

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações do passado
O bater da velha cabra.

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'rá vida."

3 comentários:

Benitez disse...

Apesar de não estar ainda na universidade, não posso ficar indiferente quando ouço e vejo este vídeo da serenata. É marcante.

Anónimo disse...

Boas selvagens!
Agradeço bastante o link feito para o meu site (Bloglink) nas vossas "Selvas Vizinhas"! O Bloglink foi terminado e mudámos de endereço. Podem-nos encontrar agora em www.tudoemaisalgumacoisa.net.tc

Continuem o excelente trabalho realizado nesta grande selva ; )

JoaoMouRinho disse...

O segundo rapaz que esta a cantar e irmao da joana providencia

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.