quinta-feira, 14 de maio de 2009

Geração de 90

No dia do jantar tinha prometido que, pela Geração de 90, poria aqui o som de um dos nossos eferreás. Fizemos uns 5. Este é o som do 3º, mas o primeiro dessa noite foi especial.

Começámos por nos abraçar, como fizemos durante quase 10 anos antes dos jogos, para começar o eferreá. Aí parámos um pouco. Todos sentiam que faltava dizer algo. Todos queriam dizer algo. Havia tanta, mas tanta coisa para dizer...

Eu já não fazia aquele grito com aquela gente desde que deixei a académica há 2 anos e meio. Olhámos todos uns para os outros. Comecei a sentir ansiedade. Uma ansiedade estranha, porque só ia gritar. Mas para mim, como para todos aqueles que lá estavam, aquele grito tinha um significado especial. Aquele grito simbolizava dez anos de tristezas e de alegrias, simbolizava a nossa vida, a nossa infância, os nossos amigos... era a prova de que, acima de tudo, este grupo tinha resistido a todas aquelas coisas más que nos fizeram, que nos poderiam ter desunido. Este grupo durou dez anos. E tem de durar mais e mais.

Sentia-me ansioso por tudo isto. Mas também porque sentia que se aquele grito falhasse, que se aquilo não corresse bem, a noite se ia encher de um enorme vazio...
Depois, o Pitt (a solo, com a resposta da equipa em conjunto) encheu os pulmões e gritou com toda a sua força o que vão ouvir e ler a seguir:



"E pela Briosa não vai nada nada nada? TUDO!!
Mas mesmo nada nada nada? TUDO!!!
Então pela Geração de 90 aqui vai um eeeeeeeeeeeeferreÁ! FRÁÁÁ!
EeeeeeeeeeeeferreÉ! FRÉÉÉ!
EeeeeeeeeeeeferreI! FRIIII!
EeeeeeeeeeeeferreÓ! FRÓÓÓ!
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEFERREÚ
! FRÚÚÚ!
FRÁ! FRÉ! FRI! FRÓ! FRÚ!
ÁLI-QUÁ-LI-QUÁ-LI-QUÁ!
CHIRIBITÁTÁTÁTÁÁ!
HURRA! HURRA! HURRA!
"

E pronto... depois disto a noite mudou. Olhei à volta e vi gente com lágrimas, vi outros a abraçarem-se, alguns a festejarem, uns poucos a rirem-se... Em suma, vi o porquê da minha ansiedade antes do grito. Aquele momento era a prova. Podíamos naquele momento ganhar ou perder aquela noite. Será que continuávamos unidos como antes?

Hoje posso, cheio de orgulho e de felicidade, dar a resposta: não. Não continuamos como antes. Depois de 10 anos de eferreás, aquele foi o melhor, o mais forte e emocionado da minha vida. De tal forma que o tentámos repetir mais 3 ou 4 vezes e nunca o igualámos. Foi único. Um grito que valeu uma noite, que resumiu várias vidas...

14 comentários:

Poulsen disse...

Nós somos uma grande família :)

Fantátstico ;)

Anónimo disse...

deu a mesma para arrepiar, so para imaginarem como nao me senti naquele momento

El Gordo disse...

Estava eu na casa de banho a soltar fluidos quando me informam que o primeiro grito já tinha ido. Mal ouvi essas palavras informativas respondi: Façam outro!!!! Durante o grito não me lembro de muito, só de ouvir aquela voz de guerreiro do pitt que nunca mais irei esquecer. No final viro-me para trás e ponho as mãos na cabeça e pergunto-me como é possível. Como é possível eu não poder voltar atrás 10 anos para fazer aquilo todos os domingos com aqueles miúdos.
Agosto, altura da expofacic, novo jantar!!! :D

El Gordo disse...

Fantátstico ;)
era o que eu ia dizer!

Mau-r-à-dona disse...

Já eu votava mais num jantar numa altura em que não houvesse NADA. Nem expofacic nem queima... NADA! Por mim tinha ficado a noite inteira em casa do Dono dos Tecidos... e divertia-me bastante de certeza ;)

Mau-r-à-dona disse...

"Fantátstico", El Gordo?! Eu sei que a noite foi complicada, mas já passaram uns diazitos... :P

El Gordo disse...

lê o primeiro comentário do Poulsen e respondo ao teu segundo comentário. Estes meninos da capital não estão habituadas à farra depois ficam um mês à nora

Maldini disse...

Quem quiser veeer
é so subir o monte
8pan) (pan) (pan)
porque a Briosa
já é campeã!

E realmente somos... Eu tu ele nós vós e eles somos um... E é por isto e outras tantas com o mesmo significado que vale a pena continuar a arder em dinheiro para fazer estes jantares, que vale a pena ficar até à uma da manhã de um dia de ressaca a limpar o chão e encontrar pedaços de frango inteiros no jacuzzi do dono dos tecidos; porque o Rey Sylva ainda hoje tem um dia anual em que se reúne com a sua equipa e passam o dia juntos na quinta de um protótipo de dono dos tecidos. E eu quando for grande, vou continuar a ter nós. Porque grande parte do eu somos nós e sem nós o eu não funciona.

Epifanias:

>Siga passar uma semana de férias a casa do Poulsen =D

>Estou quase a soltar outra lágrima.

>Escreve o grito todo meu maricas.

post scriptum - agora vou ter uma fase muito complicada, e por isso não vou participar muito no blog. Quando acabar tenho umas quantas ideias para pôr em prática. Já estive a falar com o meu pai, e depois desta fase entro em acção ;D

I'll be back

Para a próxima tem de ir mais staff. Mau-r-à-dona e Poulsen tratem já de combinar o próximo jantar para não haver pessoas a dizer que o jantar foi em cima do joelho. Marquem já data e divulguem no blog, porque se já foi o que foi, então com as personagens que o nosso staff tem... GOD! it would be awesome!

PITT disse...

MAGICO ;)

PITT disse...

ah e graças a isso fiquei dois dias de cama todo mamado da garganta, mas tudo vale a pena quando a alma...a alma nada pah, tudo vale a pena quando se tem este grupo fantastico, onde palavras para o descrever sao mt poucas pois tudo fica tao pequeno e sem significado quando estes momentos se verificam.

neste momento so tenho que agradecer a todos os que foram, e aos que nao foram que nao queiram perder o proximo pq e fenomenal estas noites, em que voltamos a ser crianças (diga.s de passagem que o magico_10 tava todo mamado:))

SOMOS UNICOS
SOMOS A GERAÇAO DE 90
SEM VOCES NAO FAZ SENTIDO

OBRIGADO;)

Mau-r-à-dona disse...

Malta, acabei de falar com o Poulsen. Se bem me lembro há 3 pessoas que fazem anos na semana de 1 a 6 de junho (Pitt, Poulsen e eu). Que me diziam de um jantar da malta para festejar também os nossos anos? Falo por mim, mas um jantar convosco era a melhor prenda que me podiam dar... As datas propostas seriam, então de dia 6 a 10 de Junho... Que me dizem?

Maldini disse...

nao posso =)

Batista disse...

Não tenho palavras para descrever isto. Fantástico!

Somos grandes malta.

Benitez disse...

simplesmente genial. irmãos para sempre

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.