quinta-feira, 26 de novembro de 2009

4 - A Prenda


A partir daquele dia passámos a olhar os turistas de uma forma completamente diferente. Cada turista deixara de ser apenas uma pessoa que vinha visitar a aldeia. Cada uma daquelas pessoas podia ser uma porta para o Mundo, para o realizar do nosso sonho: ir para a Europa jogar futebol.

E, um dia, organizou-se um jogo entre turistas e nativos. Eu, o Patorras e o Sakunga brilhámos e fizemos jus ao nome da tripla VPS. Nessa mesma tarde o João vem ter connosco na companhia de um branco. Explicaram-nos que aquele senhor nos tinha visto jogar e que gostava de nos levar para uma equipa portuguesa. Aos 3! Não pensámos 2 vezes e largámos tudo. Fomos apresentados no clube uma semana depois.

Mas antes disso, o João chama-me e diz-me:
- Vola, guarda isto e não digas a ninguém que fui eu que to dei.
- Mas o que é isto? - perguntava eu enquanto me preparava para abrir o embrulho.
- Não abras! Leva-o contigo e nunca o percas. Só te peço que só o abras quando voltares à aldeia, um dia, depois de eu morrer... E mais uma coisa: quando chegares a Portugal vais procurar uma coisa que se chama livro. Pedes ajuda a alguém para to dar. Aí vais perceber porque te ensinei a ler...
- Está bem... - respondi, sem saber muito bem o que pensar daquilo tudo...


Posts relacionados:
Momento histórico no VPS
1 - A Selva
2 - O homem que deitava fogo pela boca
3 - We have a dream

Esta fotografia é do fotógrafo José Ferreira.

10 comentários:

Asus disse...

Sabendo que vocês se conheceram a jogar futebol começa a dar para perceber o que faz desta história também vossa.

E começa o mistério! Amanhã há mais, não é verdade?

Kikas disse...

Bem, dada a minha ausência e como ainda não tive oportunidade de comentar os posts anteriores, faço só uma "breve" referência a esses: o 2º chamou-me particularmente a atenção, não para aquilo que o Asus mais salientou mas para o facto de fazermos coisas que só nos prejudicam, o que considero contra-natura. Porque é que nos metemos a fumar para depois andarmos em tratamentos para largar o tabaco porque a nossa esperteza só nos levou a concluir que o tabaco fazia mal quando já nos afectava a saúde? Como isso há muitas outras coisas sem sentido: porque é que andamos sempre de carro e nos recusamos a andar a pé e depois achamos que estamos sedentários e gordos e vamos para o ginásio? É desperdício de recursos (combustível), de tempo e de dinheiro. Quantas coisas destas fazemos diariamente? Faz algum sentido?
Quanto ao 3º post, mostra como há coisas que numa cultura são desvalorizadas e noutra são demasiado sobrevalorizadas (desculpem-me a suposta repetição, mas não resisto), de tal modo que até parece ridículo para a primeira.

Finalmente, sobre este post, o pormenor de "só abrir a prenda depois de morrer" e em certa condição teve inspiração cinematográfica certamente, e estou a ver que só vamos saber o que realmente era a prenda no final da história. Mas agora estou curiosa para ver qual o 1º livro que o Vola vai ler;)

Aproveito também para te parabenizar Mau, mais uma vez confirmas o que já te tenho dito em comentário sobre a tua forma de escrever e de cativar os teus leitores;)

KaPiTãO disse...

A prenda. As prendas são sempre especiais, e antes de serem abertas, guiam-nos para um mundo imaginário. Após a abertura o encanto desaparece, e fica a desilusão ou uma enorme satisfação perante algo especial (assim foi com algo que me ofereceste Mau em tempos e que guardo religiosamente e revejo frequentemente).

Quanto á série não percam de vista esta prenda...
Mais comentários ficam para outras núpcias porque acho que ainda agora a procissão vai no átrio...

O melhor está de certeza ainda para vir, e a espectativa vai aumentando para o climax final...

Aguardamos ansiosamente

Aris-tof disse...

Cheira-me que não vamos saber nem qual o primeiro livro que o vola vai ler nem qual a prenda que o João dá.

Tudo porque como diz o kapitao "A prenda. As prendas são sempre especiais, e antes de serem abertas, guiam-nos para um mundo imaginário. Após a abertura o encanto desaparece".

Se não soubermos qual é a prenda fica para sempre o encanto! Mas lá que me deixa curioso deixa...

Mau disse...

Amanhã sairá o "Error 4: Teorias de Moutinho". O capítulo 5 sairá no sábado às 11 horas ;)

Mau disse...

Já cá fazias falta, Kikas!

"Finalmente, sobre este post, o pormenor de "só abrir a prenda depois de morrer" e em certa condição teve inspiração cinematográfica certamente"

Por acaso não... era algo que tinha mesmo de entrar na história. Ficou como algo "anovelado" mas a ideia apareceu logo no início.

E sim, concordo com o Kapitão e com o Aris-tof quando dizem que as prendas têm sempre um sabor especial antes de serem abertas. A prenda do Vola é um parceiro nesta aventura dos 3 amigos... mesmo que continue por abrir.

Agora isso de só se saber no último capítulo... nunca se sabe. Nem todas as promessas são cumpridas, né? ;)

Mau disse...

Kapitão,
"(assim foi com algo que me ofereceste Mau em tempos e que guardo religiosamente e revejo frequentemente)."

Também acontece comigo... seja por uma prenda ou por qualquer coisa que me faça recordar o passado, seja uma fotografia, uma dor no joelho ou uma cicatriz. Porque nem todas as dores são más.

Há algumas que nos fazem recordar grandes momentos, se é que me entendes ;)

Afonso disse...

Olá,
venho fazer este coment para vos dar o conselho de pôr os créditos da foto bem visíveis no post. Esta fotografia é do fotógrafo José Ferreira e foi provavelmente retirada do site Olhares.com. De qualquer das formas, devem colocar o nome do autor e o local de onde retiraram pois, caso não o façam, estão a cometer um crime. Digo isto não para vos chatear mas sim porque, trabalhando na área de fotografia, sei do que falo.

Já agora, parabéns pelo blog.. está excelente!

Mau-r-à-dona disse...

correcção feita, afonso.

Em todo o caso não vou seguir esse conselho porque eu não faço ideia de quem são os autores das fotos e caso haja algum que venha dizer que é o autor só teremos de pedir desculpa... mas o blog já existe há quase um ano e ainda ninguém cá tinha vindo exigir isso.

Mas se vier estou certo que compreenderá e nós faremos o nosso papel de colocar lá o nome do autor, como fizemos agora.

Obrigado pelo elogio ao blog ;)

Afonso disse...

Eu sigo o blog há bastante tempo não costumo é fazer comentários.
Quanto à fotografia compreendo o aspecto de não saberes de quem é mas, neste caso específico, como a fotografia está no olhares, podias vir a ter problemas. Lá no site começaram a deixar expresso o código de direitos de autor e como tal, não há como fugir a isso.
É mesmo só para vos evitar problemas futuros.. ;)

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.