quarta-feira, 30 de junho de 2010

Na ressaca da eliminação

 

Digam o que disserem, Carlos Queiroz armou uma táctica genial no jogo de ontem. Todos os que hoje o criticam devem pensar assim: e se o "remate" do Almeida no início da segunda parte entra? Ou o do Tiago. Ou um dos dois cabeceamentos do Hugo Almeida? Ou qualquer uma das jogadas de perigo criadas por Portugal...

Nesse caso estariam todos a dizer que era um génio da táctica. E, por isso, há que manter a coerência: há quem prefira o futebol espectáculo espanhol ao defensivo português. "Mas isto também é futebol e dá-me prazer."

Até porque "se não existissem génios como o Queiroz era difícil parar uma equipa como a Espanha, quase impossível, sem recorrer à sorte. Para parar a Espanha é preciso usar outras armas, diferentes das usadas para derrotar outra equipa qualquer do mundo. E provavelmente a única formula seria a do Queiroz."

"E agora pergunto-vos: preferiam levar o futebol para a frente abrindo as nossas linhas, jogando com os extremos colados às laterais e fazendo grandes rupturas e comer 4 ou 5 golos da Espanha e serem eliminados (que era o mais provável), ou preferiam passar jogando assim?"

Eu sei que perdemos e que agora tudo isto são suposições. Mas se tivéssemos um Bosingwa em vez de um Ricardo Costa, um Nani em vez de um Simão, um Deco à Deco... talvez a história hoje se escrevesse em português de Portugal. Mas perdemos. Então o futebol defensivo é uma vergonha para o país...

"Perdoem-me se sou pragmático demais, mas sou da opinião de que se alguém faz alguma coisa muito bem e não ganha, é equivalente a ter uma bola de Berlim sem recheio: a massa pode ser muito boa, mas nunca está completa." É precisamente que acabo este post com as seguintes palavras:
Parabéns Carlos Queiroz!
Nota: o post foi feito com a ajuda de alguns comentários no VaiPaSelva a jogos anteriores. A todos eles o meu muito obrigado :)

8 comentários:

argolinhas disse...

Mas tu viste algumas transiçoes como as do inter???e que eu nao vi???viste alguem no meio campo a jogar ao 1 toque como o cambiasso???eu nao vi.

Mau-r-à-dona disse...

Ninguém falou no inter. Limitei-me a usar outros argumentos e a adaptá-los a outra realidade. Não falei no Inter...

Se houvesse um Maicon em vez de um R.Costa, um Cambiasso em vez de um Pepe adaptado, um Sneijder em vez de um Tiago, um Eto'o em vez de um Simão, um Milito em vez de um Hugo Almeida etc. etc. etc. então poderíamos comparar.

Como não há, não acho que seja comparável. Limitei-me a dar-vos razão... era a única forma de parar a Espanha! Não resultou. Mas era a única forma...

Titi disse...

eu acho q a tactica do queiros era mt boa i foi mt bem construida.. o q n consigo compreender e cmo e q ele n ve q o liedson e uma nulidade cm defesas fortes.. eu n gosto d hugo almeida, ms ele ao menos e alto i forte i da luta aos centrais..n consigo compreender pq e q ele o tira..a partir dai fomos um zero.. ms pronto.. ele e q sabe.. i se ele diz "q um jogador esta esgotado é pq está" (está afirmaçao dele e deliciosa xD)

Tifon disse...

Concordo com o titi...
o queiroz montou bem a equipa, mas a substituição do hugo almeida nao faz sentido ate porque estava a ser o melhor do trio da frente...
e ja agora metam o cr7 a bater os pontapes de baliza para tentar marcar golo...
para mim o quieroz depois daquelas afirmações do deco e do cr7 nao tem condiçoes para continuar...
e um aplauso para o grande portugues liedson que por ter jogado pouco tempo (va-se la saber porque) ja pensa em renunciar a selecção... PALMAS!!!

Tifon disse...

ah esqueci-me ainda de dizer que para mim o cr7 nao tem estatuto para capitao de equipa... para mim r. carvalho e talvez o unico pois outras hipoteses estao la ha pouco tempo, pois ate o simao amua por ficar no banco...

as minhas previsoes para amanha:
Brasil 2-1 Holanda
Uruguai 2-1 Gana

Tshabalala disse...

Brasil 1-0 Holanda
Uruguai 1-0 Gana

PITT disse...

Brasil vs Holanda 1.2
uruguai vs gana 1.0


bruno alves capitao! é o unico com estaleca para isso! e nao sou do porto, portanto nao digam que é clubismo!

e o queiros so tem de continuar, ele apanhou uma fase em que terminou a melhor geraçao de sempre de Portugal! e se pensarem bem nao fizemos um mau mundial, apenas perdemos com a melhor seleçao do mundo!

Kafka disse...

Brasil 1-2 Holanda
Uruguai 2-1 Gana

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.