sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Junta-te a nós!


És jovem e gostas de desafios? Gostas de ser surpreendido? Eu tenho a solução ideal para ti! Vem fazer compras à República Checa! Parece aborrecido? Acredita que não é...

Quando chegas a um sítio onde não consegues encontrar uma única palavra minimamente familiar e quando as instruções vêm em todas as línguas, de eslovaco a russo passando por checo – menos em qualquer uma que seja "entendível" – fazer compras torna-se uma aventura. É que por mais que compres nunca tens a certeza do que estás a comprar.

Uns dias atrás cheguei à cantina e, como é hábito, havia vários pratos à escolha. Houve um que me chamou especialmente a atenção: custava cerca de um euro e vinha com um bife, batatas fritas, salada, um ovo estrelado e um molho apetitoso. Fiz uma festa, disse bem do prato e os meus três compatriotas seguiram o meu entusiasmo – só mesmo o alemão resistiu e optou por ficar por uma sopa.

Sentámo-nos, ainda a festejar a extraordinária vida que levaríamos aqui, com tanta comida e tão barata. O júbilo durou até à primeira garfada…
- Este bife tem uma textura estranha… - chamou à atenção o primeiro dos aventureiros a levar o garfo à boca.

Olhei para o bife, senti o leve e agradável aroma que ele lançava no ar… provei, ainda que a medo. Nunca tinha provado soja na vida, mas naquele momento percebi que aquilo não podia ser outra coisa. Posso garantir que foi a minha primeira e última garfada de soja – pelo menos enquanto tiver poder de escolha.

Fui alvo de uma verdadeira chacina durante o resto do almoço por parte dos meus compatriotas. Eles iam ter aulas à tarde e optaram por comer apenas o ovo, a salada e as batatas. Eu, que já estava enjoado com o cheiro, levantei-me e fui buscar outro prato. Desta vez era carne. E parecia feita por deuses!

Sem comentários:

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.