segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Foot - Ball!



Conseguem imaginar o que é viver num país do qual não conheces a língua e numa residência em cuja recepção não há uma única pessoa que fale inglês? Eu já não preciso de imaginar.

Posso apenas garantir que põe à prova as tuas habilidades de comunicação não-verbal. Para fazer uma coisa tão simples como alugar uma bola de futebol não basta ires equipado e dizer, devagarinho, “football” enquanto se faz um círculo com as mãos a simbolizar uma bola. Não. É preciso fazeres um desenho de uma bola e de um pé a chutá-la.

Não é grave, enquanto for uma coisa simples como estas. Se não souberem desenhar e quiserem ir à lavandaria, ou alugar um aspirador podem sempre esperar momentos de grande divertimento. Já todas as estratégias foram tentadas: dos desenhos, aos gestos, à simples utilização do Google translate e da escrita da palavra checa correspondente ao que desejamos no telemóvel para mostrar às senhoras. O problema é que parte delas já tem uma certa idade e ainda temos de esperar que procurem os óculos para tentarem ler as palavras num dispositivo tão evoluído como um primitivo Nokia.

Toda esta vida é por cá é um verdadeiro desafio. E acho que, sinceramente, os checos acham que isto é parte da piada do nosso Erasmus na terra deles. É que, na verdade, 90% das pessoas que vivem no dormitório não fala checo. E eles fazem questão de manter recepcionistas que não falam uma – UMA!!! – palavra de qualquer outra língua…

PS: no dia em que tiver de desenhar algo mais complexo tenho medo do que as senhoras vão inventar. Aposto que até unicórnios e dragões me arranjavam só para corresponderem ao meu desenho!

Sem comentários:

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.