quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Garoto de Ipanema



Depois de 16 dias a comer atum ao pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e ceia, resolvi tirar a barriga de misérias.

Como bom gestor que sou, andei a fazer uma pesquisa de mercado durante estes 16 dias. Por mais que procurasse não conseguia arranjar um sítio onde comer por menos de 20 reais (aproximadamente 9 euros). Minto: havia um ou dois restaurantes que tinham pratos a preços inferiores aos 20 reais referidos. Ficavam-se pelos 17 e, pelo aspecto, deviam incluir umas chicotadas no lombo enquanto nos maravilhávamos com a comida.

Foi isso que me levou a andar durante 16 dias a comer atum.

Mas hoje tudo mudou. Passei pelo Vinicius Bar, mesmo em frente ao famoso Garota de Ipanema e vi um papel enorme a dizer:
"Preços para executivos
Das 11 da manhã às 16 horas, de 2ª a 6ª dispomos dos seguintes pratos:
Esparguete Carbonara - 9,5 reais
Lasanha - 9,5 reais
Salsichão - 9,5 reais
Pizza - 10 reais
Frango a Parmigiana - 11,5 reais
Peixe Doré - 12,5 reais
Churrasco à Campanha - 13,5 reais
Às 4ªs e 6ªs há feijoada por 14,5 reais"

(Sei que os preços não vos interessam, mas dá-me jeito manter aqui a lista, para quando estiver farto de atum outra vez).

Não pensei duas vezes. Como era Terça Feira não fui para a feijoada, por isso escolhi o grande Churrasco à Campanha. Foram os 13,5 reais mais bem gastos da minha vida, acreditem...

Mas passando ao que interessa:

Estava eu a maravilhar-me com o almoço quando vejo um senhor com um ar de gente rica a olhar para mim fixamente. Entrou no restaurante e sentou-se duas mesas à minha frente, de costas para mim. Eu estava a achar aquilo estranho, até porque ele se metia de lado para mim e depois olhava-me meio às escondidas.

A certa altura levanta-se e vem falar comigo. Disse qualquer coisa que me pareceu "Você é trabalhador?" e eu pensei para mim mesmo: "este desconto era mesmo só para executivos, portanto se eu digo que sou estudante cobram-me os preços normais e eu vou ter de passar os 4 meses que sobram a comer atum. Portanto deixa-me dizer que sou trabalhador, que também não estou com assim tão mau aspecto!"

Seguiram-se umas frases num "brasileiro" atabalhoado, o que me levou a interrompê-lo:
- Espere aí, amigo, que eu não estou a perceber nada. O que é que você me perguntou, afinal?
- Ah estava só a confirmar que você era actor, aquele cara da Globo. É que eu tenho um amigo meu que é agente e que queria muito conhecer você, por isso eu lhe liguei, se você não se importar...
- Ó amigo eu não me importo nada, mas eu sou só trabalhador e não actor! Não tinha percebido o que me tinha perguntado!

O cara pediu desculpa e voltou à sua mesa com ar desconfiado. Deve ter ficado a pensar que eu não era um actor assim tão bom, porque notava-se perfeitamente que eu era, tal como ele supunha, actor mas que lhe tinha dado uma tanga para não ter de aturar o agente amigo dele...

E lá voltou o senhor de aspecto ilustre à sua mesa. Pegou no seu celular e ouvi-o dizer ao amigo "Parece que afinal fiz confusão. O cara estava falando em português de Portugal..."

Acabei o meu almoço de rei com o orgulho de ter sido confundido com um actor da Globo.  E isto depois de há uma semana também me terem tratado por Professor. Não há dúvida de que aqui sabem distinguir as pessoas com nível...

Acontece que o mendigo que me tratou por Professor, a seguir me pediu dinheiro. Porém, desta vez era genuíno: parecia-me com uma estrela da Globo! Melhor que isso só mesmo se me confundissem com o David Luiz, né?!

Ainda pensei em voltar lá para perguntar com que actor o senhor me tinha confundido. Estive a pensar em qual seria a fórmula correcta. Arriscava um:

"Amigo, já agora diga lá qual é o nome do actor. É só para eu me rir um bocado a contar a toda a gente lá em Portugal a barraca que acabou de dar!"

Portanto optei por um simples "Então adeus, amigo!", que ele retribuiu. 

Escusado será dizer que fica a vosso cargo descobrir com quem é que ele me confundiu...

3 comentários:

Kafka disse...

Não faço ideia com qem é qe ele te confundiu, nem seqer vou arriscar 'sr executivo' x)

Titi disse...

ahahah.. com um actor da globo.. esses gajos n sabem distinguir gente com nivel, sao é grandes burros =P.. ms pronto..é smp bom saber que te andas a divertir por ai..

Anónimo disse...

eu não tinha saído de lá sem saber com quem é que ele me confundira... Podia ter sido com o saci pereré...

E não precisas de andar a passar fome. Come à vontade, os preços também não são assim tão mais caros que cá, que diabo....

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.