domingo, 22 de agosto de 2010

Favores em cadeia


A pedido da G. conto, agora, a história de que falei durante o post anterior.
Tudo se passou durante uma visita de estudo no meu 6º ano. Parámos numa estação de serviço e, estava eu na fila, vem um amigo que me pede para lhe levar um pacote de batatas fritas. Aceito o dinheiro que ele me dá, julgando que ele tinha visto o preço e dado dinheiro suficiente. Não tinha.

Quando cheguei à caixa não tinha dinheiro suficiente para pagar. Ia voltar a meter as coisas nas prateleiras quando uma senhora me diz:
- Deixa que eu pago o que falta. O que te peço é que se algum dia vires alguém numa situação semelhante faças o mesmo que eu estou a fazer agora.
- Muito obrigado - disse, tão envergonhado como surpreendido.

Quando cheguei a casa contei aos meus pais e ao meu padrinho, que estava com eles. Logo ele me disse:
- Essa é a ideia de um filme. Chama-se Pay it Back, em português é o Favores em Cadeia.

Fui logo ver o filme. A ideia central é a seguinte:
Uma pessoa faz um favor importante a outras 3. Em vez de pedir para que essas pessoas lhe devolvam os favores, pede-lhes que elas façam 3 favores a outras 3 pessoas ,e assim sucessivamente. A corrente cresceria bastante rapidamente. Seriam inicialmente 3 boas acções, depois 27...

Quando esta ideia vingar todas as pessoas já terão beneficiado desta corrente e terão feito com que alguém beneficiasse dela.

Ontem cumpri a minha parte e continuarei a cumprir. Não só pela satisfação que deixo nos outros, como pela alegria que me dá a mim mesmo...

4 comentários:

Anónimo disse...

:)

G.

Maldini disse...

Uau.

Será que era possível?

Eu acho que não. Muito pouca gente é como nós. E nem nós punhamos um sem-abrigo em nossa casa :P Pelo menos não para já.

PB disse...

Parece que vou ter de ver este filme :p

Mau disse...

É melhor a ideia do que o filme em si, aviso já... lol

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.