sexta-feira, 12 de março de 2010

Da pastilha elástica ao Farmville


Antes de mais queria agradecer ao meu professor de História Económica e Empresarial por me ter ajudado a libertar-me da tortura do Farmville. Obviamente que o professor não conhece o VaiPaSelva, não sabe quem eu sou, nunca vai ler o meu agradecimento e, certamente, nunca saberá que me ajudou. Mas eu agradeço na mesma. E explico porquê.

Numa dessas aulas de História, o professor fala do gestor como alguém que começa, a partir de certa altura, a ter a obrigação de antecipar as necessidades do mercado e até a criar essas mesmas necessidades. E deu-nos um exemplo que me deixou a pensar: o da pastilha elástica. Reparem: a pastilha elástica faz mal. A pastilha elástica engorda apesar de não se poder engolir. A pastilha elástica nasce algures (uns dizem que foi no actual México, outros na Grécia Antiga, outros ainda que foi nuns índios da Guatemala) porque houve algum doidinho que resolveu levar resina à boca e começar a trincar. Houve um gestor qualquer que decidiu metê-la no mercado e hoje em dia quase toda a gente consome pastilhas mesmo sabendo do mal que fazem e ainda pagam por elas! Isto já para não falar de que há muito boa gente que está viciada nestas mesmas (malvadas) pastilhas elásticas.

Das pastilhas elásticas e da necessidade estúpida criada por elas passei para o Facebook e, mais especificamente, para uma coisa que me andou a queimar miolos durante muito tempo: o Farmville. O Farmville, para quem não sabe, é um jogo completamente estúpido em que a pessoa tem uma quinta virtual e tem de cuidar dela tentado aumentar a sua experiência, seja apanhando fruta das árvores, plantando e colhendo cereais ou flores, tratando dos animais etc.. Acontece que, depois de certo tempo a tratar da quinta, uma pessoa fica agarrada àquilo. Seja por uma questão de competição (de querer ultrapassar os amigos que têm mais pontos do que nós) ou por uma questão puramente sentimental (de não querer ver morrer as plantas e a quinta que tanto trabalho deu a construir) vamos continuando a jogar. Dei por mim a perder horas de vida a colher ervilhas ou a ordenhar vacas cor-de-rosa que dão qualquer coisa como leite ou iogurte de morango (já não me lembro bem).

Dei, entretanto, e em grande parte graças ao meu professor, conta de que tinha uma vida para além da quinta que era importante manter. Estes palhaços destes gestores não têm mais nada que fazer senão criar necessidades estúpidas como ordenhar vacas cor-de-rosa a darem iogurte de morango ou vacas castanhas a darem leite com chocolate? E nós não temos mais nada que fazer senão ir na conversa deles?!

Vim de faculdade para casa, liguei o computador, abri a página do Facebook e acabei com a minha Farmville. E, acreditem ou não, acho que recuperei a vontade de alimentar a minha Selva em detrimento de alimentar as vacas cor-de-rosa. Tenho para mim que escrever é uma actividade mais nobre do que a de tratar de bichos virtuais... só espero que não apareça por aí nenhum sacana de nenhum gestor a convencer-me do contrário!

22 comentários:

Resinoso disse...

Estou contigo, só não largo as pastilhas. É que antes das pastilhas e do Farmville andei metido noutra estupidez, os cigarritos.:)

Maldini disse...

Eu sou um resistente!

Anónimo disse...

"Tenho para mim que escrever é uma actividade mais nobre do que a de tratar de bichos virtuais" - não podias ter dito melhor!! =D

Asus disse...

Não concordo nada com o post. O farmville é bom. Vim aqui num instante, agora vou colher morangos para a quinta virtual. Ando demasiado ocupado para vir à selva, embora não perceba porquê...


[IRONIA, malta. IRONIA!!!]

Kafka disse...

Eu também sou um resistente. Sobrevivi a esse novo vício urbano

B disse...

às pastilhas elásticas e ao meu cigarrinho de vez em quando n há mesmo como fugir mas se há coisa de que me orgulho é de nunca ter ordenhado vacas cor de rosa xD e tudo graças aos meus colegas de faculdade ... é que passear pelos corredores e ver toda a gente a plantar batatas à hora de almoço impediu me imediatamente de vir a nutrir qualquer tipo de sentimento mais feliz pela dita quinta ... (chamem-me fora de moda mas eu vou manter-me fiel a CoD xDD)


... de qualquer das maneiras és o meu heroi! és aquele indivíduo em 1000 que conseguiu efectivamente abrir os olhos =P

Kikas disse...

As pastilhas elásticas engordam?? Só se for por darem fome depois de muito mastigar.

Esses gestores são mesmo uns malvados, mas certamente já reparaste que essa "malvadez" é o que por vezes traz a inovação e quase sempre o sucesso. Um dia, quando estiveres nessa posição, será que ainda pensarás como hoje?

Quanto ao Farmville é um negócio avaliado em milhões! É assustador, no mínimo. Eu também não jogo isso porque já antes de ter Facebook o pessoal dizia que era viciante; mas jogo outro. xD

Mau disse...

"Um dia, quando estiveres nessa posição, será que ainda pensarás como hoje?"

Nunca, Kikas! Nunca me verás na posição de um malvado gestor! Odeio gestores... era matá-los a todos! ;)

Kikas disse...

Looool

Titi disse...

eh mau.. desiludiste-me.. jogar farmville?? n entendo cmo e q se consegue jogar isso.. e uma seca =S.. joga PES =D


aaah.. i gestores e uma raça do pior.. nnca m hei-de dar cm gente dessa laia =D

Ranhoca disse...

Foi a mesma conclusão q cheguei há uns anos que me ajudou a dar um passo na desintoxicação de FM!!

É terrivel a sensacao de que o tempo passa rapido e fizemos pouco. Num jogo, o pouco passa a nada e a frustraçao atinge proporcoes abomináveis!

well done dear Mau

Anónimo disse...

Thanks on your marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you may
be a great author. I will make certain to bookmark your blog and will
eventually come back down the road. I want to encourage you to continue your great work, have a
nice day!

My blog :: games sex

Anónimo disse...

Your style is very unique compared to other people I have read stuff from.

Thank you for posting when you've got the opportunity, Guess I will just book mark this blog.

Look into my website :: password for

Anónimo disse...

Hi there, just wanted to tell you, I liked this article.
It was inspiring. Keep on posting!

Stop by my web site - Online XXX Games

Anónimo disse...

Great post. I was checking constantly this blog and
I'm impressed! Very useful information specially the last part :) I care for such information a lot. I was seeking this certain info for a long time. Thank you and best of luck.

my site :: password recovery

Anónimo disse...

Hi there, constantly i used to check webpage posts
here in the early hours in the daylight, as i enjoy to learn more and more.


Feel free to visit my webpage ... Best GPT Site

Anónimo disse...

Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account
it. Look advanced to more added agreeable from you! However, how can we communicate?


My web site ... Twitter Hack

Anónimo disse...

Spot on with this write-up, I really think this amazing site needs much more attention.
I'll probably be back again to see more, thanks for the information!

Here is my web page - virtual currency

Anónimo disse...

Can you tell us more about this? I'd like to find out some additional information.

Stop by my website: buxp

Anónimo disse...

Hi, I do think this is an excellent blog. I stumbledupon it ;) I'm going to return yet again since I book-marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

Have a look at my web site facebook password cracker

Anónimo disse...

Currently it seems like Wordpress is the preferred blogging
platform out there right now. (from what I've read) Is that what you are using on your blog?

Also visit my blog - Youtube Bot

Anónimo disse...

I know this if off topic but I'm looking into starting my own weblog and was wondering what all is required to get set up? I'm assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
I'm not very internet smart so I'm not 100% certain.

Any recommendations or advice would be greatly appreciated.
Cheers

Here is my site :: ways to make money online fast for free

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.