quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sabias que...




Venho-vos hoje falar um pouco do misticismo que está por detrás dos famosos penalties à Panenka.

Com certeza muitos não estão familiarizados com este termo, no entanto é este o termo utilizado na gíria futebolística quando nos referimos àqueles famosos penalties "picadinhos".


Não se lembram do penalti meloso que foi marcado pelo Helder Postiga nos quartos de final do Euro2004?? ESCÂNDALO!!

E agora.. Por quê Panenka??

Panenka foi um jogador Checoslovaco da década de 70 que ficou célebre por um penalti soberbo marcado ao guarda-redes alemão Sepp Maier na final do Euro 1976 quando esta final estava a ser decidida através de grandes penalidades.

Esta ousadia na cobrança do penalty imortalizou Panenka e desde então muitos outros jogadores têm tentado seguir o seu exemplo executando o mesmo gesto técnico que passou a ser chamado de "Penalties à Panenka".




Como disse muitos outros jogadores o tentaram fazer. Uns com sucesso, outros nem tanto. De sublinhar temos sem duvida o penalty de Helder Postiga,já referido, que deixou tantos portugueses com o coração aos pulos e um outro que é, para mim, o melhor penalty que já tive oportunidade de assistir em directo.
Foi Zinedine Zidane na final do Mundial de 2006 contra a Itália que com toda a classe, peso e medida fez isto. Só pena não ter levado o troféu.






Já outros jogadores o tentaram mas sem sucesso. Deixo aqui o video, que considero cómico, de um wannabe qualquer que se achou no direito de fazer isto:

2 comentários:

Anónimo disse...

E quando o Terry falhou três penaltis seguidos num treino!? E era ele o nosso marcador de penalties... xD

Anónimo disse...

sempre senti aversão a marcar penalties. Admiro quem se atreve a fazer uma proeza destas

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.