terça-feira, 7 de setembro de 2010

Uma vergonha...


Só vindo para o Brasil é que pensamos nestas coisas. Venho para cá e consumo o máximo possível da cultura brasileira: cinema, teatro, música, dança, comida, bebida, histórias e História.

E depois quando me perguntam:
"E de Portugal, o que me aconselha?" - eu fico embasbacado.

Peço, então, ajuda aos selvagens... Fado é uma escolha óbvia, talvez as canções de intervenção também. Mas que mais se poderá consumir via internet para levar um pouco mais do nosso país aos brasileiros?

5 comentários:

Maldini disse...

Fala-lhes da heterogeneidade paisagistica do nosso pequeno país. Que em tão poucos metros quadrados conseguimos viajar desde lindas planicies no Alentejo, a excelentes praias no Algarve contrastadas com as de água fria da Beira e Costa Vicentina, mas que primam pela beleza natural de escarpas e estuários. Que temos serras com neve e ilhas com sol. Que temos cursos de água líndissimos, aldeias antiquadas e cidades modernas.

Em relação à História diz-lhe que fomos nós (o país pequenino) que os colonizou, e que a parte mais importante da Cultura deles que é a língua fomos nós que lha demos. A mesma língua que teve um prémio nobel da literatura, e uma epopeia.

Que a comida mediterrânica no geral e a portuguesa em particular é óptima. Desde a Açorda à sopa da pedra. E que aqui dá-se caipirinhas às crianças e os Homens bebem bagaço.

Pablito disse...

Faz-me o favor de falar do Sport Lisboa e Benfica.
Explica também que tudo melhora quando o Clube vence, desde o comércio ao espírito alegre que se faz sentir em todo o País depois de cada conquista.
Parece-me que é o essencial.

Anónimo disse...

O Benfica!

Os grandes escritores portugueses: o Eça, o Camilo, o Aquilino, mais antigos. O Lobo Antunes, o Fernando Campos, o Pedro Rosa Mendes nos contemporâneos.
Nos poetas: o Camões,o Pessoa, o Mário Cesarinny,o Mário Henriques Lisboa...

O Benfica!
A música:os fados da Amália e do Alfedo Marceneiro e os mais recentes da Ana Moura e da Mafalda Arnauth.
O rock em português, os GNR dos bons velhos tempos (não os actuais) e os velhos Xutos (não os vendidos de agora).
Os grandes cantores de intervenção, uma coisa muito nossa, comparável à bossa nova deles: o sérgio, o grande zeca (um marco também no fado de Coimbra, juntamente com o Luís Goes), o fausto, o zé mário branco, os trovante antigos, o carlos paredes... Nas recolhas da múcia popular do michel giacometti e na brigada vitor jara...
Diz-lhes que temos alguma boa música clássica: o barroco de filipe pires e a música moderna de jorge peixinho... E bons intérpretes como a maria joão pires, o antónio rosado.
excelentes solistas como o mário laginha (com ou sem a maria joão), o bernardo sasseti, o antónio pinho vargas...
O Benfica!

Fala-lhes dos nossos pintores: Nuno Gonçalves, Vieira da Silva, Almada, Paula Rego...
Do benfica!

Não vale a pena alongares-te muito sobre o nosso cinema, mas o cinema documental do Jorge Pelicano e Aquele Querido Mês de Agosto do Miguel Gomes ( e eu aproveitava e falava do nosso kitch, do Marante, do Emanuel, do Nel Medeiros e do malhoa, gandas malucos).Este cinema é original, acho que lhes interessaria...
E do Benfica!

A nossa comida que, ou é defeito do meu palato, ou é mesmo do melhor: da lampreia, do leitão, do bacalhau, dos pézinhos de coentrda, do nosso peixe, dos percebes e das ostras, ufff, é só puxar pela memória. Dos nosso grandes restaurantes. E do nosso excelente vinho: o barca velha, o pêra manca, os patos, o vale meão, o batuta, etc, etc. Do Porto, do favaios, do madeira.
Do benfica!

Do minho que é verde: De trás montes que é árido e selvagem. do Porto que é a melhor cidade de portugal e o sítio onde os portugueses são mais brasileiros. Da costa de aveiro. De coimbra. da serra da estela, de castelo branco e do seu boom festival. do oeste, das suas praias e de óbidos. De sintra e de mafra. De Lisboa que é cosmopolita e tem o Glorioso. de sesimbra, de tróia e do portinho de arrábida (mas não fales na cimenteira). E de setúbal. Da imensidão do alentejo que faz lembrar o ceará deles. das suas praias que são as melhores de portugal, que pena as águas tão frias. Esquece o algarve na época de férias que não tuga, mas dá-lhe o benefício da dúvida em junho.
Do benfica!

Anónimo disse...

(continuando)
da nossa história que a escola desdenha: da resitência aos romanos e de viriato, da geração de Borgonha que nos fundou, da reconquista; da fabulosa geração de aviz, que foi do mestre de aviz a d. sebastião( e não deixes de lhes explicar que tivemos, entre outros, um génio no trono que foi D. João II e que, sem ele, talvez eles hoje falassem espanhol). do infante d. henrique que não foi rei mas é como se fosse. Diz-lhes que houve um rei dos nosso que fugiu para aí e foi morar no rio. Adorou e não queria regressar! fala-lhes em d. pedro que foi o nosso IV e o I deles. fala-lhes em 1640 e em 1910. E, claro, explica-lhes quem foram os nossos descobridores, Dias, Gama e (para eles é importante), cabral. mas não os braqueies. explica-lhes que corremos com os moutros do algarve, estivemos na guiné, em angola, em moçambique, na índia, no brasil e assobia para o lado quando te perguntarem como é que disso tudo chegámos ao ponto de ter um falsificador de licenciaturas a mandar...
E não te esqueças de lhes falar do benfica!

fala-lhes dos nosso monumentos: do nosso manuelino, estilo único no mundo, e dos jerónimos; dos templários e do que cá deixaram (do castelo de almourol e do de tomar; do mosteiro de alcobaça; dos nosso muitos castelos e, sobretudo, do de guimarães. Diz-lhes que somos o povo que existe há mais tempo, enquanto tal, em toda a europa. Vão ficar admirados!
E do benfica!

Da nossa arquitectura, principalmente de Siza Vieira (do museu de serralves, da casa do chá em leça, da igreja, dos bairro no alentejo, do pavilhão do conhecimento na expo...) e no souto moura que até fez um estádio de bola que é uma obra prima e não, não é o do benfica é o do braga...

Diz-lhes que somos um país geralmente seguro, que vives numa cidade onde te podes esquecer de deixar as portas abertas e onde podes andar à vontade durante a noite...
E do benfica, claro!

Bem, por agora acho que isto chega. Mas acima de tudo, não sei se já te disse, não te esqueças de falar no Benfica que é maior do que este imenso país. Eles sabem que o benfica é o clube onde joga o daid luís? Pois é, não podes esquecer-te de lhes falar do benfica.

Tuga

Maldini disse...

O Bruno Aleixo que tanto furor fez no Brasil!

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.