terça-feira, 4 de maio de 2010

A Leirosa, por Marsápio


Disseram atrás que o Praia da Leirosa merecia post. Pois eu sou eu a ter a honra de fazer um post sobre este fantástico tema.

O Praia da Leirosa é uma equipa da Distrital de Coimbra. Acontece que, e estou a falar da Divisão de Honra, ao contrário do que eu imaginava as equipas são bastante respeitadoras. Ainda assim, como em todo o lado, há excepções que - sabe-se - confirmam a regra. Uma dessas excepções é o Marialvas. A outra é o Clube Recreativo da Praia da Leirosa. 

Conta quem já lá foi que as tardes de Domingo nessa terra são altamente animadas. A malta reúne-se toda no campo, homens e mulheres, e vão apoiar a sua equipa ao seu pelado que tem um cheiro bastante característico. As condições são as mesmas de quando lá fui há 10 anos atrás. E, provavelmente, as mesmas - embora, hoje, num maior estado de degradação - que eu encontraria se lá tivesse ido há 30 ou 40 anos atrás. Mas não é isso que marca aquela equipa...

Os jogadores do Leirosa... ah, os simpáticos e bem tratados jogadores do Leirosa! Ora, vou evitar descrevê-los por uma simples razão: tenho medo. Não que haja razões para isso. Porque fora o facto de um me ter dado uma cabeçada num amigável porque eu o puxei (palavra de honra que só lhe puxei a camisola) não tenho razões nenhumas de queixa. Até porque foi a única vez que joguei contra eles este ano. As únicas coisas que posso dizer sobre aquela equipa é que o único pré-requisito para entrar na mesma é poder ser identificado na rua como mitra e ameaçar tudo o que mexe. Depois, dentro de campo, cabe-lhes dar porrada em tudo e em todos e ameaçar os adversários dizendo:
"Primo, eu conheço-te. Vais ver que qualquer dia apareces numa valeta!"

Ah, sim! Já me esquecia de explicar... para aqueles jogadores todas as frase começam por "Primo,". Deve ser um pouco à imagem do senhor do Gato Fedorento que tratava toda a gente por Sr. Vítor, para facilitar. Ali todos são primos. Os colegas de equipa e os adversários.

Para além dos jogadores há ainda o público: gente de todas as idades e de ambos os sexos que vão ao campo para fazer do futebol uma festa. Como todos sabem, a festa fica muito mais completa se existirem agressões, sangue, refugiados, cânticos bonitos e frase poéticas como a que me recuso a reproduzir, deixando-a à vossa imaginação - tudo o que digo é que a mulher do guarda-redes lhe prometia orgulhosamente e em altos berros qualquer coisa. Nem eu, Marsápio da Conceição, sou javardo o suficiente para a reproduzir por escrito. Mas a senhora gritava-a para gáudio de todos os presentes! E não venham dizer que é uma aldeia de pescadores a quem nada mais se pode pedir. Isto porque bem perto, na Gala, há outra equipa (que, por acaso, também desceu de divisão) que sabe o que interessa num jogo de futebol, ainda para mais entre equipas amadoras. Uma palavra de apreço, assim, para a equipa do Cova-Gala.

É um pouco por tudo isto que se sabia que no último e decisivo jogo do campeonato 90% dos acompanhantes da Divisão de Honra torciam pelo Poiares, por oposição ao Praia da Leirosa. O resto das pessoas eram do Poiares para não premiar o Leirosa um pouco por tudo aquilo que referi. Mas eu, tal como o anónimo do post anterior referiu, torcia pelo Poiares porque desde o início do campeonato eu defendo que uma equipa com jogadores com estes nomes tem de ser premiada. Não sei quem são e não sei as suas posições em campo. Mas já viram o que era jogar com uma defesa composta por Tuca, Sabino, Chiolas e Fifi, um meio campo com Carlão, Breda e Matado e um ataque com Rato, Morsa e Nando Zé?!

Aposto que agora conseguem partilhar a minha felicidade, tal como a do Chiolas, do Morsa e do Sabino, ao saber que o Poiares conseguiu a manutenção...

Cliquem aqui se quiserem ver o vídeo do jogo da primeira 
volta entre Leirosa e Poiares na Liga dos Últimos (a partir do minuto 11)

9 comentários:

pescador barco 6 disse...

Primuh marsápio so t digu k tas fdd. a leirosa pode n ter ovos p fazr omoletes ms tem naifas p te cortar a guela. ngm fala assim do melhor clube da leirosa. so para te calares nos ja conseguimos fechar uma equipa adversaria nu balneario durante 2 semanas e 3 dias. e um recorde. tudo com a ajuda dos grandes cidadaes dos pescadores da zona que disponibilizaram as caçadeiras e os tacos de beisebol p manter a ordem, coisas essas q deram muita falta em casa dessas pessoas para bater a mulheres filhos animais sogra e vizinhos. foram epocas dificeis para os homens da terra. mas td ultrapssado pla enorme vontade em manter aqueles porcos nojentos fechados que (vejam la e digam se nao ficavam fdds) marcaram-nos TRES GOLS e festejaram!!!! levantando o braço e a apontar para o ceu. espero q estejamos po ano na honra outra x pk dava-nos jeito ir jogar a coimbra onde o bagaço e a ganza e muito barata. e apanha-se sida com muita facilidade. c trabalho la chegaremos

Kafka disse...

Joguei 2 jogos: no primeiro amigável nada a assinalar, "apenas" o Mau levou uma cabeçada do médio centro deles com cerca de 150Kg e 7 ou 8 dentes a menos e a pura mulher do GR a prometer-lhe a divina c***, no segundo em nossa casa para o campeonato, porrada, mas porrada a sério, ameaças de aparecer morto em valetas (e já não era o primeiro), cuspidelas, nomes ao árbitro mesmo na cara dele sem sequer serem expulsos (aposto que o árbitro estava cheio de medo), eu juro que tinha medo de disputar algumas bolas (eu acho que eles nem sabem que isso existe num jogo de futebol) tal era a forma e a violência com que os leirosenses as disputavam.

UM VERGONHA, façam muito boa viagem até à 1ª, e, por favor, NÃO VOLTEM MAIS !!

Anónimo disse...

O que é mais triste naquela equipa de foras da lei é a sua total ausência de capacidade crítica. Quer dizer, aquela gente bem podia parar um pouco e pensar que o futebol não foi feito para andarem a agredir adversários e a darem espectáculos soezes de má educação nas bancadas. Mas não. Quando se lhes aponta estas críticas aquela gente que é, apenas, a equipa mais odiada do distrital ainda parte para a ameaça e o insulto fácil. Não há pachorra. Quanto a mim deviam partir para o alto mar para pescarem e ficarem por lá a jogar futebol com os atuns...

E é bem visto no post: mesmo ao lado uma equipa de pescadorres, o Cova Gala, tem um comportamento de gente normal. Será que é muito difícil?

Uma nota final para a referência ao poiares: uma equipa com aquelas personalidades todas não podia descer. Mas aqui o autor do post tem um esquecimento imperdoável: como é que se pode deixar de fora do onze ideal do poiares o Padreco, esse grande jogador com o seu mágico pé esquerdo ?

Gordo e feio disse...

Deviam ir jogar para a distrital de Viseu entao x) Isso acontece em todos os campos (quase)! Tive la cerca de 4 meses e vi somente um peronio partido (levou amarelo, pq o jogador nao ia isolado), um pulso partido, adeptos a baterem em jogadores com guarda-chuvas, a entrarem em balneários so parados pela GNR, etc etc! Isto so em 4 meses! Ahah

Anónimo disse...

Primo, por favor (eu peço muito): diz, reproduz o que a mulher do guarda-redes diz. Se for preciso vou a fátima de pé.

Vá lá primo (senão, olha a valeta)


Banhista da leirosa

Titi disse...

eu felizmente nos dois jogos q estive na convocatoria contra esses dignos senhores o meu trinador teve a feliz ideia d nao m por em campo =D.. mas digo-vos q esses senhores (e nao o clube) deviam ser irradiados do futebol.. nao serve d desculpa o facto de serem pescadores e de ser uma vila pescatoria com pouca cultura ou ate o facto d se jogar no distrital, pq muitos dos jogadores q jogam nesses escaloes ja participaram, tal cmo eu e muitos dos meus amigos pelas varias equipas espalhadas, em campeonatos nacionais, das camadas jovens no meu caso, mas mesmo de seniores no caso de outros jogadores.. o clube espero q n tenha culpa nenhuma, dai dzer pa n ser irradiado.. mas o q eles fazem dentro d campo e q teve o seu auge contra a AAC-SF e impossivel d se aceitar..

cumprimentos desportivos =P

(mau aqui esta cmo prometido =P)

Anónimo disse...

Este post é uma autêntica vergonha!

Anónimo disse...

Cuidado com a brincadeira, um dia destes ainda vão-se sentar num banco de réus. Isto é indigno e qualquer coisa que não lembra a ninguém. Faz-me lembrar as criancinhas da escola

Anónimo disse...

Enfim só te tenho a dizer que fazias tão mais belo trabalho a meter a cabeça num balde de m***a! e alguem aqui está confundido, o defesa não tem 150 kg e os dentinhos estão todos lá, não são só sete!

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.