segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como matar a Académica


Desde criança que me digo adepto do Benfica e simpatizante da Académica. E desde criança que ouço os meus amigos e colegas a dizerem que são do Porto e da Académica, do Sporting e da Académica. Há um, dois, talvez, que sempre foram da Académica e SÓ da Académica.

De entre o meu grupo de amigos (sim, esses mesmos que são do Benfica, do Porto, do Sporting ou até do Braga e da Académica) quase todos sabiam as músicas da Académica, muitos iam ver os jogos em casa, uns 10 eram sócios. E, provavelmente, cada um desses 10 sócios tinham um pai, também ele, sócio da Académica e adepto de outro clube. Já vamos em 20 sócios que não são adeptos exclusivamente da Académica. Mas iam ao Estádio, fosse ao Calhabé, ao Sérgio Conceição ou já ao Cidade de Coimbra e torciam pela Académica, sofriam por ela e eram os primeiros a participar naquelas saborosas invasões de campo aquando dos festejos. E pagavam as quotas. Sim, pagavam! E os que não eram sócios pagavam os bilhetes!

Gostava da Académica e sentia-me bem. Apenas enquanto muito jovem acreditei na Académica poética, na equipa dos doutores. À medida que fui crescendo e a ingenuidade foi diminuindo fui-me apercebendo de que isto tinha acabado. Não critico. É óbvio que, nos dias de hoje, não podemos ter uma equipa de estudantes na primeira divisão nacional. O futebol está demasiado profissionalizado para que isso aconteça. No problem! Gostava da Académica na mesma. Era a minha cor, era a equipa da minha cidade. Os adeptos (achava eu) eram diferentes. Toda a gente gosta da Académica, não é o que se diz? E essa era uma enorme vantagem...

Acontece que, e esta é a principal razão por que escrevo este post, esta enorme vantagem sofreu grandes ataques. Isto, porque na opinião de alguns iluminados ter mais do que um clube é algo de gravíssimo.

"És do Benfica, do Porto, do Sporting, ...? Então não podes ser da Académica! Sim, porque o verdadeiro academista é SÓ da Académica. E a Académica é diferente, porque é o clube dos estudantes. O clube dos estudantes de Coimbra e de fora, o clube de todos os licenciados, dos Doutores! É um clube de elite."

Como tal, parece que hoje em dia para se ser da Académica não posso ser do Benfica. Sim, sim, eu sei. O anti-benfiquismo é tão grande que esta polémica quase não existiu enquanto o clube não foi campeão. Este ano, muitos desses auto-denominados "grandes academistas" não conseguiram disfarçar que já nem os adeptos são diferentes dos dos outros clubes: continuam uns anti-benfiquistas primários.

Quando confrontados com este facto, a reacção é geralmente esta: "Claro que não podes ser da Académica e do Benfica. Se te revês nos valores do Benfica não te podes rever nos da Académica, o clube dos doutores". Eu sei, eu sei... é um clube de elite! Só apoiando o Dr. Berger, o Dr. Lito e o Dr. Sougou poderei sentir os verdadeiros valores da Académica. Só sendo como estes "grandes academistas" posso torcer por esta equipa diferente. Mas será que esta gente não entende que os clubes vivem de paixões irracionais? Porque sou do Benfica? Sei lá! Sempre fui. É clubismo puro, não tem a ver com os princípios. Sou do Benfica assim como os adeptos do Porto não deixam de ser do Porto por ouvirem as escutas do Apito Dourado e não é por isso que são corruptos. Gostam do clube e defendem-no. Ponto.

E porque sou, então, da Académica? Isso é diferente. Desde pequeno me habituei a ir ver os jogos e a viver esta camisola. Mas grande parte dos adeptos da Académica tem uma história diferente: são-no porque vieram estudar para Coimbra e acabaram por se afeiçoar ao clube. Provavelmente muitos vieram de fora e, portanto, chegaram a Coimbra já com outro clube no coração antes mesmo de o partilharem com a Académica. Isto justifica que a briosa seja uma paixão tardia e, daí, não exclusiva. E acham mesmo que o facto de a paixão pela Académica não ser exclusiva prejudica assim tanto o clube? Não. Só o beneficia. Torna-o um clube de que todos gostam. Ou tornava, até haver este movimento dos "grandes academistas" que querem uma Académica só ao alcance daqueles que a amam a ela única e exclusivamente. E depois os novos estudantes de Coimbra sentem que não é o clube acolhedor que, por tradição (essa que os "grandes academistas" tanto defendem) sempre foi.

Não tenho de explicar que são estes adeptos iluminados, estes "grandes academistas", que me afastaram a mim e a muitos dos meus amigos do clube, pois não? Não tenho de explicar que considero estas reacções uma falta de inteligência assinalável, pois não? Não tenho de dizer que muitos já não são sócios, que já quase nenhuns (haverá algum?!) sabem as música da Académica e que muitos poucos vão ao estádio, pois não?

Não tenho de dizer que, com grande tristeza minha, cada vez mais vejo a Académica como um clube igual aos outros. Não tenho de dizer que se os novos estudantes de Coimbra se sentissem bem ,como outrora sentiam, o Estádio estaria bem mais composto - sim, que eu ainda me lembro de ir, criancinha, ver os jogos ao Calhabé debaixo de chuva torrencial e de ver o estádio cheio de capas negras. Não tenho de dizer que são os "grandes academistas" que, cada vez mais, destroem a Académica. Não tenho de dizer que é por (ainda) gostar muito deste clube que escrevo este post. Mas também não tenho de dizer que não tenho a mínima esperança de que estes auto-intitulados "grandes academistas" abram os olhos e mudem o seu comportamento...

PS: Sei que o post vai doer a muitos. Sei que por ser benfiquista e academista (sim, ainda o sou) ao mesmo tempo não tenho direito a opinião. Mas a Académica de que eu gostava está a morrer. E eu tenho o direito de lutar por ela. Ou pelo menos, tenho o direito de abrir os olhos a uns "adeptos diferentes" que cada vez se assemelham a uns quaisquer do Benfica, Porto, Sporting ou mesmo... do Guimarães. Vejam este post como o grito de revolta de alguém que, apesar de tudo, gostava que o tempo voltasse atrás.

88 comentários:

Anónimo disse...

podias ter posto 1 foto da equipa de futebol e nao de rugby com o tonel...

Asus disse...

Não sendo de Coimbra e, por isso, desconhecendo os factos, se a atitude dos adeptos da academica tem sido essa falta de inteligência é um elogio para eles. Na minha terra isso só revela burrice. Ou anti-benfiquismo, claro...

Anónimo disse...

Pois é, eu critico e bem esse bi-clubismo, mas não é a esses estudante que vem de fora e que já têm um clube, não são de cá e é normal que não sejam da Académica mas que ganhem gosto, ÓBVIO... Em relação às pessoas de Coimbra sim, critíco, pois apoiam um clube que defende uma cidade que não a delas! Muita pena, a mim este post não doeu, mas pelo menos concordo que também queria muitas e muitas capas negras no estádio, mas se os estudantes já não respeitam o Traje Académico de Coimbra, o cortejo da Queima de Coimbra e até os doutores que estão acima deles que, por terem mais matrículas, merecem respeito e a devida "autoridade", enfim, não respeitam Coimbra, achas que se vão importar com a Académica...?
Só estou a querer dizer que a responsabilidade de haver menos gente académica, mesmo no estádio, não é só do que falaste

MN SMB

Anónimo disse...

E lá voltamos ao habitual tom: é de coimbra tem de ser da académica. Arre! Não adianta, mau!

Anónimo disse...

E outra coisa, essa atitude anti-benfiquista de que falas não é como falas sabes porquê? O desagrado que se demonstrou este ano deve-se sabes a quê? Vergonha no Estádio de Coimbra com tanta gente que deixou de torcer pela Académica (aqui já nem falo do bi-clubismo, mas no mínimo na hora, da verdade que SEJAM DE COIMBRA, que SEJAM ACADÉMICA, ah pois é, os meninos estavam para ser campeões e ia ser uma excitação o clube de Lisboa ganhar o campeonato, e são de Coimbra); e depois a vergonha que foi o cortejo da Queima, ou vais-me dizer que não querer que os estudantes usem o cachecol de outra equipa (atitude esta contra praxe)é ser anti-benfiquista...? É que deste modo não me venhas falar em valores académicos. "PONTO"!!!

Mau-r-à-dona disse...

Ó anónimo percebe uma coisa: tu achas que ser de coimbra é ser da Académica. MAS NÃO É. Podia ser do União, do Vigor, do Taveirense ou do Arzila.

Mais: se eu sou do Benfica e gosto da Académica por que raio haveria de ir ao estádio ver a AAC se o Benfica pode ser campeão?

Não há nada a criticar. Mais uma vez me provas o que dizia no post: não há esperança. Os teus comentários (estou a presumir que és o mesmo 15h57m) só provam o que eu dizia. Aquela vontade de criticar por não ser da Académica. E ao dizer que a ti não te dói nada presumo que não te sintas atingido. Pois eu digo-te: o post é precisamente para as pessoas como tu, que criticam o bi-clubismo.

Porque NÃO HÁ NADA para criticar. Ah... mais uma coisa: o Benfica não é o clube de Lisboa. A menos que Lisboa tenha 6M de habitantes. E quando o Benfica ganha não é Lisboa que ganha. Porque já há muito que ultrapassou os limites da cidade...

Anónimo disse...

Eu sou então dos poucos que sou só da académica e digo já gostas tanto da tua cidade, porque não apoias só académica, ou então teres académica em primeiro plano e depois os outros clubes?Que fraca mentalidade é dos portugueses em não defender só as cores locais, seja académica, união, sport,...Temos que ser todos iguais e vender alma a equipas que vem dizer mal e chamar merda a tua cidade. Ou então porque não se acaba com todos os clubes existentes e fica-se só com os 3 porcarias, não é isso que querem, não é onde vão por os vossos filhos a jogar, não é por esses que deixam de ir ver um jogo da académica? Tu não gostas que as pessoas sejam anti-benfiquistas, mas tu não serás mais anti-portista, ou anti-sporting é que demonstraste uma tão grande paixão pelo teu benfica que parece? Eu sou anti tudo aquilo que jogue contra académica.
Já agora académica é cada vez mais do povo de coimbra, académica tem que ser cada vez mais de coimbra

João António disse...

Oh Meu Deus, há gente tão retardada mental...

Epá ó Zombie, mas alguém quer saber que tu sejas do Benfica além da Académica!? Isso é problema teu!!!

Os 100% Académica sentem-se 100% felizes por serem genuínos e autênticos. De ti, só temos pena!!!

Sabes porquê não sabes? Porque tu és apenas uma ovelha no rebanho gigante de benfiquistas... são todos iguais, e tu és apenas mais um deles, coitado!

"Porque sou do Benfica? Sei lá! Sempre fui." - Eu digo-te porquê, caro Zombie. És do Benfica porque foste levado pela sociedade há tua volta.. as pessoas sem personalidade só conseguem escolher entre 3 equipas. Depois com a ajuda dos teus familiares que mandam em ti e te disseram para ser do Benfica foi um passo. Para fortalecer, é só usar as múltiplas capas vermelhas de todos os jornais e telejornais, vindas de jornalistas benfiquistas que também eles moldam a tua cabeça. És uma marioneta da sociedade, Zombie. És apenas um membro do rebanho.

Para terminar, epá Zombie, não fales da Académica por favor. Se te identificas mais com o clube da Freguesia de Benfica, limita-te a apoiá-lo a ele. Até porque esse clube é adversário da Académica, não queremos cá traidores. Portanto fica lá nesse teu rebanho de Lisboa.

Anónimo disse...

Com este texto tentas tapar o Sol com uma peneira. Esta "polémica" não é de hoje. É de ontem e de sempre. Seja com Benficas, Portos, Sportings e outros que tais.

É que os mais radicais até podem não tolerar que alguém seja de mais do que um clube. E têm de ser respeitados por isso, tal como tu também pedes respeito. Se eles foram bruscos, tu não o foste menos.

No meu caso, não tolero que sócios da AAC-OAF se aproveitem do seu bi-clubismo (e duplo-assocativismo) e comprem, com o seu cartão de sócio, bilhetes de sócio da AAC-OAF, e vão vestidos de vermelho (o exemplo que deste foi o Benfica, daí o "vermelho"; mas com os outros acontece exactamente a mesma coisa) apoiar o Benfica para a bancada de sócios da Académica! É uma falta de respeito e de carácter gritante!! É contra isto que me insurjo e foi isto que motivou a revolta de muitos. Se querem apoiar outro clube, comprem bilhetes para outro lado e vão ver esse jogo para junto dos seus.

É esta falta de carácter e de respeito que muitos (aparentemente, como tu) apresentam que consegue afastar a Académica dos seus adeptos. É que eu não quero estar a apoiar a minha Académica, no meu cativo, tendo à minha frente adeptos do clube rival (que no jogo anterior apoiavam a Briosa). Se querem apoiar "o outro", vão para outro lado.

Mau disse...

Ahahah

Sabes o que me dá mais prazer, meu caro João António? É que eu quando fiz o post era precisamente por saber que iam aparecer pessoas como tu. A partirem para o insulto. E sabes de quem é que eu falava no post?

Era precisamente dessas pessoas tão inteligentes como tu. Dessas que tão inocentemente caracterizam os benfiquistas de "todos iguais, e tu és apenas mais um deles, coitado!".

Se eu é que sou assim tão igual como é que consegui escrever um post a caracterizar o protótipo de adepto que TU, meu caro, és?!

Talvez as ovelhas sejam os adeptos de futebol que não conseguem ver mais nada do que isso à sua frente. Ah... e só não apaguei o teu comentário insultuoso porque achei que era um bom quadro do protótipo do actual "grande academista" intolerante e que se acha superior.

O zombie sou eu, o burro sou eu... e tu é que te enquadras na perfeição no post que eu escrevi.

Há coisas brutais, não há?
[Vem aí insulto novamente. Quando nem se percebe que o post não é sobre o eu ser do benfica ou da académica e isso é só um exemplo dado a coisa vai mal para esses lados e a única reacção possível é o insulto...]

Anónimo disse...

Primeiro não me chames anónimo porque se sou anónimo não é por mim mas por esta triste ideia (ATENÇÃO: esta selva tem uma política de privacidade bem definida. Jamais usar os nomes verdadeiros das pessoas nos comentários sob pena de serem apagados...), não me ando a esconder atrás dum computador para dizer o que quero, assino por baixo, e aqui está uma prova que este blog serve para as pessoas IREM PA SELVA PARA SE ESCONDEREM, eu? Esconder de quê??? Se me esqueci de dizer isso então desculpa lá pá, bem preferia que fosses do Vigor, ao menos é de Coimbra e não da freguesia de lá de baixo... Não vou perder aqui mais tempo pois não vale a pena gastar paleio e paciência a escrever... Tenho pena que tu como muitos outros só olhem pós grandes, só por causa disso agora sou do Arsenal... Ah espera, mas agora já me vens dizer se calhar que são idiotas aqueles que não apoiam as equipas portuguesas na Europa.... AHAHAHAHAHA É a mesma coisa caro amigo, tu apoias doutra cidade que não a tua, e eu apoio doutro país que não é o meu... Qual é o problema ARSENAL não é só Inglaterra...

Mau disse...

Anónimo das 16h48m:
Enganas-te. A única vez que fui ao Estádio este ano foi para ver a Académica vs Guimarães. Nunca fui lá apoiar o Benfica e se o fosse certamente que não iria para a bancada dos sócios, pela simples razão de que não o sou. E sim, compreendo essa tua indignação. É uma situação diferente das demais. Ainda assim é um risco: os bilhetes de época estão à venda para quem quiser. Mas é uma situação à parte das que falo.

Tu, pelo comentário que fizeste, não te enquadras no perfil que descrevi. Tens uma noção diferente da coisa. E concordo contigo: há que saber como e onde fazer as coisas. Provavelmente num jogo Académica Benfica, se fosse sócio da Académica preferiria ir ver para uma bancada de não sócios, claro.

Mas é isso que peço. Que haja respeito e compreensão. Porque se as reacções forem simplesmente as que os outros têm tido o que acontece é o que eu digo: as pessoas afastam-se. Digo e re-digo: isto é só futebol, portanto qual é o mal de ter mais do que um clube?

É isto que não entra naquelas mentes mais fanáticas mas que, parece-me, entra na tua sem qualquer problema. Desde que não se falte ao respeito, claro...

E parabéns por teres conseguido escrever um post sem seres insultuoso.

Aceita um abraço de alguém que queria mais adeptos com a mesma visão da Briosa que tu,
Mau

Mau disse...

Anónimo das 16h53m:
Anónimo, sim, que outro nome queres que te chame se não o metes lá?! Essa política de que falam os comentários visa não procurar revelar as identidades de quem não as quer revelar. Se queres revelar a tua está à vontade... para mim é igual seres o Zé, o João António ou o Asus. De qualquer forma não faço ideia de quem és.

E sim, estou contigo. Qual é o problema de ser do Arsenal? Gosto do Arsenal. E do Milan. E do Bayern. E do Barça actual. E do Real do Figo, Zidane...

É só futebol, meu caro! Qual é o mal de defender uma equipa de outro país?!

Asus disse...

Este último anónimo é o verdadeiro anormal. Agora sim, percebo do que falas no post.

"não me ando a esconder atrás dum computador para dizer o que quero, assino por baixo, e aqui está uma prova que este blog serve para as pessoas IREM PA SELVA PARA SE ESCONDEREM"

Parece os miúdos da primária a insultarem-se uns aos outros... enfim. Penso que provaste o que querias, mau. Há gente que não entende o que é um blog. Tudo bem. Agora eu acho que não devias aceitar estes comentários de raiva, de ódio, de insultos do princípio ao fim. Argumentação zero...

João António disse...

Insulto? Só te chamei de ovelha membro do rebanho do Sport Lisboa. Não és!?
Não és uma marioneta da sociedade? A imprensa sediada em Lisboa toma conta de ti. És completamente papado pelo marketing...
e tu é que és inteligente? ah ah AH!

Já te disse Zombie, eu tou-me a borrifar para ti e só li o teu post na diagonal, tenho mais que fazer...
Mas uma coisa é certa, "Matar a Académica" é ser adepto de um dos 3 estarolas. É por apoiarem os nossos adversários que eles são cada vez mais fortes e nós cada vez mais impotentes. Essas ovelhas dos 3 rebanhos já nem matam só a Académica, até a Queima das Fitas já conseguem destruir.

Por isso tu limita-te a apoiar a equipa do Bairro de Carnide. Lembra-te é que os Lisboetas que tu idolatras chamam a pessoas como tu de Provincianos. E és tu e os restantes provincianos que paga os impostos para eles construírem mais pontes.

De resto, guerras Lisboa vs Porto? Só se for para mandarem bombas atómicas uns aos outros e se auto-destruírem!
Força Coimbra! Força Briosa!!

Só mais uma nota: O Vigor está na 3ª divisão, a Académica está na Primeira Liga (mesma divisão que o Sport Lisboa)
Para acabar, deixo um minuto de silêncio pelos coitados sem carácter que se sujeitam a pertencer a 1 dos 3 rebanhos!...

Anónimo disse...

João António= Burro

Ó Burro, ninguém te insulta. Tu chamas zombies aos outros, nós chamamos-te Burro a ti. Não é nenhum insulto. É só o que tu és, não é verdade?

Anónimo disse...

Eu sempre achei que os valores da velha académica - da académica dos doutores, da luta contra o fascismo, do maio de 69 - são os valores do civismo, da urbanidade, do debate de ideias. Indivíduos como um tal de joão antónio revelam-se precisamente o contrário disso: o rapaz, de argumentos diz ZERO e a única coisa que dali sai é insulto gratuito e soez. Ora isso é o mais contrário possível do espírito académico. O post, parecendo a um leitor mais destituído, que é contra a académica não o é - pelo contrário, parece-me o mais academista possível nos valores que deixa transparecer, os velhos valores da académica da urbanidade, da civilidade e do criticismo; e as intervenções do tal de joão antónio na sua baixeza e hooliganismo, são do mais anti-academista que há.

Anónimo disse...

Para que fique bem claro Asus, tu e o gestor do blog que me digam onde é que fiz UM insulto em todos nos textos que fiz... Insulto fizeste tu e eu faço questão de retribuir, repito, retribuir e não insultar gratuitamente como fizeste: Tu sim, és um verdadeiro anormal... Esta foi pela parte do parece os miudos a insultarem-se uns aos outros, visto que não insultei a não ser agora.

Fizeste-me rir com esta: "Agora eu acho que não devias aceitar estes comentários de raiva, de ódio, de insultos do princípio ao fim. Argumentação zero..."

Parece que tu é que falas barato DO PRINCIPIO AO FIM quando não tens TU ARGUMENTOS, pois o que mais fiz nos textos foi dar argumentos do meu ideal, daquilo que defendo sem ofender ninguém nem a opinião oposta, apenas fazendo criticas construtivas. E depois são os meus comentários que são de ódio e de raiva que têm que ser apagados quando tu é que falas sem sentido... Sim, sem sentido, pois acabaste de me insultar e de dizer que eu não dou argumentos quando tu é que nem sabes interpretar textos, esta também serve para o eu parecer os miudos bla bla bla...

Em relação à transcrição que fizeste do meu último texto, se percebes tanto de blogs como falas sabes bem que em alguns deles certas pessoas fazem-se passar pelos maiores de mundo e que fazem e acontecem, fazendo SUPOSTAS AMEAÇAS por se encontrarem protegidos pelo anonimato dum computador... Coisa que ,de certa forma, acabaste de fazer de outra maneira, chamando-me de anormal, às tantas se tivesses ao meu lado apenas dizias: não concordo... Depois de tanta letra, sou eu a criança? Aprende a interpretar textos

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar para não haver dúvidas dos autores dos outros textos...

MN SMB

João António disse...

ah ah AH...

Sois uns cómicos!! :D

Vocês querem ser adeptos dos rebanhos e simpatizantes da Académica...
Quem viver as guerras de Lisboa vs Porto e ao mesmo tempo pertencer à pureza da Académica...

Não não! Não se enganem a vocês nem tentem enganar os outros!!!

Eu sou claro. Os que contam não são simpatizantes mas sim adeptos da Académica. Nós identificamos-nos com Coimbra e com os valores passados, actuais e futuros da Briosa, sejam eles quais forem, são sempre superiores aos dos Rebanhos.
E para nós não é Lisboa vs Porto...
é ACADÉMICA vs benfica/porto/sporting.

Anónimo disse...

Eu sei de pessoas, que quando vem cá o segundo clube deles por e simplesmente vão para a bancada cantar e gritar pela académica, pois o primeiro amor será sempre académica, agora aqueles que vem com cachecóis diferente e são sócios da académica ai para mim era não deixar entrar a pessoa ou cachecol, tem que haver respeito, quando não há ensina-se as pessoas a ter e foi isso que a mancha fez no último jogo com o nacional.
Pela tua lógica é normal haver adeptos do guimararães que sejam sócios do braga ou porto que seja sócios do benfica, ou sócios do sporting que seja adeptos do benfica, ou sócios do real de madrid que seja adeptos do barcelona ou sócios inter de milão e sejam adeptos do ac milão...? São todos exemplos em que as equipas são da primeira liga e como académica e o benfica é da primeira liga também poderemos ir pela mesma lógica!
Eu sei que existe muita gente não tem amor próprio e prefere vender-se e é a ideia do que é de lisboa ou do porto é que é boa, então vão para lá vivam lá e não digam que tem dois grandes amores, é que é a mesma coisa a tua namorada dizer amo-te muito a ti e ao outro, é que se tem um amor e uma simpatia agora dois amores?
Tu és claramente do benfica pelo texto que fizeste só espero que um dia quando o teu filho quiser ir para uma escola de futebol digas vá tu vais para o benfas filho e depois chegues lá e fechem a porta na cara...
Já agora iluminados são os do teu clube que vem cá criticar preços de bilhetes e na própria casa no jogo a seguir e vários jogos anteriores colocaram bilhetes ao mesmo preço de cá.
Já agora desejo que a académica seja igual aos outros, um clube bairrista em que os seus adeptos vão de corpo e alma para apoiar o seu clube e pessoas como tu que colocam outros a frente da briosa que nem entrem... Temos que mudar mentalidade e académica acima de tudo, não 14 jogos de preto e vermelho por dentro e um todo vermelho ou são 15 jogos ou para mim não vales nada mesmo que sejas um pouco vermelho azul ou verde por dentro.

Mau disse...

"Já agora desejo que a académica seja igual aos outros, um clube bairrista em que os seus adeptos vão de corpo e alma para apoiar o seu clube e pessoas como tu que colocam outros a frente da briosa que nem entrem... Temos que mudar mentalidade e académica acima de tudo, não 14 jogos de preto e vermelho por dentro e um todo vermelho ou são 15 jogos ou para mim não vales nada mesmo que sejas um pouco vermelho azul ou verde por dentro."

Está tudo dito...

El Gordo disse...

termos dois clubes na minha opinião, não tem problema nenhum. eu posso dizer sem problema algum, que gosto tanto do porto como da academica. que choro tanto quando o marcelo marca dois golos contra o paços de ferreira e garante a manutençao, como choro quando o costinha marcou em old trafford. como tenho tanto encanto por coimbra como por nova iorque. para mim, não é aó que reside o problema. a não ser para algumas pessoas cegas que aproveitam todas as situações para criticar os festejos dos vermelhos. os genuinos (entenda-se os que têm um só clube) de um clube pequeno são poucos, e serão cada vez menos. as pessoas procuram festejar, procuram rivalidades, procuram muitas vitórias, inserirem-se em grupos que lhes dão prazer. e nos dias de hoje a academica, não passa de um pequeno clube como um paços, naval ou olhanense. é igual sem tirar nem por. a academica tinha jogadores de coimbra, tinha um estadio no centro da cidade que enchia, tinha dirigentes que lutavam por valores e não por dinheiro. só quem entrou no estadio de coimbra para apoiar um jogo da segunda divisao da aac pode descrever o que era a academica.

indo de encontro com o que se fala no texto e o porquê de tanto se falar deste tema na nossa cidade, a questão é simples: o titulo de campeao do benfica (um titulo com uma certa raiva, gozo, merito) cincidiu com um dos dias mais importantes da cidade e o mais importante para os estudantes de coimbra. ninguem pede aos estudantes de coimbra que assinem um contracto a dizer que terao de ser da academica. a unica coisa que se pede a um estudante da Universidade de Coimbra é respeito. respeito pela instituição que traz aos ombros. respeito pela capa e batina. esse respeito foi quebrado no ultimo cortejo.

mau, se tu tinhas saudades da antiga academica, a academica dos doutores, aquela em que tu acreditavas, então nesse tempo, nos cortejos cantavam-se musicas de coimbra, de amor e saudade a coimbra, haviam coreografias com as bengalas, etc. e eu exijo (enquanto a minha competencia me permite) que o cortejo seja uma homenagem a coimbra, à Universidade onde estudamos. por respeito a todos os habitantes de coimbra que se deslocam à praça e pensam ir ver um bonito espectaculo. espero sinceramente não participar num cortejo em que se pareça mais com uma carnival parade. voces perguntam qual e o problema de andar com um cachecol do benfas ao pescoço enquanto trajado? qual é o problema cantar musicas do benfas durante o cortejo? qual é o problema levar uma camisola do benfica por cima do traje? nenhum. na verdade, neste mundo cada vez mais, somos livres para tudo. e eu pergunto: qual e o problema de levar sapatilhas brancas enquanto trajado? qual é o problema de usar calçoes enquanto trajado? qual é o problema de estar no estadio do restelo num belenenses-leixoes, e ir torcer pelo benfica? nenhum, é só uma questão de respeito. um dia destes ainda nos vao perguntar: qual é o problema de nao ir ao cortejo?

Anónimo disse...

Acima de tudo isto é um diálogo de surdos. Porque uma das partes que aqui comenta - os joões antónios - entende que só há uma forma de se ser da académica que é a dele e não tolera nenhuma outra. Ao passo que o post defende e eu concordo, que há muitas formas de se ser da académica. Uma destas partes é o o paleio dos ayatolas, dos fundamentalistas e é fácil perceber qual é. Mas é o mesmo ayatola antónio que vem dizer que os outros são rebanhos. É uma afirmação espantosa vinda de alguém que, precisamente, não admite outra posição que não dele.
Convém ainda que os joões antónios sabem que não são os representantes do academismo. Mas em nome de que é que um tal indivíduo se acha o guardião da pureza? Não me sinto menos academista que ele e sou sportinguista além de benfiquista.

O ayatolismo não é só uma forma de intolerância. É em primeiro lugar uma das formas mais radicais de BURRICE!

kangaz disse...

Em Portugal é sempre a mesma miséria. As pessoas não tem valor à sua cidade, não a defendem. Em Inglaterra por exemplo uma pessoa de londres é do chelsea, arsenal, ou outra de londres. nunca são do manchester. Mas em Portugal não, em todas as cidades, sitios há pessoas que sao dos 3 grandes. São essas pessoas que iram defender os valores, os clubes da cidade?NAO

quem defende é quem vive verdadeiramente a cidade

João António disse...

É ayatola e não sei quê, chamam-me todos de Burro, mas vocês é que baixam o focinho e seguem o rasto do cheiro do resto do rebanho...

Eu admito qualquer posição, até porque sendo consciente conheço-as bem. Voces só conhecem uma posição: Ser do Benfica, ser do Porto, ou ser do Sporting.
Zombies!

Gajos como vocês tão-se a cagar para a Académica, preferem a Académica na 2ª divisão com meia dúzia de estudantes, para continuarem a apoiar à vontade o vosso Estarola na 1ª divisão.
Os verdadeiros Académicos tão-se todos a cagar para vocês. As nossas vitórias são as vossas derrotas, como os recentes 0-3 na Lâmpada e o 1-2 no Batatal.

Continuem lá nas vossas guerrinhas Lisboa vs Porto a atirar calhaus uns aos outros pá.... mas por favor, se são Simpatizantes da Briosa sejam, mas não se misturem com os genuínos ADEPTOS da Académica de Coimbra.

Anónimo disse...

Só Ni-gas!

Anónimo disse...

Eu sou só da AAC. É o clube da minha cidade e fui estudante. Porque haveria de apoiar outro clube?
Nós só somos "superiores" aos adeptos de Coimbra que apoiam um clube que não tem nada a ver com eles. De resto somos iguais aos do Vigor, Olivais, União, Benfica (os de Lx), Porto, Rio AVe, Paços Ferreira.... Afinal quem não se sente superior quando se tem uma relacção simbiotica com o clube (no nosso caso, como estudante ou como sendo de Coimbra), quando os outros apenas gostam vitorias, mesmo que só as vejam nos estádios quando o rei faz anos?

Anónimo disse...

Para me rir mais um bocado, se querem ter e dar razão ao bi, tri, tetra ou penta-clubista, então vou fazer de conta que apoio isso e pergunto, porque são então todos da Académica e do Porto/Sporting/Benfica e não da Académica e do Braga/Boavista/Belenenses???? Será que agora já vão engolir um bocado e responder finalmente, "Porque o meu pai também é e porque são os maiores (porque ganham)"??? Epa, admitam... porrque não são da Académica e do Beira-Mar?

Anónimo disse...

MN SMB

Magnífico disse...

Oh anónimo dos primeiros posts (peço desculpa se ja alguem falou do facto mas é tanto texto e com tao pouco interesse para mim que não me detive a lê-los afincadamente), o traje académico a que falas tem nome chama-se CAPA E BATINA! Se ao menos és de Coimbra, se ao menos és da Academia ou já o foste, e não queres que nenhum morra e desejas ser o purista dos puristas, então sê-o completamente!

Anónimo disse...

o inteligente deste post nao sei o porquê de tanto trabalho para esta escrita já que tudo o que ele diz parece que se ta a desculpar perante ele proprio de nao ser 100% academica... epá deixa lá nao fiques xateado por seres de coimbra e ser mais um lampeao..é normal... agora nao venhas dizer que os academistas genuinos que passam anos e anos a deixar tudo de parte para viver academica venham concordar contigo... por nos podes te juntar aos lampioes e quando tiveres do outro lado no estadio es igualzinho a eles..quero la saber se vias os jogos no antigo calhabé.. eu tambem os via e continuo a ver, tu se calhar nao viste assim tantos pk se calhar nao tinhas essa maneira de pensar... ou entao es um mero simpatizante de futebol no sofá.. nao venhas agora é criticar verdadeiros adeptos por tarem-se a cagar para todas as equipas no mundo que nao a sua...
que vais fazer no sabado? vais ou forum ou ao dolce vita? ou ao parque verde comer um gelado? eu vou a lisboa ver o futsal da academica contra os olivais quem ganhar sobe a primeira divisao... consegues perceber a diferenca? estamos fartos de merdas que digam que tambem gostam da academica...po caralho nos momentos que é perciso nao estao lá...só se houverem umas borlas..

ass: trinca cabeças MN85

Mau disse...

MN SMB:
Lê o post. A resposta está lá...

Anónimo disse...

Eu desde miúdo que sou do Sporting e de Coimbra. Hoje digo com muito orgulho sou da académica e simpatizo com o Sporting. E como é óbvio nunca torci pelo sporting contra a Académica. Acho que as pessoas de Coimbra até podem ser de outros clubes mas acho que devem ter respeito pelo clube da cidade e pela universidade. Não acho bem que alguém de Coimbra vá ao estádio assobiar jogadores do clube da sua cidade e os adeptos do clube da sua cidade, é simples vejam o jogo na tv, dá sempre, e se quiserem ver ao vivo o clube de Lisboa ou do Porto vão à Figueira a Leiria, agora a Aveiro, ou então ao Porto ou a Lisboa . E se este tipo de atitudes são incompreensíveis por parte de conimbricenses que gostam de outros clubes é porque realmente algo está mal com a cidade.

Anónimo disse...

ARRE que tu...

Caga nisso MN. A sério ;)

Mau disse...

MN:
E, no entanto, eu sou mais da Académica que tu ;)

Magnífico disse...

Oh João António, e porque não viras o argumento ao contrário? Não foste tu influenciado pelas pessoas que vivem contigo que te rodeiam a apoiar a Académica? Não terás sido tu também um dos que, de forma diferente, terá baixado o focinho e seguido o resto do rebanho, se bem que mais pequeno?

Sinceramente, estou-me a cagar para a vossa conversa do ser ou não ser Académica. Académica, do OAF, não é Académica, da Academia. Não tenho cultura de ir a muitos jogos de futebol, porque os preços sempre foram caros, mas garanto-vos que mais depressa luto e apoio a secção do judo, do basketball ou outras, do que a do futebol, quanto mais a do OAF.

Por isso anónimos e afins, não venham com a conversa do biclubismo, porque na nossa cidade há duas Académicas. Afinal qual é que vocês apoiam?

Anónimo disse...

e subscrevo completamente o comentário do el gordo

João António disse...

Lá está "Magnifico", se me perguntas Porque sou da Académica, eu consigo responder-te em várias páginas. Se eu te pergunto Porque és do Sport Lisboa, tu vais ter dificuldades para encontrar sequer uma frase para responder.

Porque eu tomei uma opção individual e reflectida, tu tomaste a opção dos outros.

De resto, essa de separares a SF do OAF é ridícula. És apenas tu a tentar arranjar um motivo para justificares o teu apoio a um Estarola em troca da Académica. Porquê? Porque tens mais com que te identificar no Benfica do que com a Académica-OAF!? Ah ah AH!

Vá apoia a SF da distrital só porque são jogadores ex-estudantes da Universidade. Assim na primeira liga tens já não tens que te sentir tão mal em trair a Briosa.

Mas ficas a saber, em futebol, a equipa da Académica original, foi a que ganhou a Taça de Portugal em 1939, ficou em 2º lugar em 1967, fez história na final da Taça de 1969, mudou de nome para CAC, e voltou a mudar o nome para AAC/OAF... mas é essa mesmo, a AAC/OAF.
A Secção de Futebol foi criada em 1977 por alunos que não tendo qualquer categoria para alinhar na AAC/OAF queriam jogar amigavelmente futebol.


UM ABRAÇO AOS 100% ACADÉMICA!
QUE PRAZER EM SERMOS ÚNICOS E AUTÊNTICOS!!!

Anónimo disse...

Há 2 Académicas (estupidamente) mas ambas são de Coimbra, não de Lisboa...

Em relação ao comentário que se referiu a mim acerca do "traje"... Não me venhas sequer tentar dizer o que é a CAPA E BATINA e o que é senti-la porque é completamente escusado... Se falei "Traje Académico de Coimbra" e Não "CAPA E BATINA" foi para dar mais ênfase para a falta de respeito ser para com a Academia e o seu traje... Eu sei muito bem que se chama CAPA E BATINA, ou por ter esse nome deixa de ser o Traje Académico de Coimbra? Quando entraste para a universidade, se entraste, e te perguntaram o que é que ias fazer o que respondeste? Vou comprar o "TRAJE" ou será que dixeste mesmo vou comprar a Capa e Batina?

Não me venhas dar moral em relação a VIVER COIMBRA, A ACADEMIA E O TRAJE ACADÉMICO DE COIMBRA...OU A CAPA E BATINA.


Agora vou ter que sair que vou apoiar o CLUBE DE FUTEBOL "OS VENDIDOS"

MANCHA NEGRA S.MARTINHO DO BISPO
OS MESMOS DE SEMPRE

Magnífico disse...

João António, ficas a saber que não sou do Benfica, aliás, na verdadeira acepção da palavra não sou adepto de nenhum clube, porque não vivo nenhum clube com a intensidade que os comuns adeptos vivem. Sou simpatizante, sim, mas até do touriz posso ser simpatizante como não gostar de outro qualquer clube. Se quiseres saber de que sou adepto, sou adepto da secção de judo da AAC. Quanto ao futebol tenho uma ou outra preferência, mas os jogos que gosto mais de ver são os da liga dos campeões e os dos europeus e mundiais, por isso imagina o meu amor árduo pelo futebol. E não me causa qualquer confusão que duas pessoas gostem de dois clubes, afinal também há pessoas que gostam de dois sexos, e não é por isso que elas são umas vendidas.

Anónimo, ficas já a saber que já fui ensinado a dizer capa e batina antes de ir para a faculdade e a quem me conhece pago um euro a quem alguma vez me ouviu, desde o início da universidade a dizer traje, e só não uso capa e batina desde o meu primeiro dia como caloiro porque não tive tempo para a comprar logo. De qualquer das maneiras não te dou lição sobre o que é viver Coimbra nem viver a praxe, porque pode-se viver ambas de formas diferentes e como tal não têm comparação, por isso, meu caro, não tenho essa pretensão, ao contrário do que pretendes insinuar.

Gordo e feio disse...

É lógico que ninguém pode criticar uma pessoa por ter 2 clubes! Por mim podem ter 3 ou 4...A situação discutida é a da actual Académica que eu como sócio e adepto presente em muitos jogos não a revejo na Académica de que aprendemos a gostar! Mas a revolta que demonstrei nas últimas semanas, foi o facto de o cortejo académico, ter sido transformado num autêntico carnaval para benfiquistas! E ai sim, futebol à parte, foi uma falta de respeito! Esta é a minha opinião! Claro que as opções são tomadas por cada um, mas independentemente do clube em questão, não achei correcta a atitude por respeito à tradição coimbrã!
Como é lógico por se ser de Coimbra não tem de se ser da Académica! Mas acho que um estudante devia ter orgulho quando vestia a capa e a batina poder gritar bem alto ACADÉMICA como grita F-R-Á! E não gritar Benfica, Porto, Sporting, Braga, etc etc! Mas quem sou eu para "impôr" a minha opinião!

Anónimo disse...

Teu coração provinciano,
coimbrinha, é vermelho
e eu concordo
que és um tanso.

Mas se é riscado, coimbrinha,
branco e verde, azul e branco
bronco és
e eu concordo!

Quando cá vêm, impantes,
os grandes que te fascinam,
metes um cachecol garrido
e engrossas a manada.

E no fim, quando partem
rindo-se de ti pelas costas,
ficas em Coimbra e nem vês,
coimbrinha, o quanto és tanso.

Mas, tirando isso, tudo bem.
Abraço,

Anónimo disse...

Chamas "Capa e Batina" e não "Traje", mas não podes dar a entender que Traje Académico de Coimbra está errado

Anónimo disse...

Sou do Benfica. Adoro Coimbra. Adoro o espírito académico. Adoro Futebol.


Também sou profundo apoiante da pena de Morte Desportiva para seres vivos como este João. Devias ser proibido de ir a estádios, de ver desporto na televisão, de falar de desporto , de comentar posts desportivos, tudo.

João António, tens razão, não és burro. Um burro nem sequer é coerente no discurso. Já tu és super coerente. O único problema que tens é o da não abertura. Não sabes ver as coisas como elas são, da forma mais transparente possivel. Tu, pura e s implesmente, és um anormal sem noção que merecia ser queimado vivo(desportivamente lol, ou nao).

Se nacionalistas fanáticos como tu já emerdaram tanto este mundo em tanta coisa: politica, religiao, racismo e só o desaparecimento deles trouxe paz, talvez não fizesse mal nenhum que alguém estalasse os dedos e desaparecesses do mapa.
Ehpa, e nao me refiro a morto-vivo(Zombie), isso n trazia descanso a ninguém.

Se formos a ver bem nem fazias assim tanta falta. O futebol agradecia

Que Deus perdoe este fdputa

argolinhas disse...

em primeiro lugar vou dizer que sou benfiquista.

agora vou dar a minha opiniao sobre o assunto: sou estudante da faculdade de medicina de coimbra, se me perguntarem se tenho mais orgulho em ser estudante de medicina ou ser do benfica respondo em 2 segundos que tenho mais orgulho em ser do benfica.

ha duas semanas recebi uma mensagem que dizia o seguinte: Domingo as 6. Sabem quanto tempo demorei a decidir que ia ao jogo e nao ao cortejo? os mesmos 2 segundos.

Nesse dia a noite trajei e pus o meu cachecol do benfica. se me envergonho disso?nao.percebo os vossos argumentos contra isso?percebo.mas o que eu pensei foi assim: no orgulho que tenho em ser estudante de coimbra vou por o meu cachecol do benfica hoje...e ja agora nao tenho o simbolo do benfica na capa...mas tenho la o simbolo que a minha namorada me deu...se posso ter o simbolo em sinal do meu amor a minha namorada pq nao havia de poder meter o meu cachecol um dia para festejar?

agora ha so mais uma coisa que eu quero dizer: ha um dia por ano na minha vida em que nao consigo cantar musicas do benfica.que ate mando calar se ouvir musicas do benfica...um dia em que se canto musicas da academica...esse dia e quando estou naquele jantar de amigos convosco...ai sim ha pessoas que me fazem ter respeito( e nao precisam de mo impor) porque me fazem ver o que o amor a um clube como a academica que e um clube diferente na cabeça e acçao destas pessoas...

Mau disse...

AHAHAHAHAH

O MN SMB é de São Martinho do Bispo?!?! 'pera lá! Não devias ser do Esperança, pelo teu critério?! x)

slbaac disse...

revejo-me totalmente neste post. PARABENS !

João António disse...

Isto é cada um...

Um limita-se a chamar filho da puta aos que não conhece, outro auto-proclama-se anti-praxe(!), outro faz comparações com equipas da distrital quando estamos a falar da Primeira Liga...

Epá, para vocês basta responder uma vez e nem preciso fazer fotocópias... Fotocópias já vocês são um dos outros!


TÁ TUDO A SEGUIR O REBANHO PARA A FREGUESIA DE BENFICA!! SIGA LÁ!!!

VAI TUDO PARA LISBOA!

POR UMA COIMBRA MAIS LIMPA!!

Mau disse...

Não vou responder mais a determinados zombies...

Obrigado por aparecerem e por comentarem. Todas as opiniões valem a pena. Quanto mais não seja porque dão para rir um bocadinho :)

Fcouceiro disse...

Olá a todos.
Antes de mais sou 100% Académica!

Vou dar-vos a minha opinião sobre esta matéria.
Que haja pessoas que tenham 2 clubes não me choca.
Agora definam prioridades.

Por exemplo,se o vosso primeiro clube for jogar a Coimbra então vejam o jogo na bancada de NÃO-SÓCIO.!!!

Mau disse...

Concordo, Filipe. E sê bem vindo ;)

Kapitão disse...

Boa noite a todos!!

Quanta barbaridade já se escreveu sobre este tema, tão bem retratado pelo Mau...

Na minha opinião, esta questão da escolha de um clube preferido, passa primordialmente por uma questão socio-cultural. E em Portugal, felizmente ou infelizmente, reina a preferência por um dos três grandes. Se conhecerem o fenómeno inglês, este é completemente diferente, com as pessoas a apoiar o clube da sua terra quase em exclusivo. Bem ou mal?? Amigos, cada um sabe de si...

Agora, odiarem e desprezarem alguém por serem de um determinado clube e igualmente da Académica??

Tenham dó, supostos mega adeptos da Briosa. Se vocês amam tanto assim o clube, não se preocupem tanto com estas questões laterais e tentem informar-se bem sobre o que realmente se passa no clube, e sobre o que não se faz ou não quer fazer, para realmente colocar a Académica no local onde historicamente deveria estar no panorama nacional e internacional...

Essa deveria ser a preocupação central de quem se assume tão academista como vocês...

Cumprimentos a todos

PITT disse...

antes de mais mau grande post, argolinhas grande comentario!

como quem me conhece sabe sou desde pequeno da AAC,esse é o meu grande amor, mas sempre simpatizei com o sporting!
Ao longo de anos vibrei com as vitorias, chorei com as derrotas da AAC, e tenho a certeza que niguem aqui sente mais a AAC que eu, podem sentir tanto quanto eu ( e aqui incluo o autor do texto pq o conheco). mas hoje em dia tenho pena desta academica, esta nao é a minha academica, nao é a academica por quem eu chorei quando voltamos a 1ªdivisao, nao é a academica por quem eu joguei anos e anos com aquele nervoso e orgulho de representar um embelema tao grande como este! hoje nao consigo chorar nas derrotas da academica,nem vibrar nas vitorias, o sentimento foi se perdendo por culpa de quem manda na AAC, e dos que se dizem socios da AAC e depois aplaudem com a vitoria dos outros(benfica, porto, sporting etc) nos lugares de socios, isso a mim deixa-me irritado, e o amor de uma criança vai se perdendo! fui socio durante anos, ja nao consigo ser, hoje sofro mais nos jogos do sporting, vibro mais com as suas vitorias ( menos contra a AAC) mas nao choro com as suas derrotas, pois so pela minha academica é que chorarei!

Apenas sinto a verdadeira AAC quando nos "nossos jantares" aquela familia volta aos seus tempos de infancia, os canticos que se recuperam, os choros que voltam, amizades que a VERDADEIRA AAC criou e uniu (e que esta tentou derrubar)!

a verdadeira AAC sao as amizades que se criam, e ficam! eram aqueles domingos onde a malta se juntava para ir ao estadio pq nada nos dava mais gozo, onde pessoas so da aac ou da aac e de outras se juntavam mesmo contra os grandes e gritavam a uma so voz "BRIOSA", onde principalmente havia RESPEITO

abraço a todos os que gostam da MINHA ACADEMICA

Fcouceiro disse...

Obrigado Mau.

Em Portugal instalou-se a opção de escolher 3 clubes.
Os jornais só falam dos mesmos,as tv´s também!
As pessoas,os jovens só ouvem e vêm coisas sobre os mesmos clubes todos os dias.
É normal uma criança que só ouve e vê noticias na televisão de 3 clubes opte por algum deles.E a comunicação social em Portugal tem MUITA responsabilidade nisto.

Não é um problema da Académica,é um problema de cultura em Portugal.

Soluções??
Primeiro não haver tantos jogos na TV e a horas impróprias!!!

PITT disse...

Eu nao concordo, e critico todos aqules que trajados vestem as cores de outros emblemas que nao a AAC! mas se nao querem correr o risco de ver isso voltar a acontecer para o ano, entao por favor voltem a por o cortejo a terca feira, como manda a tradiçao!

Anónimo disse...

oh medico parolo se eu te tivesse visto trajado e com o calchecol do benfica tb nao pensava dois segundos....

Anónimo disse...

Traje e cachecóis do benfas não dá, lê um pouco o código da praxe ou também quando fores fazer uma operação vais de calções, meias brancas e chinelo de dedo e nem lavaste as mãos, se calhar tens que ler normas para ir para uma sala de operações?
Vendam-se só por vitórias e roubos, como toda gente vê ou ninguém quer ver quando um clube como académica joga contra os 3 vergonhas vejam os túneis pois existem jogadores a baterem-se em si mesmo pois só alguns são punidos.
Sou de Coimbra, sou estudante, não tenho ninguém que seja da académica na familia, pois são de outros pontos do país e defendo a minha cidade e o meu clube.

João António disse...

eu fico atónico com certos comentários!!! surreais!!!

Este PITT vem dizer que foi perdendo o sentimento da AAC:
"por culpa dos que se dizem socios da AAC e depois aplaudem com a vitoria dos outros(benfica, porto, sporting etc) nos lugares de socios"....
E por isso prefere apoiar o Sporting de Lisboa!?!?!?!!!!

AAHAHAHAHAHAHAHAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHAHAHAHAHAARGGGGGGHHHHHHHHHHHH!!!!! CÓMICO!!!!!!

O mesmo PITT elogia o comentário de argolinhas!!!
argolinhas, o "ser" que se sente honrado de ter vestido a CAPA E BATINA juntamente com o Cachecol do Sport Lisboa, um completo atentado ao secular código da PRAXE.
argolinhas que devia ter a honra sim se não voltar a usar CAPA E BATINA, e ser declarado anti-PRAXE.

argolinhas que equivale a um Português com a camisola de Portugal vestida e um cachecol da Espanha a grita "Viva La España!"... e compreende-se, afinal a Espanha é um país maior e foi ainda recentemente Campeã!...


Palhaços!
Não tenho tempo de responder a todos porque vocês são demais, admito mm que são um rebanho enorme, o que é bom para as pessoas genuínas como eu... é que assim...
SOMOS AINDA MAIS ESPECIAIS!

FORÇA BRIOSA!!!
ACADÉMICA APENAS E SÓ... SEMPRE!

argolinhas disse...

oh joao antonio com o cachecol de espanha nao...mas com a camisola do ramires do brasil es capaz de me ver... :).

argolinhas disse...

quanto a ir para a sala de operacoes podes ter a certeza que tenho de ler as normas...ate porque nao nasci ensinado...alias nascer so mesmo benfiquista...o resto que sei fui aprendendo...

Anónimo disse...

O Benfica lembra-me o Canal história... O último título na era Salazar vai já há algum tempo e está de volta esse regime! Por capacidade própria nos últimos anos nem às competições europeias iam. Oh estarei enganado?

Taças da cerveja? Bebo todos os dias uma!

BRIOSA no pensamento, Briosa no coração... Nós somos a verdadeira Tradição!

Voltaremos a ser enormes!
VIVA A ACADÉMICA!

SE JOGASSES NO CÉU MORRERIA PARA TE VER!

Magnífico disse...

Meus caros que extremismos! Declarar uma pessoa anti-praxe por causa de andar com um cachecol? Em que mundo em que vocês vivem, que código da praxe é que vocês leram? Está errado? Está! Se se pode, não! Agora declarar anti-praxe por causa disso, AHAHAHAHAH! Quando andares um dia de batina sem capa por descuido, lembra-te deste momento e passa a auto-denominar-te anti-praxe. Nestes casos, meus caros, dá-se nas unhas!

Nesse dia só tive pena de não estar uns graus hierárquicos acima :'). Mas vá não confundam sentir a academia com sentir o clube de futebol, não é bem a mesma coisa.

AAh anónimo, por mim diz o que quiseres, para mim, traje usam os ranchos folclóricos, eu uso capa e batina. Agora vai lá ver ao código da praxe se vês alguma referência sequer ao teu Traje Académico de Coimbra...

PITT disse...

gostei do comentario dor argolinhas sim, embora nao concorde com tudo o que ele disse gostei no geral!

e sim fui perdendo a sentimento, e cada vez perco mais, com adeptos como tu que ja nem conseguem ver o que se passa no clube que tanto dizem amar oh joao antonio!

nao consegues ver que cada vez mais esta academica nao respeita os seus adeptos, os seus socios e simpatizantes! dizem que querem chegar cada vez mais perto dos grandes, e para ja tao a conseguir, com um presidente que pode ir dentro!

ja disse e volto a dizer, ninguem aqui sente mais a academica do que eu! eu jogei 11 anos com a torre da universidade ao peito! é praticamente uma vida! pouca gente tem esse privilegio! apenas os que me conhecem sabem que o que sentia quando fazia o grito, hoje apenas o sinto quando o faço com os meus!

a Academica mais dia menos dia vai se perder se continuar assim, infelizmente, ta na altura de todos nós nos juntarmos e decidirmos se vale a pena continuarem corruptos a frente da nossa instituiçao! é isso que queres ou preferes gente seria a pegar no leme!

A academica pertence aos estudantes, pertence a cidade, pertence ao seus adeptos, sejam eles simpatizantes de outros clubes ou nao, a academica é o clube com mais simpatizantes em portugal, muito gente gosta da aac por aquilo que representou durante varios anos, hoje em dia ja nao representa nada disso, e as futuras geraçoes ou lhes da um cheiro do que era a Academica ou os acontecimentos dos cachecois de outros emblemas vao voltar a repetir-se infelizmente!

Sócio 2400 disse...

Ninguém censura os biclubístas de irem ao estádio, eles que venham porque fazem falta.

Agora, não julguem é que têm a mm legitimidade que nós, sim esses verdadeiros. Porque pura e simplesmente vocês não querem que a AAC ganhe TODOS os jogos!
Tratam é a AAC como um clube abaixo dos outros, ou tens coragem de dizer que acharias normal eu dizer que sou do Porto mas tb sou do Benfica?? Não, acharias uma anormalidade e dirias que não percebo nada de futebol pois é incompatível, pura e simplesmente

Mas tu pões-te a ti próprio na principal ratoeira. Foram vocês, os biclubistas os primeiros a abandonar o barco como tu próprio admites, são vocês que fazem as assistências cair de ano para ano, vocês forçam a AAC a ser um clube igual aos outros, ou esperavas que não nos tentássemos safar e víssemos o clube a cair de cabeça?

Mas enfim, pelo que vejo é normal o Benfica fazer a festa que fez em plena CASA-MÃE e tudo achar-me extremista por ter achado isso escandaloso. É normal um gajo ter que aturar as pessoas de dois cachecóis em lugares de sócio, é normal estar trajado com um cachecol azul ou o catano. Perguntei se nos anos 60 isso alguma vez seria admitido? Claro que não...esses velhos extremistas.

É simples, és benfiquista, põe-te na nossa posição. O que dirias ao ver mais de metade dos teus sócios a apoiar o Paços em pleno estádio da Luz?
Falam do presidente, mas alguma vez deixaste de ser do benfas na época do Vale e Azevedo?? As pessoas passam a Instituição fica.

Sou de Coimbra, pratiquei 4 modalidades diferentes na AAC, vejo jogos desde os 10 anos, sou sócio há 21, porque raio havia de ser de um dos 3 estarolas??? Porque fazem-me uma lavagem nesse sentido??

Até te dou outro exemplo, cresci em Celas e tudo o que é basket sempre liguei a um clube, o Olivais! Tens qq dúvida que apoiaria o Olivais se estivessem na 1ª e fosse um ferveroso adepto da modalidade? Não, sem dúvida que não, é a realidade onde cresci, um pavilhão onde já fui milhares de vezes e onde conheci centenas de atletas. Vocês, é que tentam convercer-vos de uma lógica da batata que não faz sentido sentido nenhum, culpem-se a vós próprios e não a nós.

Maldini disse...

Palavras chave: respeito e equilíbrio.

Não é preciso sermos extremistas ao ponto de só querer academistas de puro sangue nas bancadas do ECC, é preciso é respeito. E que os que para lá vão com pele de ovelha não virem lobos num determinado jogo do ano, porque isso é falta de respeito. Podem ir na mesma, desde que não usem outra pele e não se manifestem.

"há que saber como e onde fazer as coisas. Provavelmente num jogo Académica Benfica, se fosse sócio da Académica preferiria ir ver para uma bancada de não sócios, claro.

Mas é isso que peço. Que haja respeito e compreensão. Porque se as reacções forem simplesmente as que os outros têm tido o que acontece é o que eu digo: as pessoas afastam-se. Digo e re-digo: isto é só futebol, portanto qual é o mal de ter mais do que um clube?"

"agora ha so mais uma coisa que eu quero dizer: ha um dia por ano na minha vida em que nao consigo cantar musicas do benfica.que ate mando calar se ouvir musicas do benfica...um dia em que se canto musicas da academica...esse dia e quando estou naquele jantar de amigos convosco...ai sim ha pessoas que me fazem ter respeito( e nao precisam de mo impor) porque me fazem ver o que o amor a um clube como a academica que e um clube diferente na cabeça e acçao destas pessoas..."

Argolinhas: para o ano o jantar calha no dia da final da liga dos campeões entre o Benfica e o Real Madrid.

Ponham pessoas decentes no leme da AAC/OAF e da AAC/DG e assim talvez teremos uma hipótese de voltar a ser o que éramos. De quem foi a culpa de pôr um ecrã gigante nos jardins da AAC? Da DG. De quem é a culpa de se deixar degradar o cortejo de ano para ano? Do conselho de veteranos. De quem é a culpa da constante perda de valores da equipa de futebol da Académica? Do OAF.

Com pessoas incapazes na liderança não dá.

Paolo Maldini. Sócio da Académica há 19 anos e 8 meses. E se interessa a alguém, genuíno nesse mesmo período que equivale à minha vida.

Anónimo disse...

A questão fundamental aqui tem que ver com a matriz cultural que é imposta quando "nascemos" para o futebol: um dos 3 grandes. Penso que é um erro, é uma denegação da cultura e diversificação do futebol (o mesmo se passa em relação ao futebol vs outras modalidades, mas embora mais compreensivelmente), e isso devia ser combatido até para bem da competitividade e emoção do nosso campeonato, seguindo um pouco o lema inglês "support your local team". Infelizmente a situação ainda tem piorado, dado que antigamente havia a cultura de ir ao futebol, não havia shoopings, playstation, net e merdas afins, domingo era dia de bola! Agora dizer-se que a académica não tem adeptos ou gente no estádio devido ao anti-benfiquismo, ou pelo menos algo conexionado com tal, desculpem mas não concordo em nada. Deve-se sim exactamente ao contrário....não tem adeptos pois em Coimbra são 80% benfiquistas! Tal como outros, aprendi a gostar do briosa, deixando cada vez mais de lado o clube que a matriz cultural me quis impor. São quase 15 anos de sócio da AAC, 10 de claque a ir a todo o lado, apanhar chuva e frio, ver derrotas e mais derrotas, as vezes ser quase olhado de lado por ver e gostar da académica, e por isso a única coisa que posso dizer, é que se querem apoiar os 3 estarolas, estão livres de o fazer, não são necessários no ECC, muito menos como sócios que trocam de clube consoante o jogo do campeonato, o que é gritantemente uma aberração. Muitos ou poucos, haverá quem nunca abandone o clube da nossa Cidade, quem tem tradição, uma grande tradição académica.

Saudações

MN Cernache

Anónimo disse...

Sou da Académica e vivo fora de Coimbra. Quando digo, na floresta estarola, que sou da Académica, olham-me de lado e não acreditam, querem por força que eu seja dum deles, um qualquer dos três, vá lá, não sejas chato, como não podes ser dum dos três! É este o sentimento básico que perpassa do post (I´m sorry!). Um gajo, para ser um gajo, em Lisboa ou em Espada-à-Cinta, tem de ser dum dos grandes. Coimbra também já se deixou cair nessa, pelos vistos. É a eucaliptização das cabeças. Dito isto, refira-se que me marimbo em que todos sejam do Benfica, ou dum dos outros dois, ou que comam pipocas, desde que não me obriguem a sê-lo, ou a remexê-las naqueles baldes. Agora, vir dizer que os seis milhões - palpita-me que são mais - são perseguidos por meia-dúzia de tipos que querem ser iguais a si próprios, mantendo-se fiéis às origens, é que é ridículo. E é inverter um bocado a coisa. Abraço,
Paulo

Anónimo disse...

«Um gajo, para ser um gajo, em Lisboa ou em Espada-à-Cinta, tem de ser dum dos grandes. Coimbra também já se deixou cair nessa, pelos vistos. É a eucaliptização das cabeças. Dito isto, refira-se que me marimbo em que todos sejam do Benfica, ou dum dos outros dois, ou que comam pipocas, desde que não me obriguem a sê-lo, ou a remexê-las naqueles baldes»

é iso mesmo, paulo! Pena é que haja cabecinhas que, em portugal e não no irão ou no afeganistão, não tenham ainda compreendido esse princípio básico. Todos são bem vindos, acadmistas monoclubistas, bi-clubistas, multi-clubistas desde que se respeitem uns aosoutros. Mas é assim tão díficil de entender que a grandeza da AAC é feita isso? E que, como diz o pot, o fundamentalismo bolístico é que está a dar cabo da AAC?

Anónimo disse...

Acho piada quando falam de presidente, eu por exemplo não votei nele, mas foi eleito democraticamente, e é isso que importa, se é corrupto até agora só foi indiciado e pelos vistos por roubar para académica.

Já que não se lembram bem, mas o vosso presidente não andava metido em esquemas dos pneus, ou dinheiro que o vosso clube devia ao fisco onde pára, já agora como se consegue tantos jogadores comprados por grupos sediados em paraísos fiscais, e ninguém desconfia que tenham o maior défice dos clubes portugueses e a vossa sad tenha que lançar obrigações para pagar outras obrigações e ande sempre em falência técnica?

Ninguém mexe nisso porque vocês pertencem aos 3 intocáveis.

Eu não tenho problema com biclubes desde que façam igual as pessoas que conheço assim que é vão a todos os jogos em casa do campeonato ou seja 15 e vão apoiar académica, pois é um amor pela instituição e não por outros clubes, nem por quem esta a frente da académica.

Já que querem pessoa decente a frente da aac/oaf então seja sócios e tentem mudar, agora os sócios não vão estar a votar para agradar os camaleões. Em relação a aac/dg, a culpa não é deles é mesmo do concelho de veteranos e do dux que não faz cumprir o código da praxe.

Se não nasceste ensinado então lê o código da praxe, pode ser que aprendas alguma coisa, e agora para o outro burro que se calhar não tem os mesmo graus hierarquias que eu tenho na universidade de Coimbra fica aqui um site para resumir um pouco, para não cansares muito a tua cabeça e em vez de andares a mandar os outros ler, lê tu primeiro o código também
http://www.academica.pt/Default5.aspx?tabId=3655.

Anónimo disse...

Achei piada ao rapaz que diz "e se um dia te esqueceres de usar a capa com a batina" (ou algo do género). Em 6 anos de academia tal nunca me aconteceu. Mas devo ter uma boa memória

Anónimo disse...

Oh MauZINHO falta-te inteligência para a interpretação? É que, quando perguntaste eu respondi-te que "antes fosses do vigor" que ao menos é de Coimbra... Serás tão burro que não consegues perceber que eu podia ser do Esperança, Vigor, Casaense, Taveirense, Pedrulhense, União de Coimbra, Ademia, Eirense, ou mais???? Peço desculpa se foquei algum nome dum clube de lisboa, se não escolhi nenhum destes nem o União de Coimbra foi porque assim não o decidi como decidi ser da Académica. Já te disse que eu sei o porque de eu ser da Académica.
Quem é o burro sou eu de estar aqui a comentar um post que apenas quiz pedir atenção a pessoas que não lhe ligavam nenhuma, epa, ai dou-te os parabens que conseguiste... agora concluindo, volto a dizer, no máximo dos máximos gostem de um segundo clube, seja o benfica ou outro, o que é diferente de ser dele, principalmente quando joga com o da vossa cidade... Se vier um estudante de Lisboa estudar para cá e já é do sporting ou do benfica, aprende a gostar da Académica e até começará, ou não, a dizer que também é da Académica, mas na hora do confronto entre os 2 não critico ele ser do benfica, ele é de lisboa...

Oh magnifico, realmente és magnifico, eu não te tiro a razão porque a tens em chamar Capa e Batina, eu próprio o faço, mas estás a insistir e a teimar no mal de ter falado em Traje Académico de Coimbra e não em Capa e Batina...Queres despistar a minha opinião em relação ao assunto do post??? Se fazes tanta questão dessa teimosia eu pergunto: Neste momento estás Capa e Batinado? Não é trajado... A propósito, se o estudante y tiver com a Capa e Batina na mesa ao lado e tiveres com o resto vestido na mesma não se considera TRAJADO pois não??? Já te disse para não insistires porque eu não te tirei a razão, se essa é a parte que te interessa...

MN SMB

Mau disse...

MN SMB:
"Quem é o burro sou eu"

Agora é que disseste tudo!

BURRO disse...

Oh inteligente SMB: quis e não quiz.

Então segundo tu dizes: biclubismo não. Mas gostar da académica e do vigor já tá bem. Ah ok! Desculpa lá.

O burro sou eu.

Anónimo disse...

Primeiro dizes que quiseste comprovar no post como há pessoas que partem para o insulto e dpois és tu que o fazes...Uma coisa é eu estar a achar-me burro, outra é seres tu a faze-lo....Não te aproveites desse ecrã...

Da Académica e do Vigor??? Quem disse isso? O facto de eu preferir que sejam do vigor do que do benfica implica que sejam da Académica e do vigor... É só gente que sabe interpretar....

Voces não sabem argumentar mais do que isso pois não? Para criticarem uma virgula

MN SMB

Mau disse...

SMB, não fui eu quem escreveu o comentário de cima mas sim alguém com o meu nome.

CAMPEÕÕÕÕÕÕÕÕES disse...

O João António é um triste. Reparem bem no que diz o infeliz, que a escolha da AAC foi consciente. Pois claro que foi, vivesse ele na China e era da Académica. O infeliz não percebe que é da Académica porque quis armar-se em "diferente" e por isso é que lhe dói tanto que os outros ao lado sejam de dois clubes. O que lhe dói é a felicidade dos outros, que festejam na semana com um cachecol e na outra com outro. Ele tomou uma decisão consciente e sente-se frustrado ao ver os outros contentes e parte para o insulto. rebanho para aqui, rebanho para ali, e nunca mais acaba.

João António disse...

Se eu podia ser de 2 clubes, como por exemplo do Penfica e do Borto?

Podia, mas não era a mesma coisa.

Anónimo disse...

Então uma pessoa ser só de um clube, ser do clube da cidade ou da região, é armar-se em diferente? Realmente em Portugal és capaz de ter razão....é ser diferente, mas enfim, contraria um pouco a tendência do futebol além fronteiras. A malta do Leeds , do Nápoles, do Nothingham, e por ai fora, não são diferentes porque não são dos "grandes", eles e uma boa fatia dos adeptos de futebol. Aqui somos "diferentes". Até nisso somos uma bela merda de exemplo. Resultado: ou há um Benfica forte para haver 30 jogos com público, ou temos (e o resto é mais ou menos) os estádios às moscas. E de facto temos. Esta é a realidade parva e pacóvia deste Portugal. Quem é do Benfica, Sporting ou Porto, é o com toda a legitimidade, sem dúvida, mas fa-lo como se nada mais nem ninguém existisse, e todos sem excepção deviam merecer respeito e dedicação das suas gentes. Futebol é paixão e emoção, não se é só porque se ganha, porque a maioria dos clubes por exemplo em Inglaterra, pouco ou nada ganhou, e têm adeptos fidedignos, que acompanham e têm orgulho no seu clube. Contra esta boa realidade (não a nossa) escusam de contra-argumentar, o futebol ganha e sai enriquecido. Quando houver um clube na China com 500 milhões, sou desse, ao menos apoio um clube grande.

saudações

MN Cernache

Maldini disse...

E o Borussia de Dortmund que foi o 2º clube com mais espectadores no seu estádio no ano passado, apenas superado pelo Barcelona?

Ficou em 5º lugar na liga alemã. No lugar do Marítimo no nosso campeonato. Teve 77.248 espectadores.

É a realidade lá fora.

O que é facto é que nem os extremistas têm razão, nem o Mau-r-à-dona a tem. Continuo a defender o equilíbrio.

Partilho quase totalmente da opinião do Gonçalo Cabral do Simplesmente Briosa:

http://www.academicacoimbra.com/home.php

Leiam.

Mau-r-à-dona disse...

Mas o que é que isso tem a ver com o que eu disse, maldini?

Mau-r-à-dona disse...

É que estão a meter a coisa de uma forma estúpida. Achas, maldini [que com os outros já desisti], que as pessoas vão deixar de ser do benfica porto e sporting só porque nós dizemos?

O facto é que grande parte dos adeptos da académica são de outros clubes também. E a questão que eu coloco é se o caminho é fazer com que eles continuem a ir ao estádio ou fazer com que se afastem (que é o que os extremistas fazem). Não existe essa hipótese do "tornar o pessoal de coimbra todo da académica". Se continuam a insistir nisso é chover no molhado.

E sim, já se sabe que lá fora é que é tudo bom e aqui é tudo horrível...

Maldini disse...

Mas em que é que eu te tirei razão ou critiquei sequer a tua posição? Já te deste ao trabalho de ler o texto do Gonçalo no qual me revejo? Diz exactamente isso. Era muito bonito, mas sem essas pessoas a AAC não tinha dinheiro para construir equipas, porque grande parte do dinheiro que entra vem das pessoas que têm dois clubes.

Adorava que mais gente de Coimbra fosse da Académica e se criasse um movimento absolutamente espectacular como se criou na ida ao Dragão em todos os jogos. Mas isso não existe, e temos de jogar como o que há. E é isto que há e precisamos da gente como tu com duas cores para continuarmos a existir, senão o caminho da extinção ou perda total dos valores é cada vez mais luz que túnel.

"E sim, já se sabe que lá fora é que é tudo bom e aqui é tudo horrível..."

Se preferires tens o exemplo do V.Guimerdães aqui mais perto, que conhecerás.

Mau disse...

"Mas em que é que eu te tirei razão ou critiquei sequer a tua posição?"

Aqui:
"O que é facto é que nem os extremistas têm razão, nem o Mau-r-à-dona a tem. Continuo a defender o equilíbrio."

É que o que defendeste no último comentário é precisamente o que eu defendo...

Mau disse...

E respondendo à tua outra questão:
"Já te deste ao trabalho de ler o texto do Gonçalo no qual me revejo?"

Sim, já li. E concordo com o que lá está escrito. É exactamente a ideia que expresso no meu texto. A diferença é que aqui há pouca gente a concordar comigo e que lá há uns quantos...

Maldini disse...

Pronto, então não devia ter feito a comparação entre o teu texto e os extremistas, mas sim entre estes e os que usam cachecol do Benfas e capa e batina, e vão a 14 jogos de uma cor e no 15º sentam-se no mesmo lugar de sócio na mesma bancada dos sócios com outra cor.

Então estou de acordo contigo.

Haja respeito, moderação e equilíbrio.

José Lopes disse...

Sou de Viseu e vim estudar para Coimbra. Sou simpatizante do Sporting mas tornei-me também simpatizante da AAC. Compreendo que aqueles que se dizem 100% AAC não tolerem que os adeptos biclubistas vão para o ECC fazer a festa dos outros clubes, ainda para mais na Bancada da AAC. Como o maldini diz, e muito bem, é tudo uma questão de respeito. Se o Sporting estivesse numa situação semelhante à que o Benfica viveu este ano (sei que é complicado mas é só um exemplo :) ) certamente não iria para a Bancada da AAC torcer por outro clube.
No entanto, penso que é um bocado extremista dizer que a AAC devia ser constituída por adeptos 100% AAC. Apesar de não ser de Coimbra, sempre gostei da Académica e depois de vir para cá estudar passei a ser também adepto da Académica. Gosto de assistir aos jogos e torcer pela Briosa, apesar de saber que não me posso comparar a alguns de vocês que são de Coimbra, são sócios há dezenas de anos e assistem aos jogos há também muitos anos.
Quanto ao que se passou no Cortejo, só posso dizer que não concordo porque até compreendo o amor ao Benfica mas é preciso respeitar aquilo que temos vestido (o Traje ou Capa e Batina, como quiserem ;) ), é preciso respeitar a Universidade e é preciso honrar a tradição da Cidade.
Finalizando, espero que este post (já agora, bom post mau ;) ) sirva apenas para despertar a paixão pela Briosa, pois no fundo acho que estamos aqui a comentar com o objectivo de engrandecer a instituição. Se não nos preocupassemos, íamos cagar no post :)
Força Briosa

Anónimo disse...

Não sou de Coimbra, não vivo em Coimbra, toda a minha família é do Benfica (que prazer me deu ganhar 3-0 na Luz!), chego sempre atrasado aos sítios, mas tenho 50 anos e desde os 8-9 que sou da minha Académica (porra, como chorei naquela final da Taça!).
Agarrou-se-me à carne.
Não odeio ninguém, amo o desporto e prezo a lealdadade.
Não desprezo, nem insulto ninguém. Viro as costas quando a discussão resvala e quando o meu clube me dá poucas alegrias e estou com dor de corno, vejo mais corridas de automóveis.
Não tenho outro clube mas afogo o desgosto noutra modalidade.
Cada maluco com os seus comprimidos.
Pronto, já desabafei.

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.