sábado, 30 de abril de 2011

Faz a tua [Queima]


Há um ano atrás, neste mesmo dia, fazia aqui um post a elogiar os cartazes da Queima das Fitas 2010. Pois parece que a análise desses cartazes vai virar tradição...

No ano passado a aposta foi em frases fortes aliadas a uma simplicidade gráfica. O preto e o branco sobre um fundo negro eram quanto bastava para o impacto ser (maior que) o esperado. Este ano a aposta foi outra.

O choque parece ter sido a aposta para 2011: as conjugações de cores (o fundo amarelo com as letras vermelhas é o melhor exemplo) e os desenhos a conferirem segundos sentidos acabam por deixar o conteúdo das frases para um plano secundário.

Quanto à minha opinião é simples: estas frases são menos marcantes que as do ano passado. Mas não me parecem menos válidas. Um cartaz no estilo do ano passado com a frase (deste ano) "Queima: Faz a tua" parece-me um cartaz apelativo. Um cartaz que, como acontece, associa à frase o Bob Marley remete para o segundo significado relacionado com a droga.

O mesmo para o cartaz com o Michael Jackson e a frase relacionada com o escândalo da pedofilia: "A Queima não é para meninos". Ou mesmo a belíssima frase "Traz um amigo também", onde era desnecessária a politização que lhe é colada com a imagem do grande Zeca Afonso.

Posso ser eu o careta. Mas continuo a ser fã da simplicidade: branco no preto e com frases fortes. Acho que a aposta no choque e nos segundos sentidos acabaram por tornar uma campanha que seria positiva numa campanha em que as piadas de mau gosto imperam. 

PS: A propósito da Queima convém ainda dar os parabéns pela dinamização do seu Facebook oficial durante este ano. Foi, sem dúvida, uma mais-valia e uma animação nesta preparação para a grande semana. Ah... e parabéns também pela grande quantidade de actividades (e dos seus cartazes) promovidas. Nota-se a evolução na organização de ano para ano!





1 comentário:

Titi disse...

Acho que estas frases nos cartazes do ano passado seriam muito porreiras. Não gosto nem um bocadinho destes. Parece que a queima é drogas e uma carrada de outras porcarias.

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.