segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ser Benfiquista...


Tenho 20 anos. Apanhei uma má fase do Benfica, mas isso não me impediu de ver grandes jogadores a actuarem pelo meu clube. Dentro desse tipo de jogadores há diferentes categorias:

A categoria dos que melhor conseguiram aliar o carisma à sua qualidade futebolística, composta por Preud'Homme, Rui Costa, João Vieira Pinto e Simão Sabrosa.

A dos jogadores fabulosos que conseguiram cativar a simpatia do público, mas que não chegaram ao patamar dos já referidos: Di María, Pablo Aimar, Saviola, Javi Garcia, Luisão (este talvez o mais próximo da categoria acima), Ramires, Reyes, Fábio Coentrão, Robert Enke, entre tantos outros..

A dos jogadores que, por diversos motivos, foram bastante acarinhados pelos adeptos: Moreira e Mantorras, por se terem lesionado quando se lhes destinava um futuro brilhante; Argel, talvez por ter vindo para o Benfica depois de partir os computadores da Torre das Antas (do Futebol Clube do Porto) ao pontapé; Rúben Amorim e Nuno Gomes - por serem jogadores à imagem do Benfica; Carlos Martins, Petit...

Jogadores acarinhados pelos adeptos não têm, portanto, faltado ao longo dos anos. Mas - e peço desculpa ao Rui Costa - há um jogador que ultrapassou todos os que já aqui se referiu. O seu nome é - já se sabe - David Luiz e, ao que parece, acaba de ser transferido para o Chelsea.

Se outros partiram deixando uma sensação de ingratidão tremenda, neste caso é diferente. David Luiz conseguiu manter com os adeptos uma relação como nenhum outro conseguiu desde que sou vivo. E, no campo, foi o melhor defesa central que já vi actuar na liga portuguesa - me perdoe o Ricardo Carvalho - e, ainda por cima, de águia ao peito.

Pouco me importa se o David Luiz sai por 25, 50 ou 100 milhões de euros. Nunca o valor a receber me faria festejar a sua transferência. É, por isso, com muita pena que leio as notícias que o afastam do Glorioso. Como disse o Poulsen aquando de um dos (milhares) de desmentidos que têm surgido nos últimos dias: "Esta era a altura certa para o vender... mas é sempre um prazer vê-lo com a camisola do Benfica".

Deusvid Luiz é um caso notável de popularidade entre os adeptos benfiquistas. Desde sempre oiço falar com inveja dos grandes Eusébio, Humberto Coelho, Coluna, Chalana... com inveja por nunca ter sabido o que era ver um jogador destes no Benfica.

Agora posso dizer que vi uma lenda. O seu nome é David Luiz. E conto voltar a vê-lo de águia ao peito daqui a uns anitos...

16 comentários:

Mau-r-à-dona disse...

E que bom post número 600 do VaiPaSelva...

Diogo disse...

Que pena! Será que não pode jogar na próxima Quarta? Queria vê-lo outra vez a correr de gatas atrás do Hulk. :))

Anónimo disse...

Nunca mais o posso ver a cair no chão e a " correr " atrás daquele que é o melhor jogador que já jogou no campeonato portugues :( O incrivel

Tifon disse...

a vitora na quarta e para dedicar ao david luiz ;)

mau, desculpa mas para mim o rui costa esta ao nivel do david luiz, apenas peca por ter vindo mesmo ja no fim da carreira....

Poulsen disse...

Hoje vimos partir um grande atleta que estará no coração de todos os benfiquistas. Vejo-o sair sem qualquer tipo de ressentimento, porque foi sempre um jogador que deu tudo em campo e conseguiu entrar no leque de históricos que vestiram a camisola encarnada. Foi, sem dúvida, o melhor jogador que vi jogar de águia ao peito.
Neste momento resta desejar-lhe as melhores felicidades e pedir que um dia volte para encher de classe o nosso Estádio da Luz.

As maiores Felicidades.

Tshabalala disse...

Vender o David Luiz é sempre um mau negócio mas era inevitavel. Vai receber mais do dobro e vai jogar para o melhor campeonato do Mundo. Obrigado e boa sorte!

argolinhas disse...

David Luiz é um menino que diz muito a todos os benfiquistas...representa muito do que era, é e será o Benfica, aquela valentia misturada com a classe dos sobredotados, aquela raça misturada com aquela velocidade, terá tudo para ser um dos melhores centrais da história do futebol, mas bem mais importante que isso para mim, enquanto jogou pelo meu clube foi dos melhores centrais da sua história, fazendo recordar nomes míticos como Germano, Humberto Coelho, Mozer, Ricardo Gomes e o ainda bem actual Luisão.
Por tudo isto e muito mais conquistou um publico que não é fácil de conquistar, um público que vive muito ao leme de momentos e que por vezes se esquece de tudo o que alguns jogadores já fizeram pelo clube...

Pablito disse...

No início do post concordo com praticamente tudo o que foi dito, desde os jogadores carismáticos e fabulosos que passaram pelo Sport Lisboa e Benfica e outros que ainda nos dão alegrias; alguns com menos êxitos no clube mas igualmente acarinhados pelos adeptos benfiquistas, até àqueles jogadores que todos gostamos não só pela qualidade técnica mas pela raça e pela vontade demonstrada ao representar o Glorioso. No entanto, apartir daí discordo por absoluto. Chamar lenda ao David Luiz é na minha opinião (atenção: na minha opinião), um absurdo. Desde que chegou ao clube, rapidamente tornou-se uma referência para mim, pelo que jogava. Sempre me deliciei ao ver o David jogar. Mais tarde, idolotrado por aquilo que me apercebia que ele era não como jogador mas também enquanto Homem. Fabuloso(http://www.youtube.com/watch?v=KVbXoDD8dpg). Depois vem aquela parte das raparigas que adoram os seus caracóis e tornaram o David ainda mais carismático. Daí a ser uma lenda vai uma longa distância. Infelizmente, o David foi alterando o seu discurso à medida que os milhões se aproximavam. Eu percebo que ganhar 16 ou 17 mil contos e ganhar quase 40 mil contos por mês, não seja a mesma coisa. Eu próprio, um dos mais fervorosos adeptos do Sport Lisboa e Benfica e dos melhores, não sei se resistiria a tal oportunidade se fosse jogador de futebol do meu clube. No entanto, e apesar de o entender, isso faz com que em certo aspecto, o David passe a ser “mais um” que por cá passou. Uma lenda teria mais 5 ou 10 anos de SLB, mais 5 ou 10 campeonatos ganhos, etc. No panorama actual do futebol europeu, onde o dinheiro fala sempre mais alto, é difícil num clube como o Benfica alguém adquirir esse estatuto. Para mim as lendas serão sempre o Sr. Zé Augusto, o Nené, o Sr. Coluna, o Rei Eusébio, etc.. E o Luisão?!

Anónimo disse...

Nunca esquecerei esse caceteiro, tinha muito para ser um dos melhores a nível de Bruno Alves, Paulinho Santos e Jorge Gosta. Clone da personagem do Simpsons, Sideshow Bob - papado pelo Hulk. Coentrão é que um jogador do Benfica, uma lenda. Já agora, prefiro um Luisão a 10 David Luís

PB disse...

Não tenho palavras :(

Tshabalala disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/david-luiz-benfica-chelsea/1229895-1456.html

Será que é verdade?

El Gordo disse...

Mau (e resto dos diabinhos), tenham calma.. afinal ele voltou apra trás e não viajou para inglaterra, coisa que também aconteceu ao simaozinho (outra "lenda", na altura). acho que ele foi buscar os rins ao dragão antes de partir. vá, e para não ser injusto, também foi buscar os do meireles à luz quando lhe saca um cabrito de belo efeito.

Titi disse...

não posso deixar de discordar contigo quando dizes que ele está acima do Rui Costa.. Esse sim é uma lenda e fez uma carreira sobre aquilo que era melhor para o seu clube do coração, onde chegou a aceitar propostas de clubes só porque estes ofereciam mais dinheiro por si ao benfica.. Tenho imensa pena que ele vá embora, a par do Ricardo Carvalho ele foi sem dúvida o melhor central a actuar em Portugal ( e olha que em dúvida entre dois jogadores opto sempre pelo Português), mas ele, tal como o Carlos Martins (são os que mais me marcam) comem a relva em campo e ficam roxos de raiva por os maiores só estarem a ganhar 2-0.. Espero que ele tenha toda a sorte do mundo, é um central de grande qualidade e classe, quase que chega a ser como o Luisão :)

Tifon disse...

para os que falam do hulk ter posto o david luiz de gatas esta época, é pena que tenham a memoria curta e nao se lembrem que a epoca passada, na luz o DL pos o hulk no bolso e ainda lhe deu uma cueca ;)

Anónimo disse...

Nao era este que so saía por mais de 50 M ??

H-Raki disse...

O Jogador que mais me custou ver partir do Benfica. No entanto fico feliz porque sei que vai ser bom para ele, tanto a nível económico como a nível futebolístico. Além de ser um excelente defesa central, muito acima da média, sempre o achei extremamente boa pessoa e bastante humilde. Não sei se se lembram daqueles apanhados que a SIC fez á uns tempos, mas o David Luiz chorou por ter "magoado" o trabalhador do bowling.

Força aí Craque!

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.