segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"O Sol ainda brilha na estrada que eu nunca passei", por Mim


Esta semana fez-me acreditar que há uma dimensão paralela algures por aqui. Fiz 3 exames seguidos, das 7:30 às 12:50, tentando não esquecer os conhecimentos sobre o hegemon financeiro e o emprestador de última instância, os diferentes níveis da hierarquia dos produtos e a Teoria das Ideias, mas tendo de os manter bem ordenadinhos para não falar de Sócrates no teste de Marketing ou da cadeia do produto em Negócios Internacionais. No final da semana fiquei sem saber, ao certo, se haverá esse mundo inteligível e esse mundo sensível. Mas fiquei com a certeza de que durante uma semana eu vivi em dois mundos diferentes...

Quando voltei ao meu mundo, na Sexta-Feira, tinha decidido ir passear para o Centro do Rio. Acordei e vim dar o meu passeio passeio pela internet: Público, ABola, Record, OJogo, IOL, Facebook, VaiPaSelva e Tapornumporco. Por acaso, nessa mesma manhã há um post que me é sugerido neste último blog. Chamava-se Estou-me a Vir, por Garoto de Ipanema e podem lê-lo se clicarem aqui (aconselho vivamente).

Acontece que estava um Sol que pedia praia... e logo ficou  decidido que o Centro seria visitado noutro dia. Dei dois mergulhos - a praia estava linda e a água óptima - e, logo, o tempo virou. O céu ficou encoberto, eu peguei nas minhas coisas, tomei um banho e vesti-me para ir ao Centro, como tinha inicialmente planeado.

Mas já há uns tempos que ando à procura de um posto de turismo no Rio, um sítio onde me dêem um mapa. Por isso vim à internet procurar um aqui, perto de minha casa ou no Centro. Não encontrei. Mas, por acaso, vi anunciado no site um concerto dos Green Day. Curioso, abri e quando cheguei à página dos concertos encontro em letras pequeninas: "Caetano Veloso, dia 8 de Outubro".
- Que dia é hoje? - perguntei.
- Sexta-Feira. Dia 8.
- Olha, já não vou sair convosco. Vou imediatamente comprar o bilhete para o Caetano e vou vê-lo logo à noite. Alguém quer vir?

Disseram que não. Meti a mochila às costas, fui buscar dinheiro e parti rumo ao Centro e à casa de espectáculos. Pelo caminho peguei no Destak e, na primeira página, o anúncio do concerto - na verdade era mais que um concerto: era a gravação do DVD do último CD lançado pelo Caetano (Zii e Zie) que será posto à venda brevemente.

Estive na fila sem grande esperança de arranjar bilhete. Quando soube que não estava lotado fiquei eufórico... então quando soube que o preço do bilhete eram 20 reais (cerca de 8 euros)!!!


Passeei pelo Centro durante o resto da tarde. Andei sem destino nem direcção: Cinelândia, Carioca (arranjei o meu relógio por 1,3 euros, comi um hambúrguer e bebi uma limonada por 50 cêntimos), Uruguaianas, Sebos na Rua Luís de Camões, Real Gabinete Português de Leitura, Catedral Presbiteriana, Rua da Carioca, Metrô, casa, Metrô, Vivo Rio, CAETANO VELOSO - ZII E ZIE!

Quanto ao concerto... só conhecia mesmo bem 3 músicas: Menina da Ria - que já teve direito a post aqui no VaiPaSelva (clique aqui para ver), Odeio e Billie Jean. Mas o concerto foi algo tão de outro mundo que tudo o que consegui foi conhecer mais umas tantas músicas geniais - fossem elas escritas pelo Caetano ou apenas interpretadas por ele. Transforma em ouro tudo em que toca. Um verdadeiro génio...

Aqui fica o alinhamento do concerto com os links para as músicas:

Faltam aí algumas músicas, provavelmente algumas até estarão fora de ordem. Mas não há-de estar muito longe disto, o alinhamento do concerto. Vim para casa (partilhei táxi com um mega-especialista em Caetano que é estudante de cinema no Rio e que conheci durante o show) e estive a re-ouvir o concerto no youtube.

Já deitado, às escuras, não consegui deixar de pensar: ainda bem que o dia acordou ensolarado, ainda bem que as nuvens cobriram o Sol, ainda bem que li o texto no Tapor - que me fez vibrar ainda mais com o Billie Jean -, ainda bem que decidi procurar um posto de turismo no Rio de Janeiro, ainda bem que arranjei o Destak, ainda bem que paguei os 20 reais, ainda bem que fui ao concerto, ainda bem que falei com o "especialista em Caetano", ainda bem que vim para casa e re-ouvi o concerto. Só de pensar que se o dia tivesse acordado nublado talvez eu tivesse perdido tudo isto...

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu conhecia:
Trem das Cores
Maria Bethânia
Irene
Billie Jean
Odeio
Eu sou neguinha?
Menina da Ria
Força Estranha

Um dia a e tanto e só por 8 euros! entretanto, por cá, temporais...

Mau disse...

Eis a explicação do concerto tão repentino e... barato:
"G1 — Você gravou um DVD nos mesmos moldes que este há pouco mais de dois anos. Por que fazer outro em tão pouco tempo?
Caetano Veloso — O DVD só está sendo gravado por um pedido do meu filho Zeca. Ele acompanhou a parte final da excursão do álbum “Zii & Zie” na Europa. Vendo algumas das apresentações, ele disse: “Pai, você vai fazer um DVD quando voltar para o Brasil?” Eu respondi: “Não. Quando acabar esta excursão, estará encerrada também a carreira do álbum”. Aí ele falou: “Ah, não! Tem que gravar um DVD”. E chegou no Rio com essa ideia. Liderou essa onda, pois achou que show era bom demais para não ser registrado.Fiquei contente. Primeiro parecia que não seria possível, mas terminamos topando. E vamos fazer."

Anónimo disse...

http://www.umw.com.br/artistas/caetano_veloso/zii_e_zie/

http://www.obraemprogresso.com.br/

marta disse...

Ainda bem que resolvi vir ver o vaipaselva antes de dormir!só de pensar q se tivesse deixado o pc no carro n tinha lido este post a esta hora e logo hoje! beijo

Anónimo disse...

Pois é, jovem. Vida dura, né? Aproveita... até porque o Glorioso também está em "boa onda".
Faz aí uma forcinha pró Caetano vir até estas bandas lusas, lol.
Ah, pelo que tenho visto (e só em termos alimentares) vai ser preciso muito trabalho para retomar o futebol. Força aí

NiNi

kafka disse...

Então Mau , passa-se alguma coisa ?

Mau disse...

Fiquei muito contente com o teu comentário, Nini! Quanto ao Caetano... quem não o tem em bandas lusas caça com Seu Jorge, né? ;)

O trabalho para regressar aos treinos vai ser bastante, como sempre, mas acho que tenho conseguido manter bem a forma ;)

Abraço!

Mau disse...

Marta:
não sei quem és, mas digo-te:
ainda bem que resolveste vir ver o vaipaselva antes de dormir!só de pensar que se tivesses deixado o pc no carro não tinha lido este comentário a esta hora e logo hoje! beijo

:)

Mau disse...

Desculpem a demora nas respostas, mas como podem ver no texto acima ando bastante atarefado ;)

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.