sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Barbeiro... ou tesoura nas mãos de um lenhador?


Chegara o dia: tinha de escolher um sítio para ir cortar o cabelo. 

"Onde diabo vou eu encontrar um cabeleireiro ou barbeiro nesta cidade?!", pensei. "Deixa-me ver nesta espécie de mini-shopping do outro lado da rua". E lá fui. Num edifício com muito poucas lojas mas, ainda assim, com 3 andares, havia 6 cabeleireiros. Com muito bom aspecto, mesmo. Contudo, não tinham preços à vista e não tinham nenhum homem lá dentro a não ser os próprios cabeleireiros. E ainda por cima não tinham os preços à vista. "Naaaa. Nesta não me apanham. Vou aqui à Galeria do lado. Só tem um piso mas pode ser que tenha sorte...".

Na galeria havia 4 cabeleireiros com bom aspecto, uma loja com tudo o necessário para cabeleireiros, outro cabeleireiro especializado em penteados africanos, um barbeiro e uma agência de viagens com uma placa a dizer "compro ouro" e onde estavam duas pessoas a... cortar o cabelo! Na galeria havia bons preços: 15 reais um dos cabeleireiros com bom aspecto, 18 outro, o barbeiro também 18...

A minha vontade era ir a um cabeleireiro mais confiável como os primeiros que tinha visto. Contudo, coisa estranha, em nenhum deles havia homens e todos eles estavam a abarrotar de mulheres que faziam pedicure, manicure e todas as outras coisas que podiam passar pela cabeça. "Fogo, não me vou meter ali. Pareço um doidinho..."

"Mas tu és um homem ou és um rato?!", pensei para mim mesmo. "No Brasil sê brasileiro: vamos lá ao barbeiro!". Quando lá chego vejo que está um cliente a ser atendido e dois sentados à espera. "Nunca mais daqui saio...vou mas é ver a galeria da frente.". Aí havia mais 3 cabeleireiros e uma loja de informática. Os cabeleireiros, também eles com bom aspecto, anunciavam mega-promoções: "Corte Masculino por apenas 25 reais!!!".

"Fogo! Mais vale ir ao barbeiro e ficar lá à espera...". Voltei atrás. Já só estava uma pessoa à espera, que entretanto tinha adormecido na cadeira. Abro a porta e logo essa pessoa se levanta num salto que faria inveja a qualquer atleta de salto em altura. "Mer...!", pensei.

O que estava a dormir era o barbeiro. Com os pelos a sair da camisa aberta, um ar de "barbeiro à antiga" assustador.
- Era para cortar o cabelo. Queria mais ou menos como está. Mas mais curto, claro...
- Com as orelhas à mostra?
- Hummmm... se calhar é melhor não!

E lá começa o senhor a cortar-me o cabelo. Levanta um tufo de cabelo e dá um corte em todo ele. Levanta outro tufo e mais um corte a direito. Depois, puxou o cabelo para a frente e fez o recorte de um círculo. E ali estava eu a olhar-me ao espelho com um sorriso cada vez maior, que tentava, a todo o custo, evitar as gargalhadas que na minha cabeça não tinham ainda parado.

Depois de cortado o cabelo como se estivesse a tentar adaptá-lo a um capacete, eis que ele pega novamente na outra tesoura: "Ah, afinal isto era só uma técnica nova, agora vai corrigir. Menos mal!", pensei.

Mas ele limitou-se a empurrar-me a cabeça para a frente e a cortar o cabelo da parte detrás da mesma em linha recta.

E assim foi. Passa para cá 18 reais que a minha parte já está feita.

Portanto agora sou eu que digo: se alguém precisar de costurar alguma coisa pode falar comigo. Eu mesmo costuro. Só peço 18 reais para ver se recupero o que gastei no barbeiro. E assim como assim percebo tanto de costura como ele de cortes de cabelo...

4 comentários:

Anónimo disse...

Tou farto de te dizer: pente 1 e tá a andar! Fica bem, é limpinho, saudável e o cabelo depois cresce como deve ser sem estar deformado pelo feitio do capacete inicial que o barbneiro te põe na cabeça.
Zidane

João disse...

mané, com 20 reais você faz barba, cabelo e bigode aqui nessas bandas do cristo! deu mole!

Titi disse...

deves estar com um look d arrasar =P...ahahahahah

e ainda por cima tens ai um brasuca (com todo o respeito por ele) a gozar contigo xD

Tifon disse...

podias era ter posto uma foto desse novo look ;)

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.