segunda-feira, 12 de julho de 2010

Resumo de um Mundial


A história deste Mundial resume-se a duas meias-surpresas, uma surpresa completa e uma confirmação absoluta.

As duas meias-surpresas são a Alemanha e a Holanda.

A Alemanha nunca pode ser uma surpresa completa. Não só pela história que tem, mas também pela célebre frase: "O futebol são 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha". Mas, provavelmente, quem olhasse para a sua equipa no início do Mundial preveria um fracasso. Ainda para mais com a lesão de Ballack. 

Acontece que apareceram jogadores com quem ninguém contava: o eterno Klose, o fabuloso Schweinsteiger e os miúdos Khedira, Ozil e Muller. Ao contrário do que se esperava apareceu a Alemanha a praticar um futebol vistoso e agradável. Demolidor, até, em vários jogos. Decidiu mudar a estratégia nas meias-finais (o próprio Joachim Löw o admitiu) e acabou por dar-se mal. Sai, ainda assim, em grande.

A Holanda, outra meia-surpresa, apareceu guiada por Robben e Sneijder. Sem nunca ter praticado um futebol empolgante, conseguiu chegar à final tendo afastado apenas uma grande equipa: o Brasil. Haverá quem ache que uma selecção que conta com jogadores como Van Persie, Robben, Sneijder ou Van Bommel só poderá ser meia-surpresa para quem não percebe nada de futebol. Desengane-se. O talento desses jogadores era algo tão evidente como evidente era a falta de qualidade da sua defesa. Conseguiu, apesar disso, fazer história e chegar à sua terceira final de Mundiais... perdida.

A grande surpresa da prova é, logicamente, o Uruguai. Por vezes, na brincadeira, comentava que esta selecção jogava com um guarda-redes, seis "maxis pereiras", Cavani, Suarez e, claro, o enorme Diego Forlán. 

O guarda-redes teve ontem uma noite desastrosa que lhe deu cabo da imagem. Os seis Maxis, assim chamados por serem autênticos sósias do lateral direito do Benfica, foram essenciais: seis operários que metem a cabeça onde ninguém no seu perfeito juízo mete um pé que parecem acreditar mesmo que mais vale quebrar que torcer. Chamo-lhes Maxis mas sei de cor os nomes de cada um deles. E ainda dos centrais que entraram quando o Lugano e o Godín não puderam jogar. Têm esse mérito de, com o seu espírito de equipa e de trabalho terem conseguido que todos os adeptos os ficassem a conhecer um a um. Até porque na frente o Cavani e o Suárez estiveram muito bem...

E porque houve um jogador, que acaba de ganhar o prémio de melhor do Mundial 2010, que fez sempre a diferença. O seu nome é Diego Forlán e, digo eu, é um justíssimo vencedor.
Finalmente, a Espanha. Sei que estou em Portugal. Sei que há esse ódio aos espanhóis e que o facto de termos sido eliminados por eles custa a muita gente. Talvez por isso prefiram dizer que a Espanha foi a equipa mais beneficiada do Mundial, que passou com "leitinho"... e esquecem-se de dizer que foi a melhor equipa. Que soube erguer-se depois de uma entrada na qual tudo foi posto em causa. Que conseguiu triunfar apesar de ter dois dos seus melhores jogadores debilitados fisicamente (Torres e Fabregas).

Em suma, ganhou a equipa que tem os melhores jogadores e a melhor equipa. Que praticou o melhor futebol. E tudo o que a mentalidade pequenina portuguesa destaca são os erros da arbitragem...

Dois parênteses:
1) Até hoje, num jogo em que há uma entrada do De Jong em que não podem haver duas interpretações dizem que a Espanha foi ajudada. Tudo o resto é subjectivo. Podia ser fora-de-jogo, podia não ser. Podia ser penalti, podia não ser. Podia ser amarelo, podia ser vermelho, podia não ser nada. Portanto, erro erro é este:


2) Parabéns! E... "que grande es ese capitán!"

8 comentários:

argolinhas disse...

oh mau...para mim a espanha e de longe a melhor equipa.alias devo ter sido o unico do blog que a pus como vencedora final do torneio.agora para mim a grande desilusão em termos futebolisticos do Mundial foi a Espanha.tu que es o pregador do futebo espectaculo,esta Espanha tem equipa para ganhar por 3,4 golos a qualquer equipa que defrontou, e limitou-se a fazer o suficiente para ganhar.por isso nao digas que tenho mentalidade pequena e que me desculpo com arbitragens, pq sou o 1 a dizer que esta espanha é de longe melhor que qualquer outra seleccao que tenha visto jogar, mas nao mostrou isso este mundial.e a minha opiniao.
ps:obrigado por teres mudado de opiniao em relação ao Sr. Van Bommel

argolinhas disse...

ah e mau, nunca deste o merito a vitoria do mourinho mas ve so isto:
ha 2 anos espanha campea da europa(com imensos jogadores do barcelona)
ano seguinte barcelona ganha tudo
ano a seguir campeoes do mundo e barcelona ganha campeonato e so perde a champions para mourinho.ou seja aquilo que iniesta,xavi,puyol,pique,busquets e pedro(estes mais recentemente) nao ganharam que queriam realmente ganhar, foi mourinho que lhes ganhou!e a unica benesse que posso dar e nao ter jogado iniesta nessa eliminatoria, esse genio do futebol

yauca disse...

Não concordo nada contigo argolinhas.
Primeiro: não foste o único do blog a dizer antes que a espanha ia ser campeã. Pelo menos eu (yauca) e o Mau dissemos o mesmo antes do torneio começar.

segundo:não concordo que a espanha tenha sido uma decepção. pelo contrário. É verdade que foi ganhando os jogos pela diferença mínima. Mas pergunto: foi a espanha a culpada disso? Claro que não. O que se passou é que os seus adversários -excepção feita à Holanda e ao chile - jogaram todos em bloco baixo e em contenção, à mourinho. A Suiça, as honduras, portugal (neste caso levou-se o anti futebol até um extremo completamente miserável), a alemanha (aqui sim, para grande surpresa minha, o Low alterou o seu estilo de jogo), todas estas equipas ficaram lá atrás, à espera do erro. Mesmo assim a posse de bola da espanha foi esmagadora (cerca de 70% média como é hábito), como sempre, e a equipa conseguiu produzir o seu famoso tike teke, jogando no meio campo dos seus adversários.
Só a holanda fez pressing alto (embora abusando da violência)e, não fora a excelente actuação dos 2 guarda redes, a final tinha sido 3-2...

De resto os jogadores espanhóis destacaram-se e, uma boa parte deles, são indiscutíveis na selecção dos melhores do Mundial. Quem? Casilhas, Ramos, Piquè, xavi, iniesta. Villa é discutível mas foi dos melhores avançados e melhor marcador. pedro e xavi alonso foram muito bons e fabregas,apesar de lesionado, ainda deu um ar da sua classe.

A espanha uma decepção? Só para quem esperava ópera, não para mim.Foram um justo campeão porque foram a melhor equipa. Arriba España!

Mau disse...

Ponto 1 - não gosto do Bommel. Daria jeito a um Benfica, mas para um campeão do Mundo/ Europeu deixa um bocado a desejar.

Ponto 2 - o que o yaúca disse era o que eu ia dizer. Sabia que viriam com a argumentação do 1 a 0 em todos os jogos. Assino por baixo tudo o que ele disse: se as equipas que jogam contra a Espanha jogassem sem 10 jogadores lá atrás, talvez os resultados fossem os 4 a 0 de que falas.

Ponto 3 - arre, que tu vês Mourinho em todo o lado! Que fique bem claro pela milionésima vez:
Mourinho tem mérito. Não gosto da forma como mete as equipas a jogar. Mas se ganha algum mérito tem de ter. Mas se vais por aí, mais mérito ainda tem a Suiça: com muito piores jogadores conseguiu ganhar à Espanha.

Ponto 4 - A Espanha não é o Barcelona. Pode dizer-se que é mais forte ou mais fraca. Mas não é o Barcelona. Portanto essas comparações são um bocado forçadas.

Ponto 5 - De todos os que participaram no outro concurso houve 5 que meteram a Espanha em primeiro lugar. 5 em 15 - o que prova que estás errado quando dizes que "deves ter sido o único" a apostar na Espanha como vencedora.

Mas sabes o que é que tem mais piada? É que tu apostaste na Argentina em 1º lugar e não na Espanha x)

Anónimo disse...

AHAHAHH adorei a parte final do comentário

Palmas para o Argolinhas. Palmas!

Mau disse...

Anónimo, cheiras-me a Maldini, não?x)

argolinhas disse...

"Ponto 1 - não gosto do Bommel. Daria jeito a um Benfica, mas para um campeão do Mundo/ Europeu deixa um bocado a desejar"
Ponto 1 - O Van Bommel é um dos melhores médios do mundo.Faz exactamente o mesmo que o busquets e esse joga no barcelona(não conheço melhor equipa). Ainda dizeres que dava jeito a um Benfica???mas tas a falar do carvalheira de cima ou do benfica?A UM?!?!?!?FODAX

"Ponto 2 - o que o yaúca disse era o que eu ia dizer. Sabia que viriam com a argumentação do 1 a 0 em todos os jogos. Assino por baixo tudo o que ele disse: se as equipas que jogam contra a Espanha jogassem sem 10 jogadores lá atrás, talvez os resultados fossem os 4 a 0 de que falas."
Ponto 2 - Se a Espanha nao jogasse contra ninguem tenho a certeza que ganhava 100-0 todos os jogos.mas os adversarios nao estao la para atrapalhar???entao para o ano todas as equipas q meterem um autocarro contra o barcelona, o barcelona so vai ganhar 1-0 e???

"Ponto 3 - arre, que tu vês Mourinho em todo o lado! Que fique bem claro pela milionésima vez:
Mourinho tem mérito. Não gosto da forma como mete as equipas a jogar. Mas se ganha algum mérito tem de ter. Mas se vais por aí, mais mérito ainda tem a Suiça: com muito piores jogadores conseguiu ganhar à Espanha."

Ponto 3 - Vi a Suiça ganhar a Espanha mas a seguir perder com o chile e so nao perder com as honduras pq aquele suazo esse sim e um verdadeiro flop. Ja o Inter vi-o ganhar ao Barcelona, mas tambem ao chelsea, ao bayern, a roma, ao milan...se achas que tem mais merito que o inter e a tua opiniao entao(ja para nao assinalar que o inter jogou com 10 e o barcelona criou 2 ocasioes de golo, enquanto que nesse jogo a espanha teve umas 10 ocasioes)

"Ponto 4 - A Espanha não é o Barcelona. Pode dizer-se que é mais forte ou mais fraca. Mas não é o Barcelona. Portanto essas comparações são um bocado forçadas."
Ponto 4 - Nesta dou-te razao.desculpa por comparar o puyol de espanha, com o puyol do barcelona, o pique de espanha com o pique do barcelona, o xavi de espanha com o xavi do barcelona, o iniesta de espanha com o iniesta do barcelona e o pedrito de espanha com o pedrito de barcelona.AH e o busquets de espanha com o busquets do barcelona.

"Ponto 5 - De todos os que participaram no outro concurso houve 5 que meteram a Espanha em primeiro lugar. 5 em 15 - o que prova que estás errado quando dizes que "deves ter sido o único" a apostar na Espanha como vencedora."
Ponto 5-usei uma forma de expressao errada e nem me preocupei em ir ver se tinha ou nao apostado nela.

"Mas sabes o que é que tem mais piada? É que tu apostaste na Argentina em 1º lugar e não na Espanha x)"

quando vi isto perguntei-me a mim, pq e que tinha posto essas posiçoes.e fui ver e nao me lembrava, ate ver as minhas respostas as outras
Melhor jogador:di maria
Melhor marcador:Cardozo
Portugal se jogar com a espanha fica nos oitavos, se nao jogar vai aos quartos, e depois escrevi ah entao nem aos oitavos passa.
a resposta e que o que escolhi, foi tudo nao por aquilo q eu achava que ia acontecer, mas sim por aquilo que eu gostava que acontecesse. ou seja, eu gostava que a argentina ganhasse, gostava q o di fosse o melhor jogador, gostava que o oscar fosse o melhor marcador e gostava que portugal ficasse na 1 fase.

argolinhas disse...

ja agora mau manda-me msg a dizer quem e o yauca para lhe poder responder sff

Publicidade

Para efeitos legais é importante explicar que o nosso site usa uma Política de Publicidade com base em interesses.