Sublinho, escrevo, reescrevo, o que vocês quiserem.
Aqui têm a minha opinião sobre o cortejo das queimas das fitas da academia Coimbrã, expressa pelos dedos de José Eduardo Ferraz, grande academista que escreve no blog pardalitos do choupal.
"O Cortejo
A Queima fez 30 anos, deste que em 1980 se reinstaurou novamente a praxe.
Ontem mais uma vez com alguns colegas e amigos fui assistir ao Cortejo. Desde 1982 que, tirando o de 1987 em que estava na Escola Prática de Cavalaria, o faço. Primeiro como Estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia depois como antigo estudante.
Meus caros tenho assistido in loco, ao degradar do desfile dos quartanistas( já nem sei se ainda se chama assim...). No entanto o que vi ontem ultrapassa todas as marcas.
Vi estudantes de capa e batina com cachecóis de clubes rivais, numa afronta e numa falta de respeito pelo que vestiam na altura, denotando uma ignorância e uma boçalidade inimagináveis para alunos de uma Universidade heptacentenária.
Vi estudantes de capa e batina a despejar uns sobre os outros todo o tipo de líquidos que estivesse mais à mão, importando "costumes e tradições" de escolas sem Tradição alguma.
Vi incrédulo, dois estudantes ( um rapaz e uma rapariga), rasgados no meio do Cortejo. Será que as nossas faculdades também já licenciam ao Domingo? Não quero acreditar...
Vi três rapazolas ( duvido que fossem estudantes), carnavalescamente trajados. Um de padre um de coelho e outro de escocês. Mas que é isto?
Vi carros em que os estudantes ao invés de desfraldarem orgulhosamente aos suas fitas, empunhavam cachecóis e bandeiras de outros clubes, que não a Associação Académica de Coimbra. Estes infelizes, para não usar um nome pior, nem se quer se aperceberam em que desfile estavam a participar.
Não pode ser.
Está na hora do Conselho de Veteranos pôr mão nestas coisas. antes que alguém meta por eles.
Há que reunir com os carros que vão desfilar e esclarecer em que é que vão participar.
É que os antigos estudantes começam a ficar fartos de verem o Cortejo ser enxovalhado todos os anos.
É tempo de dizer BASTA."
Uma vergonha!
Estudo em Barcelona e sou de Coimbra. Sempre foi o meu desejo e o meu sonho estudar em Coimbra, mas infelizmente sonhos mais altos se levantaram e não se pode ter sempre tudo. Assim, revolto-me em vir a Coimbra assistir ao Cortejo dos quartanistas e deparar-me com esta situação.
Se eu estivesse em Coimbra defenderia os ideais com que cresci. Como não estou, peço a quem leia este post e que se sinta em condições de fazer algo, para que mude o sentido em que a academia vai.
Isto não pode seguir este rumo!
VERGONHA!
Está na altura do conselho de veteranos fazer algo! E se não consegue que salte e que venha outro!
VERGONHA!
8 comentários:
Juro que tive para ser eu a fazer este post!
Vergonha e falta de respeito é pouco para descrever isto! E mais não digo
Antes de estudantes universitários, BENFIQUISTAS.
E então?
Deixem.se de merdas.
Azias.
É triste , mas infelizmente acontece...
Atenção que há uma coisa importante: acho que é falta de respeito andar de traje e cachecol, de traje e bandeira ou com o que quer que seja de outro clube. Mas não há mal nenhum em festejar a vitória de outro clube como muitos já fizeram crer. Ou a partir de agora só pode trajar quem for da académica?
E mais... aposto que esses adeptos fervorosos que defendem a Academia e a Académica não foram ver um único jogo da Associação Académica de Coimbra. Porque se querem argumentos fundamentalistas eu também o sou: a Académica dos estudantes é a da distrital e não a OAF.
Mas no global concordo com o post. Saí do cortejo para ir ver o jogo, fui a casa, mudei de roupa e vesti-me "à civil" e vim para Coimbra festejar. Acho que podiam ter feito como eu, é certo... mas também não se seja fundamentalista de mais!
[Qual é o mal da cerveja? - podem dizer que é estúpido, porque o é, mas não vejo mal nenhum nisso...]
Muito, mas muito mais grave que a comemoração episódica de um título por estudantes que tb gostam de outra equipa ( e que não festejam contra a AAC)são as degenerescências que aponto:
a) a actual aac é uma equipa profissional igualzinha a qualquer outra, que nada tem a ver com a tradição das velhas equipas. A verdadeira AAc é a secção de futebol que, por acaso, no dia do cortejo jogou a meia final da taça de AFC no Universitário, não sei se houve aqui algum indignado a ir lá apoiar a equipa, desconfio que não...
b) que dizer do rock no cortejo e nas noites do parque? Isso é tradição? Os estudantes de coimbra são obrigados a gostarem de fado? Gostarem dos Buraka é ofenderem a tradição? aposto que poucos aqui sabem quem foi o menano ou o luis goes. Mas gostam dos xutos e dos blasted mechanism. uer dizer que, tal como os estudantes que gostam do benfica, só podiam gostar do menano?
c) e a participação dos instituttos e das eses na tradição? Também devia ser vetada? É a tradição é da Universidade de Coimbra não é das ESEs nem dos Institutos...
d) finalmente: há por aqui jovens irados que parece que adoram a AAC. Porque razão não vão jogar para a secção de futebol já que defendem tanto a pureza da tradição?
Temos diagnósticos diferentes: eu acho que o fundamentalismo tradicionalista mata a AAC e fomenta o ódio e a exclusão; outros acham acham que é recuperando a «pureza» da tradição que se captam as pessoas. Continuem assim e vão ver o estádio municipal cada vez mais vazio e cada vez mais pessoas de coimbra a serem de outros clubes que não da AAC...
porque e que melhor clube do mundo esta entre aspas e maior academia do mundo nao esta?da para me explicarem isso?
Foi para fazer uma brincadeira com o benfas Argolinhas. Não tenho nada contra o Benfica como bem sabes.
Nem nada tão a favor da AAC.
Anónimo 12 de Maio de 2010 21:00:
Apoiado a 100%. Cada frase mais verdadeira que a outra.
Nada a acrescentar.
Só um reparo. Não sou nem quero ser extremista, acho que a perfeição se encontra muito bem no equilíbrio. Contudo, cada vez mais o desequilíbrio tende para o lado da perda das tradições. Por isso é que esta forma agressiva de expor este tema encostada ao exemplo Benfica é só uma chamada de atenção. Para que a poeira que tende a acumular-se nos olhos desvaneça.
"Antes de estudantes universitários, BENFIQUISTAS.":
Ok. Mas cada coisa no seu lugar. O Hitler antes de ser nazi é da raça humana. Olha mete-o lá no meio dos Judeus.
Enviar um comentário