A criança
é feita de cem
A criança tem
cem linguagens
cem mãos
cem pensamentos
cem maneiras de pensar
de brincar e de falar.
Cem, sempre cem
maneiras de ouvir
de se maravilhar
de amar
cem alegrias
para cantar e perceber
cem mundos
para descobrir
cem mundos
para inventar
cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e centenas mais)
mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
que pense sem mãos
que trabalhe sem cabeça
que ouça e não fale
que compreenda sem alegria
que ame e se admire
apenas na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
que descubra um mundo que já existe.
e de cem
roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão unidas.
Ou seja, dizem-lhe
que os cem não existem.
Mas a criança exclama:
Nem pensar. Os cem existem!
Loris Malaguzzi
Não sei ao certo o que faz com que as coisas se passem assim. O que sei é que ontem vivi uma experiência que, apesar de tão simples, me ajudou a acreditar que é possível mudar o mundo. Constatar que há mais gente como eu, que há mais casas tão perto de casa, foi algo de extraordinário.
E ler hoje a página 230 d'O Elemento de Sir Ken Robinson e descobrir este poema hoje de manhã só vem fazer com que tudo isto se complete de forma ainda mais perfeita. Sim, os cem existem. E se a nós nos roubaram noventa e nove, porque não tratamos de os recuperar enquanto podemos?
Por mim, serei criança mais uns anos. Porque, sim, o "jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, o céu e a terra, a razão e o sonho" estão unidos, porque continuo com "cem mundos para inventar, cem mundos para sonhar"...
2 comentários:
este blog esta a ser mais uma conversa entre nós dois do que outra coisa.. no entanto não deixo de vir aqui de vez em quando para ler o que (bem) escreves..
realmente enquanto vamos crescendo vamos sendo esculpidos à semelhança dos que nos rodeiam, mas acho que nós pudemos mudar isso dentro de nós. Pois, por exemplo no trabalho, cada vez mais gosto do curso que estou a tirar. Por outro lado, tento sempre ajudar as pessoas a minha volta com o que posso de forma a deixar mais uma pessoa mais feliz. Não é muito, eu sei, mas sempre é mais uma.
O ser humana tem a capacidade de ser criança para sempre, basta querer!
Na vida passamos por várias experiências que nos fazem acreditar que ser criança é a melhor coisa do mundo.
Não tenho vergonha de admitir que gosto de ser criança... Ter "cem mundos para descobrir, cem mundos para inventar, cem mundos para sonhar"! Mesmo que nos roubem noventa e nove, temos de ter a capacidade de os (re)conquistar, pois a vida é feita de conquistas e reconquistas.
Ser criança permite-nos sonhar, inventar, imaginar, criar, descobrir... Por isso, sim, podemos unir "o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho". Tal como é possível mudar o mundo, basta acreditar e lutar.
Enviar um comentário